Dicas

Como escolher uma mochila de hidratação

Olá mulherada! 🙂

No ano passado enquanto treinava para a minha primeira meia maratona, por ter muitos longos para cumprir nos treinos, senti muita vontade de treinar em lugares diferentes, pra dar uma variada na paisagem e ganhar motivação. 🙂 Onde eu treinava tinha diversos bebedouros, o que facilitava a hidratação, então a primeira coisa que pensei foi nas minhas opções para correr em lugares sem essa facilidade. Eu poderia correr segurando um squeeze, correr com um cinto de hidratação ou usar uma mochila de hidratação.

A primeira tentativa foi com um squeeze, carreguei 500ml numa das mãos e quando cansava de carregar em uma, passava pra outra. Depois que a água acabava, achava chato ficar segurando o squeeze vazio (ô vontade de jogar na primeira lata de lixo do caminho, rs, mas haja squeeze) e quando queria pegar o celular ou o gel, era ruim correr com o squeeze debaixo do braço. A solução não me agradou para treinos acima de 12k, então parti pro cinto de hidratação.

Fui em uma loja esportiva e escolhi um, no dia seguinte já fui testar num treino de estabilidade, porque queria ver se dava certo e no final de semana já poder escolher outro lugar pra treinar. Que decepção! O cinto sacudia demais (e tentei todos os ajustes possíveis), diversas vezes a garrafinha caia no chão e eu tinha que retornar… fiquei tão decepcionada com o cinto, que terminei meus treinos correndo sempre no mesmo lugar e nem testei uma mochila de hidratação. Não queria jogar mais dinheiro no lixo. 🙁

Este ano retomando os treinos decidi que ia comprar uma mochilinha de hidratação, sempre quando corria em lugares diferentes (em treinos menores) via muita gente usando e pensei… porque não? Fui novamente numa loja esportiva e encontrei alguns modelos, dai surgiu um monte de dúvidas para escolher uma. E neste post tento respondê-las pra te ajudar a escolher uma mochila de hidratação também! 😉

mochila-hidratacao
Diversos modelos, diversas marcas. O segredo para achar a ideal é saber o que você quer, qual distância irá percorrer (e em qual tipo de atividade) e experimentar! 😉

Quando você utilizará a mochila?

A primeira coisa que você precisa saber é para qual atividade você usará a mochila… será apenas para os longos na corrida? Você faz corrida apenas no asfalto ou faz também na montanha? Usará na bike? Dependendo da sua resposta, você terá modelos que serão perfeitos para cada atividade, explico mais abaixo as diferenças.

Compartimento de água

A primeira coisa a se observar é o tamanho do compartimento de água. Se você treina no asfalto ou fará trilhas curtas, 1,5 a 2 litros serão suficientes. Se você fará trail running médio ou longo é melhor pegar uma mochila com compartimento maior (3 a 4 litros) e dependendo do tipo de prova que você fará, é legal pensar em levar dois tipos de líquidos (água e isotônico, por exemplo) e ai serão necessários além do compartimento para água, que você também tenha a opção de carregar squeezes na mochila. Há alguns modelos que você pode adicionar dois squeezes nas alças para balancear o peso (item muito importante para você não sofrer com o peso da mochila enquanto corre). Quem vai pedalar, não precisa de uma mochila com suporte para o squeeze, se quiser transportar mais de um líquido é só colocar na própria bike. Há ainda alguns poucos modelos com um mesmo reservatório dividido e você pode adicionar líquidos diferentes.

Além disso, você também deve pensar se precisará encher o reservatório durante a corrida e prestar atenção se é fácil fazer isso. Os reservatórios em que a boca é grande são mais práticos do que outros. 😉

Mangueira

Há mochilas que a mangueira só fica de um lado e outras que você pode escolher qual lado quer deixar. A com opção livre é melhor. Outra coisa que você deve ficar atento é se na alça há alguma forma de prender a mangueira e se é fácil prender e soltar.

Ventilação e Conservação

A mochila deve ficar próxima ao corpo, mas deve ter uma passagem de ar para que ela não esquente suas costas. O tecido da mochila é importante também para isso, ele deve ser em um tecido impermeável e térmico. Assim você não correrá com água gelando as suas costas e a água permanecerá geladinha até o final do treino ou da prova.

Bolsos

Se você corre no asfalto precisará de poucos bolsos. Um para guardar o documento, o celular e a chave do carro, e outro maior para algo que queira levar ou guardar, no caso de você sair de casa no maior frio e seu longo terminar com o sol forte. O gel você pode colocar na mochila em um bolso fácil, ou escolher uma mochila que tenha bolso na alça, o que facilita (e muito) o acesso ao gel ou ao celular.

Se você correr numa trilha, deve pensar em quais provas usará e ver o que é obrigatório levar (pode ser apito, manta térmica, blusa corta-vento, alimentos, copo, etc), além disso, você talvez queira levar outras coisas. Se você não quer uma mochila enorme, lembre-se sempre que essas mochilas costumam ter uma redinha por fora que possibilita colocar itens grandes sem precisar do espaço interno da mochila. 😉

Se você for pedalar, a quantidade de bolsos depende das ferramentas e acessórios seus e da bike (como bomba de ar e câmara de ar de reserva) que você talvez vá precisar ao longo da pedalada. 😉

Ajustes

Quanto mais ajustes melhor, é claro! Você poder arrumar o tamanho da alça, poder prender a mochila bem ao corpo, ajuda no conforto durante a corrida. Quanto mais próxima do corpo e mais balanceado o peso, melhor o conforto. Antes de comprar a sua, coloque nas costas e corra um pouco com ela, faça os ajustes antes de comprar, se ela já estiver te incomodando sem a água… com água ficará pior. 😉 Mulheres se dão melhor com mochilas que tem alças curvas.

Dicas

  • Mantenha o reservatório sempre no freezer com um pouco de água. Assim quando você for correr é só adicionar mais água e terá água geladinha por todo o percurso. 😉
  • Uma mochila errada pode acabar deixando a corrida super desconfortável, por conta de dores nas costas. Então, escolha a sua com calma.
  • Na hora que terminar de tomar a água, sopre a mangueira, para que a água não tomada volte pro compartimento e fique gelada. Assim evita de você na próxima vez que for tomar, pegar água quente no começo.

Boa corrida! 😉 Depois venho fazer resenha do modelo que escolhi (um dos que estão na foto acima). 😉

Mari Frioli
A Mari é maratonista e adora um desafio! Atualmente está voltando aos treinos após o nascimento da sua filha Fernanda. ;)

5 Comentários

Deixe um comentário