Estou gripada há 15 dias. Sério, nunca vi uma gripe durar tanto tempo, mas a minha veio, misturou com sinusite e está firme e forte habitando meu corpo e fazendo com que eu lembre dela a cada minuto, pois minha cabeça não para de doer. Socorro!!
Eu fiquei os 3 primeiros dias sem treinar e fui no 4º. Pra ser bem sincera? Não foi a melhor decisão, 2 dias depois estava sentindo dores no corpo por causa do treino. Ou seja, eu ainda não estava pronta. Mas teimosa que sou, tinha uma corrida marcada para o domingo e lá fui eu contrariando todos que me mandaram ficar em casa descansando (queria muito encontrar minhas BFF’s na corrida <3). Não sei se por causa disso, mas a gripe persistiu por mais uma semana. Ao longo da 2ª semana doente minha cabeça me mandava para a academia todos os dias, mas meu corpo pedia descanso. No fim do dia de trabalho, ele estava doendo demais e a cabeça, explodindo. Resultado: ouvi o corpo, os conselhos, descansei e me alimentei super bem e estou aqui ansiosa esperando a gripe e a sinusite passarem.
Aí fui pesquisar, né, para ver o que achava sobre o assunto.
Treinar ou não treinar?
Achei pouca coisa, mas foram unânimes. Descanse! Repouse de acordo com a gravidade do seu problema. Se é um resfriado leve, não vejo problemas em ir treinar, mas se é uma gripe mais severa, descanse e alimente-se bem. Mantenha a dieta (se a sua dieta é muito restrita, sugiro consultar sua nutri para adaptá-la ao período de recuperação) e tome bastante líquido. Quanto melhor for sua recuperação, mais rápida ela será. Se você fizer a teimosa como eu, pode ser que sua recuperação demore mais.
Se a canjinha de galinha da mamãe (ou do maridôncio querido) e o descanso não resolverem e os sintomas da gripe persistirem, procure um médico.