Carol Buffara é adepta da corrida estacionária com elástico de tração (Reprodução/YouTube)
Você já ouviu falar em corrida estacionária? Pois é, o nome é esquisito, mas nada mais é do um exercício que simula uma corrida sem sair do lugar.
É uma boa opção para quem não tem como ir para um parque ou academia, ou prefere treinar no conforto do lar. 😉 E você pode fazer com ou sem o auxílio de um elástico de tração (superband), fica a seu critério. Mas é claro que com o elástico a resistência é maior, o que aumenta a dificuldade.
Sem elástico:
Com as pernas paralelas e os braços flexionados ao lado do corpo, comece a “correr” elevando os calcanhares até chegar bem próximo do bumbum.
O nível de esforço varia conforme a velocidade do exercício e a altura que você levantar os calcanhares. Aumente o ritmo aos poucos.
Com elástico:
Prenda o elástico em um ponto fixo (pode ser uma árvore ou um corrimão bem firme) e encaixe a faixa na cintura, na altura do quadril. Estique o elástico, de modo que ele fique sempre sob tensão, e comece a correr no lugar. Veja mais detalhes no vídeo abaixo:
O tempo do exercício pode variar conforme seu condicionamento, mas como referência você pode fazer uma série de quatro tiros de 20 a 40 segundos cada, com descanso de 20 segundos entre eles.
Para aumentar a intensidade, você pode usar um elástico com mais resistência, ou aumentar a distância até onde ele é esticado. Você também pode intensificar o movimento inclinando o tronco um pouco à frente e elevando os joelhos.
Outras opções de equipamento:
Para diminuir o impacto, você pode correr sobre uma prancha de corrida estacionária. É uma placa de madeira com EVA que cria uma superfície macia e aderente e ajuda a amortecer as pisadas. Você também pode fazer o exercício sobre um mini trampolim.
Fique atenta!
Esse exercício pode fazer sua frequência cardíaca subir rapidinho. Conheça seu limite! Evite também parar bruscamente; vá desacelerando.
Além de trabalhar os membros inferiores, a corrida estacionária ajuda a melhorar o fôlego e a coordenação. Que tal experimentar? Depois conta pra gente o que você achou!
* com informações da revista Boa Forma
Super interessante, vou experimentar !!!