Sempre que penso em verão fico desanimada. Já não gosto muito de calorão (só se for na piscina, né?) e nesta época sofro com dores de cabeça constantes, suor excessivo, falta de fome, sono conturbado e pressão baixa. A minha pressão já é normalmente baixa e com o calor baixa ainda mais. Se faço muito esforço debaixo do sol então, bate no pé. Não consigo nem contar nos dedos das mãos quantas vezes já parei um treino por conta da baixa de pressão. É um saco e venho lutando contra isso, então fui ler um pouquinho mais a respeito.
Em primeiro lugar, você sabe porque a pressão baixa? É por conta da dilatação dos vasos sanguíneos, que faz com que o fluxo que o sangue exerce nas paredes das artérias diminua. Aí dá sonolência, tontura, dor de cabeça e pode até levar ao desmaio.
O calor e a desidratação são causas de baixa de pressão e estão super presentes nos treinos de corrida, né? A gente sai para correr na rua ou no parque debaixo de sol (que no verão já é bem quente mesmo cedinho) ou vai para a esteira da academia que não tem ar condicionado e muitas vezes não bebe água durante o percurso. Aí seu corpo elimina muita água através do suor, a temperatura do seu corpo sobe… e a pressão desce. Ó vida, ó azar.
Então aqui fica a primeira dica de ouro: tome muita água. Beba bastante água durante o dia, antes e depois da corrida caso você não goste de beber durante a corrida. Água já é super importante para todo mundo durante o Verão, para quem tem pressão baixar é mais importante ainda. Mesmo em dias em que você não for correr, não se esqueça de ter sua garrafinha d’água por perto sempre. Se você ficar desidratada os sintomas podem ser ainda mais desagradáveis.
Evitar usar roupas quentes (bota essas pernas de fora, mulher!), ambientes fechados ou muito cheios e uma dieta muito restritiva também ajuda muito. Nada de pular refeições em prol dos possíveis quilos a mais que você vai perder. Se você quer se exercitar, é importantíssimo comer direito. Ficar sem comer leva à baixa da glicose, que também pode baixar a pressão.
Se exercitar regularmente é outra regra de ouro. Com o tempo, seus vasos sanguíneos e a musculatura ficam tonificados e mais resistentes à quedas súbitas de pressão. Bota esse corpo para trabalhar, ele agradece. 😉
Se você seguiu todas essas dicas e ainda assim sentiu a pressão cair, pare, vá para a sombra e tome MUITA água. Ela vai ajudar no resfriamento do seu corpo e na compressão dos vasos sanguíneos, fazendo com que a pressão suba novamente. Não tenha vergonha em parar o treino ou a corrida no meio para se recuperar. É muito melhor terminar tudo estando bem, mesmo tendo feito uma pausa, do que desmaiar antes de chegar ao fim, né?
Agora simbora correr porque nem a pressão baixa pode parar a gente! 😉
Sofro com isso. Nos dias mais quentes a minha pior inimiga é a bendita pressão. TODA vez que levanto da cadeira, cama, etc eu fico tonta, vejo tudo preto… é terrível.
É terrível, né Miche? Sofro. 🙁
Minha pressão é muito baixa também 🙁
Daí a cardiologista disse que quando estiver muito quente e o ar seco é para tomar água de côco ou isotônicos que melhora 🙂