Olá, pessoal!
Esse é meu primeiro post por aqui e estou muito feliz em começar escrevendo um pouco sobre a minha experiência com reeducação alimentar.
Aliar exercícios, no nosso caso aqui no blog, corrida com alimentação saudável, posso dizer que é algo automático. Mesmo para quem estiver começando, vai perceber que com o tempo, aliar essas duas forças, vai ser uma parceria de sucesso!
Eu achava que reeducação alimentar era um tipo de dieta, fazer restrições malucas, emagrecer e parar de fazer a tal dieta da vez.
E não, não é nada disso!
Procurei a reeducação alimentar através de indicação de colegas do trabalho, uma turma que estava bem acima do peso e com problemas de saúde, acompanhei de perto a evolução deles e fiquei impressionada não só com a perda de peso mas, muito com a mudança de atitude deles. Vi que passaram a trazer, lanchinhos, frutas, sucos para o ambiente de trabalho e sempre estavam comendo algo…
Fui na minha primeira consulta à nutricionista, estranhei, desconfiei… Comer 6 vezes por dia vai me fazer emagrecer mesmo? Primeira resposta: Sim, porque se comermos pequenas porções a cada 3 horas, manteremos nosso metabolismo acelerado e isso faz com que perdemos peso de uma maneira saudável.
Preparei algumas perguntas e respostas para quem está começando e quer saber um pouco mais sobre o assunto:
1) Como foi o começo da reeducação alimentar? Foi difícil, não vou negar. Ter que anotar tudo que come e pensar no que comeu antes e comerá depois, no início foi bem complicado. Mas, como o passar do tempo e com os resultados obtidos, tudo começa a fazer sentido e valer a pena.
2) O que foi mais difícil? Quase respondi isso na pergunta anterior mas, o mais difícil mesmo foi deixar de comer algumas coisas que não contribuem em nada para a perda de peso, como por exemplo, refrigerante. Hoje nem tomo refrigerante, a não ser que vá em algum lugar que não tenha outra opção mas, caso contrário, não sinto nem falta.
3) O que fazia quando ultrapassava a quantidade de carboidratos ou gorduras no mesmo dia? Tendo o acompanhamento de um nutricionista, ele irá preparar uma planilha ou algo similar para ajudá-lo com seus objetivos e com isso, ele distribuirá a quantidade de gordura (lipídio), carboidrato e proteínas diárias. Quando ultrapassava essa quantidade, no começo eu recorria ao nutricionista e tirava as dúvidas. Com o passar do tempo, me senti mais confiante e eu mesma sabia aplicar a lei da compensação. Por exemplo: Se ultrapassava a quantidade de pães no café da manhã, sabia que na próxima refeição, teria que tirar uma porção de carboidrato, ou seja, tirar o arroz, por exemplo.
4) O que valeu a pena? Hoje presto muito mais atenção nos alimentos que consumo mas, faço isso com naturalidade, sem sacrifícios. Na época, perdi 8 kg em 6/7 meses. Mantenho o mesmo peso por mais de 4 anos. Como de tudo, faço as compensações quando necessário e consigo manter o peso que me sinto feliz!
Se você estiver começando ou já fez reeducação alimentar, conta pra gente sua experiência. 😉
Fazendo Vigilantes eu meio que comecei essa reeducação alimentar. Agora, acompanhando vocês que estão fazendo direitinho, quero ir à nutricionista. Já marquei o endocrinologista pra ele me encaminhar pra ela. 🙂
Faz uma diferença e tanto ir ao nutricionista porque eles sabem, por exemplo, qual marca é melhor e tem mais qualidade, menos calorias, etc… Você vai curtir!
Também está nos meus planos voltar a fazer RA… Qualquer mudança na minha rotina já me deixa toda atrapalhada, então acredito que a ajuda da nutricionista é fundamental, especialmente no começo, quando ainda não estamos tão confiantes
É isso ai, Ju! Quando a gente ainda não tem todo o conhecimento do que ajuda a emagrecer ou acelerar o metabolismo e ainda estamos viciados com os maus hábitos, é normal ficarmos atrapalhados mesmo.
Tendo o acompanhamento e orientações de um profissional, fica mais.
Ano retrasado passei na endocrino e nutricionista e fiz a RA direitinho. Eliminei 20 kg e mantive até final do ano passado. Isso comendo religiosamente de 3 em 3 horas e sem remédio pra emagrecer. Só tomava Glifage (metformina) por causa da gordura no fígado e meu remédio de sempre pra hipotireoidismo.
O problema é que minha nutricionista se mudou de estado e junto com o stress que andava passando na época, chutei o balde e engordei 7 kg.
Semana passada voltei pra RA e pretendo passar na nutricionista e na endocrino de novo pq assim consigo me manter direitinho 😉
O que mais gostei do seu comentários foi: perdeu 20kg e sem remédio! Isso é incrível. 😉
RA é o que há! Sempre fui gordinha, sempre apelei pras super dietas e pros remédios. Em 2011 comecei RA por conta, emagreci devagar, mas foram 19Kgs e muitas roupas pra doação. Quando vc começa a se alimentar de maneira saudável sente que é beneficiada em tudo, fica mais bem disposta, o humor melhora, a pele o cabelo…tudo! Sem contar que seu corpo acostuma a receber só alimentos bons que quando você dá uma jacada passa mal na hora…De Janeiro pra cá dei uma relaxada, por conta de tantas mudanças e acabei engordando uns 4kg, mas quero voltar com tudo com a RA e AF, eliminar esses 4 e mais 6, pra ficar bonitona….Sei que manter é uma das tarefas mais difíceis, então essa é uma mudança pra vida toda e não só até eliminar os kgs que quer!
Bru, dei risada com o seu terno “jacada”… kkk Mas, é isso mesmo! O oraganismo estranha quando a gente exagera na dose, por exemplo, de gordura/fritura quando estamos dentro de uma RA.
Adorei seu post, tem muita gente que confunde regime, dieta e reeducação alimentar, três coisas completamente diferentes.
Faço reeducação alimentar há 7 anos, digo que sempre tô fazendo a reeducação da reeducação, pois como comecei sozinha fui cortando e melhorando aos poucos o que comia e claro que tive muitos deslizes nestes anos, mas percebo que a cada vez que retomo eu melhoro cada vez mais minha alimentação.
Somente agora com a corrida senti a necessidade de uma nutricionista, e agora tô seguindo as mudanças que ela pediu. 😉 Comecei segunda, mas já tô gostando. Minha meta é emagrecer mais uns quilinhos, claro, mas é também continuar com a saúde ótima, afinal, logo quero mais um bebê. 😀
Mas a segunda gravidez vai ser o oposto da primeira, na gravidez do Dudu estava 14 quilos acima do peso e engordei quase 25 quilos! Hoje já emagreci os quase 25 quilos e ainda eliminei mais 5, falta agora só 9 que eu estava gordinha por conta da faculdade. A soma de “RA + corrida” são minhas grandes aliadas para atingir este objetivo até julho! 😀 Tô determinada!
Posso confirmar por experiência própria que aliando a corrida + RA, vc vai eliminar rapidinho o que falta.
Posso confirmar por experiência própria que aliando a corrida + RA, vc vai eliminar rapidinho o que falta.
Primeiro, gostaria de parabenizar pela iniciativa do blog! A-DO-REI…ontem mesmo, ao fazer minha caminhada de todo dia, fiquei pensando comigo mesma que agora quero arriscar na corrida…qual não foi minha surpresa ao acessar o 2Beauty e achar o link de vocês!!!! Já salvei aqui nos meus favoritos para eu acessar diariamente…Bom, quanto ao post, tenho muuuitas a coisa a “dizer” (escrever), mas vou tentar ser sucinta: tenho 29 anos, 1,56m de altura e pesava (isso mesmo, passado) 72kg…sou advogada e, além de ter minhas causas particulares, advogo para uma empresa aqui na cidade e estudo para concursos…minha rotina é meio estressante e me deixava extremamente ansiosa…então eu descontava tudo em…….isso mesmo, COMIDA! Tipo assim, eu comia mesmo…de tudo e muito!! (Não me contentava com 01 hamburguer, eu queria 03 hamburgueres; não me sentia feliz com 10 sushis, eu comia 30 sushis; não me satisfazia com uma latinha diária de Kuat, eu chegava a consumir diariamente 1,5l de Kuat). E o exagero no hamburguer e no sushi (sem contar a pizza) se dava tipo umas 3 a 4 vezes por semana!! Criei vergonha na cara e no dia 06 de março de 2013 procurei uma endocrino que me disse que eu devo perder 12kg e me encaminhou para a nutricionista para seguir essa tal de R.A…no início foi difícil pois tive que me acostumar a comer frutas e saladas que, para mim, eram uma tortura…mas, com muita força de vontade e apoio da família e amigos, estou conseguindo alcançar meus objetivos…já perdi 5kg! Estou comendo de 3 em 3h, tudo direitinho, levo meus lanches pra onde vou, faço minhas caminhadas TODOS os dias (antes eram apenas 30 minutinhos, hoje já caminho por 1h), pulo corda, faço abdominais, elejo a escada ao invés do elevador…enfim, pequenos hábitos, grandes mudanças…e com o blog de vcs estou me sentindo muito mais ENCORAJADA a correr!!! Deve ter sido um sinal divino..hehe…Por hoje é só; espero não ter me alongado por aqui…grande abraço a TODAS!!! Bjo 🙂
Oi Livia, super legal compartilhar sua história conosco! Aqui nós também temos vários propósitos além da corrida, emagrecer, melhorar a alimentação e etc. E é muito bom poder compartilhar informações, assim, uma ajuda a outra, não é mesmo?
Espero que possamos servir de inspiração para você iniciar a correr! E por favor, venha contar seus progressos, compartilhe conosco, nos motiva também. 🙂
Beijo!
Li
Eu de novo!! 🙂 É que me esqueci de dizer que larguei o refrigerante no dia 02 de março de 2012…hoje já são 1 ano 1 mês e 23 dias sem tomar refrigerante…e não me faz falta nenhuma!!!
Livia,
Parabéns por sua determinação e foco! Continue assim, está no caminho certo.
Beijo.
Comecei uma RA no fim de 2012, pouco antes de descobrir que estava grávida. Ela foi a responsável por eu ter engordado apenas 10 kg durante toda a minha gestação.
Oi, meninas!!!!
Parabéns pelo site! Estou muito empolgada a começar a correr. Já fiz os exames e estou liberada mas decidi primeiro caminhar… Não tenho problema de peso mas sempre sonhei em correr como via sempre nos filmes…rsrsrsrs Coisa de cinéfila 😉
Este blog tem me incentivado muuuuuuuito. Totalmente agradecida!
Beijo e Boas Corridas para todas nós!
Oi Lilly!
Que legal que estamos te inspirando, essa é uma das funções do blog!
Comece no seu ritmo mesmo e aos pouco mude o treino, assim que é bacana. A cada treino um desafio novo. 😉
Meninas, acho tão importante a RA!!!
Eu fui ganhando peso nos últimos anos e não percebia, sabe? Até porque era uma gorda de baixo peso (palavras de um médico… ).
Depois que resolvi que era muito nova pra estar acima do peso e não gostando de mim mesma no espelho, minha vida mudou.
Foi aí que procurei a RA, personal, corrida… E acho que tudo é uma somatória para vc ter foco. Um te ajuda a fazer direito o outro.
Fico passada com quem se entope de remédios pra emagrecer ou vai em clínicas de estética e acho que só esses tratamentos vai resolver a vida.
Pra mim, a RA não foi só uma questão de eliminar peso para me sentir bem esteticamente, mas sim eliminar peso para me sentir saudável.
E é isso que eu busco! 🙂
Adoro o blog de vcs!! Super me identifico com os posts!!
Beijos!
Oi Letícia!
Fico feliz em saber que está gostando do blog!
A RA mudou minha vida também…
Beijos.
Oi Ju Sena, quando eu era mais nova, por cerca de 12/13 anos, eu era muito gordinha. Passei a trincar meus dedinhos do pé a me machucar com frequência por causa do peso. Dai tive que entrar na linha e me reeducar, foi muito difícil, tive que abrir mão de muita coisa que todas criança Ama, refrigerantes, batata frita e bolacha recheada por exemplo, foram 10 kilos em aproximadamente um ano. Aliei com uma academia barata que meu vô pagava pra mim na época, rs e perdi bastante barriga. Ainda não alcancei a tão sonhada barriga chapada =(… Voltei a tomar refrigerante e hoje tento ao máximo não sair da linha porque engordo com muita facilidade. Mas chegarei lá, Gabriela Pugliesi e Penélope Nova que me aguardem =P… (brinks). rs
Adorei esse post =)
Obrigada, Anni! Nunca mais largar o RA na minha vida. Hoje faço por conta mas, aprendi muito durante as consultas com a nutricionista na época. Investimento que vale muito a pena!
Eu pratico a RA ou alimentação saudável há mais de 20 anos. Comecei quando o médico me pediu pra emagrecer 6 kg. Nesses anos engordei apenas 8 kg por conta da idade. Estou dentro do IMC saudável e estudei muito macrobiótica, fui vegetariana por 1,8 meses e engordei os últimos 6 kg dos 8 que falei aí em cima. Voltei pra carne. Eu não tomo refri desde que engravidei há muuuiiito tempo atrás. Só sucos naturais, de preferência da fruta feito na hora. Alimento refogado apenas no azeite de oliva extra virgem, raras frituras no óleo de girassol usados apenas uma vez e jogados fora, enfim, procuro manter minha saúde ótima. Resultado: pareço 11 anos mais nova.
Felicidades à todas e muita força de vontade!
11 anos mais nova!!! Que maravilha, foi o melhor incentivo que li até agora! Valeu pelo comentário.
Beijos,
Ju Sena
Eu fazia corrida e realmente é um ótimo esporte;na época em que eu praticava emagreci nos lugares certos e tinha um pique invejável já que eu passei dos 40 anos a algum tempo,infelizmente a um ano e meio mais ou menos lesionei o joelho(condromalácia patelar),estou impossibilitada de correr,confesso que isto me abateu muito e em função do uso de muitos medicamentos acabei engordando 15 kg,espero conseguir emagrecer com a RA,estou tentando me motivar para conseguir um bom resultado.
Olá Juliana!Passei por uma depressão onde passei de 52kg para65kg.Sinto falta das roupas tam.38 ou 40;mas sinto mais falta ainda da auto estima que se foi.Mas gostei dos depoimentos e também de sua atitude em incentivar mulheres que ,como eu,precisam acordar para a linda vida que nos espera.Por tudo isso minha prioridade para a primeira semana de janeiro de 2014 será minha saúde emocional e física restauradas.Que este novo ano traga lindas vitórias para todas nós!!!!
Olá Juliana! Gostei muito do seu Blog, pretendo voltar mais vezes, também estou em uma luta com a balança, começei a fazer reeducação alimentar por conta a um mês e já emagreci alguns kilos, preciso eliminar 30 kilos ta demorando pra perder mais desta vez não vou desistir pois aprendi com tantas dietas fracassadas que o segredo é a persistência e foco! Obrigada e sucesso pra todas nós! o/
Ola eu comecei minha RA agora porem ja tinha tentado outras vezes sem sucesso mais agora vou conseguir queria saber de vcs se alguma ai presisou fazer cirurgia pra retirada de pele ou nao tenho muoto medo de ficar muito pelancuda quero começar a fazer caminhada pelomenos 30 minutos presiso elininar 20kg
olá ,comecei minha RA por conta própria a vinte dias ,ja eliminei 5,5kl.tirei refrigerante,cerveja,carne vermelha,frituras, doces, todos derivados de leite e doces.A primeira semana foi muito dificil, porém agora ja me habituei,a unica coisa que venho sentindo é um mau humor horroroso que as vezes nem eu me suporto.
Olá Juliana, estou começando a me informar sobre RA já que quero começar 2015 me disciplinando pra poder perder (e manter bom peso) sem remédio, sacrifício ou qualquer outra loucura. Tenho gordura localizada no abdome e quero me livrar dela. Já faço hidroginástica mas me parece pouco. Vou procurar nutricionista mas por enquanto estou me informando com quem já está na RA. estou anotando as refeições e trocando lanches calóricos por frutas. Principalmente a noite. Um bjo enorme e obrigada pelo incentivo.
Minha consulta com a nutricionista esta marcada para o dia 09 de janeiro, vou começar uma RA, pois ja tentei diversas dietas “malucas” e remédios. Nada deu certo, então conto com o apoio de vocês para minha conquista de eliminar 9 quilos e manter o peso para toda minha vida. Tenho 27 anos, 1,71 e meu peso atual é 79 quilos. Conto com vocês!!!!!
Oi Juliana, tudo bem? Quando você começou a reeducação, aderiu também a exercícios? Em quanto tempo você já viu resultado? Estou ansiosa pra completar 1 mês e ver quanto consegui diminuir sem refrigerante, sem doces, frituras e com exercicios (caminhada e corrida).
Bjo e obrigada pelas dicas!
Olá meninas tenho 20 anos, sempre fui “saudável” porém na semana retrasada comecei a apresentar problemas de saúde, muita febre entre outros sintomas, procurei um médico e fiquei de fazer os exames. Hoje sentei à frente do computador decidida a iniciar novos hábitos e li muitooooos rs comentários aqui A.M.E.I, a vantagem é que amo legumes e verduras e que quase nunca bebo refrigerante, não fumo e não consumo bebida alcoólica. Mais o problema maior é meu marido que não gosta de muita coisa e é muito complicado quando alguém não tem gosto parecido com o seu, o que cozinhar? Como cozinhar? Quantas panelas utilizarei? Minha vida é corrida, estudo das 8:00 às 11:15 mais já fico na faculdade porque trabalho até as 22:00 horas e no sábado até as 11:00 hrs. Me deêm dicas de como conciliar.
Oi, eu não faço a R.A., mas tenho muito interesse e tenho pesquisado a respeito. Eu tenho transtorno bipolar e minha medicação aliada com uma vida sedentária e uma alimentação péssima, me deram 50k a mais ao meu peso. Além da estética, estou tendo problemas de saúde: hipotireoidismo, colesterol e triglicérides elevado. Eu sei o que preciso fazer, mas não consigo ter aquele incentivo. Eu quero ter meus órgãos trabalhando ao meu favor, sabe? Me sinto mal por não ter essa força de vontade que vocês têm.
Comecei fazer reeducação
Alimentar
Já três semanas demora ver resultados?
Por Quanto tempo eu começo ver resultado?
Estou começando a fazer RA, e muito obrigada por compartilhar a sua experiencia. Muito motivadora.