O Carnaval passou e já no dia seguinte todas as lojas estavam com aqueles corredores lindos e apaixonantes cheios de ovos de chocolate pendurados. Não sei você, mas eu fico encantada e querendo um de cada. #vaigordinha
Por mais que você seja super regrada com a sua dieta (ou não, como eu) é praticamente impossível passar por essa época do ano sem se render à essa delícia. E aí vem a culpa: será que aquele pedaço de Kinder Ovão que você roubou do sobrinho vai fazer você diminuir o pace no dia seguinte? Valeu a pena comer aquele ovo de Nhá Benta e estar algumas gramas mais gordinha no dia seguinte? Sim, minha amiga, VALEU. E vem comigo que vou te contar o porquê.
O chocolate possui minerais e você que corre pode se beneficiar com isso. Magnésio, ferro, cobre e manganês ajudam a prevenir contrações musculares e a transportar energia pelo corpo.
Segundo o pessoal da Associação Americana da Ciência Avançada de São Francisco nós podemos tirar proveito ingerindo um pedaço pequeno (de 25 a 30g) mais ou menos uma hora antes do treino. Algumas substâncias do chocolate impedem a oxidação das células que causam a fadiga muscular provocado pelo estresse que o organismo sofre durante a corrida. Há também estudos da Universidade do Texas que dizem que tomar chocolate com leite desnatado no pós treino ajuda a ganhar músculos e a melhorar o desempenho.
Caso você prefira ingerir o chocolate em pedaços mesmo, escolha os meio amargos ou amargos. Nestes tipos de chocolate há mais cacau, que ajuda a repor os estoques de glicogênio do corpo. Por este motivo há provas mais longas que oferecem chocolate aos participantes nos postos de reposição energética. Uma das prova em que o chocolate já é tradicional no posto é a Maratona da Disney.
Viu quanto benefício você pode tirar dessa delícia? Mas não esqueça: tudo com moderação. Coma pequenas porções porque o treco é gostoso mas bastante gorduroso.
Oh que linda Carol, estava precisando dessa certeza na minha rotina. Rsrs