Espero, sinceramente, que vocês gostem de histórias de grávidas e assuntos relacionados ao tema. A Bia da Mari está para nascer, mas o posts sobre gravidez não estão nada perto de chegar ao fim. Isso porque gravidez “pega” (brincadeira, gente!) e a Tia Jú aqui é a nova grávida do pedaço. Essa é minha 2ª gestação e como cada gravidez é de um jeito, achei válido compartilhar com vocês como foi esse 1º trimestre.
Descobri que estava grávida meio no “susto”. Sim, eu estava planejando engravidar, mas foi tão rápido, mas tão rápido que levei bastante tempo para entender que estava realmente rolando comigo de novo. Estava em uma pegada bacana e regular de treinos, participando de várias provas e finalmente conseguindo baixar meu tempo. Estava tão focada que tinha até esquecido que minha menstruação tinha atrasado, lembrei porque maridôncio falou que sonhou que eu estava grávida e não contava pra ele. Nesse momento lembrei do atraso e que tinha que fazer um teste de farmácia para tirar a dúvida o quanto antes. Fiz o teste escondido do marido e em 2 segundos apareceu a segunda listrinha.
Na minha primeira gestação, com exceção do 1º trimestre, malhei durante toda a gravidez. Dessa vez, aproveitei o pique que estava de treinos, marquei médico rapidinho crente que ele me deixaria continuar treinando djá. Tive que ouvir do médico: calma! Primeiro faremos o US e depois veremos se te libero. 15 dias depois da 1ª consulta, US feito, tudo certo com o bebê, conversa daqui, conversa dali, explica pro médico que não adianta me mandar fazer hidro que não vai rolar e consegue o aval para voltar aos treinos. Vocês acham que voltei a treinar? Que nada! Um mal estar tomou conta de mim, cansaço sem fim, fome sem fim, sono sem fim, meu sobrenome era mal humor. O que eu fiz? Descansei quando podia descansar, comi quando sentia fome, dormi o máximo que deu e não treinei. Pra completar o quadro de desânimo: um sangramento no início do 3º mês e cólicas. Corre pro pronto-socorro, tudo bem com o bebê, o médico prescreve um medicamento para diminuírem as cólicas e contrações, mas não recomenda repouso. Sigo com a minha vida normal, mas acho melhor não treinar. Não faz muito sentido tomar remédio para não ter contração e abusar, então só fiz o que tinha que fazer e descansei…descansei…
O tempo da medicação acabou, não tive mais sangramento, as cólicas passaram, mas o mal estar e cansaço não. Então continuei descansando quando podia e nada de treinar. Por vezes morri de peso na consciência, me senti uma meleca de mulher, repetia como um mantra que estava grávida e não doente, mas simplesmente não tinha vontade de fazer nada. Para ser bem sincera, eu mal tinha vontade de falar. Estava me sentindo uma doente, como se estivesse com gripe.
Depois de quase 30 dias nesse poço de mal humor, mal estar, cansaço e indisposição sem fim. Resolvi tomar uma atitude, aperta a grana daqui, aperta dali e procurei minha nutricionista. Contei tudo o que estava acontecendo e ela me deu algumas explicações:
- Contou que o ácido fólico costuma dar enjôo (mas temos que tomar);
- Cortou o glúten da minha dieta e explicou que o glúten dá bastante indisposição;
- Colocou 2 lanches entre as refeições principais;
- Proibiu toda e qualquer ingestão de produtos diet e light por causa do adoçante;
- Prescreveu um suplemento vitamínico, DHA e probiótico, esse último a fim de diminuir as chances de termos outro nenê com Dermatite Atópica e pediu para o meu GO prescrever um monte de exames de sangue que ela precisa dar uma olhada.
A nutri montou uma dieta tão linda e bacana que depois de 1 semana eu não tinha mais picos de fome, desejos enlouquecedores por doce e o humor e disposição melhoraram bastante. Já notei que se não sigo a dieta à risca no fim de semana, na segunda fico péssima, super indisposta.
Retomei as caminhadas diárias de volta para casa (nem isso estava fazendo, esperava o maridôncio sair do trabalho para me dar carona) e o próximo passo é a musculação e uns trotes. Espero retomar a rotina diárias de exercícios o mais rápido possível, porque além de fazerem bem ao corpo, fazem bem ao bebê e à mente. Porém, não podemos esquecer que temos que respeitar os sinais que o nosso corpo dá.
Quem aqui praticou atividade física durante a gravidez? Diz aí, como foi?
Aehhh dona Ju….parabéns….mais corredores (as) para as corridas do futuro….rsss…..do que precisar…pode contar comigo….bjs e muita saúde e felicidade…..
Que legal!! Parabéns!! 🙂
Juuuu, safada!!!
Não sabia que vc estava grávida, mas desconfiava de algo quando vc desacelerou de propósito. Até comentei com o ermão, tipo 6º sentido de amiga. hahahahah
Mas vc foi doida por ter ido naquela corrida fria e chuvosa, hein?
Adorei o post! <3
Continue compartilhando com a gente, assim já estarei ligada quando chegar a minha vez. 😛
Quem sabe em um futuro (não tão) próximo vc não ganha um (a) sobrinho (a) japa? 😛
Beijoooos
AMEI como sempre! Vou adorar ler cada detalhe dessa sua vida corrida aqui! <3
Olá! Sigo vcs há um tempo, mas nunca comentei. Estou entrando no 8º mês de gestação e foi bem frustrante ter que parar a corrida. Estava correndo havia 7 meses e estava me preparando para a minha primeira prova de 10km. Parei tudo. Tb ficava indisposta, cansada e tinha muitas cólicas. Engordei muito nesse comecinho, mas lá pro 5° mês voltei a fazer sapateado, pois faço há 20 anos, Pilates e deep running. Uma viagem de 20 dias mais um repouso forçado de mais um mês atrapalharam a rotina de exercícios e estou retomando agora, quase sem fôlego, mas me esforçando pra ir pelo menos 3 a 4 vezes por semana. É difícil, viu? Morro de vontade de voltar a correr, mas não tive coragem durante a gravidez por ser um exercício meio novo na minha vida. Não consigo controlar a FC ainda como no sapateado ou no deep running, então ficou para depois. Estou contando os dias até o bebê nascer, a quarentena acabar e eu calçar novamente os tênis. Enquanto isso, acompanho as aventuras de vcs. Parabéns pela gravidez!!!
Ju espero que a partir de agora as coisas só melhorem e vc tenha bastante animo pra ter uma gravidez bem saudável e linda… Estou aqui na torcida viu!!! <3
Olá meninas, hj é a primeira vez que vejo o blog, por indicação de uma amiga! Estou correndo a um ano e meio, ja participei de duas meias e hj tive a confirmação de que estou grávida!!! Estou muito feliz, pq meu filho já tem 9 anos e já estavamos pensando em mais um filho! E hj antes de fazer o exame no laboratorio, fiz um treininho de 5km pq teremos uma prova aqui na minha cidade sábado! Estou muito na duvida, pq a parentada toda (mãe, sogra, irmas e cunhadas) me mandaram parar de correr, mas eu me sinto bem, sei que só o medico pode me dizer, mas nem dores no pe da barriga eu senti, não estou cansada, mas sinto um soninho depois do almoço e uma fominha fora do normal, visto que já tenho um cardapio montado por uma nutricionista, pq como fiz duas meias e tava treinando bem, eu emagreci demais! Bom,,,acho que ja escrevi um livro…hahahaha bju meninas vou acompanhar os post sobre a gestação e os treinos!!!!