O assunto de hoje é um pouco polêmico, não, mamilos são polêmicos. Transar antes da prova pode atrapalhar nosso rendimento físico? Até hoje é um assunto muito discutido entre atletas e técnicos, principalmente os atletas de alta performance. E não pense que isso é um assunto só para homens, essa “regrinha” também é muito utilizada por mulheres do mundo do esporte.
Duas semanas sem sexo, um mês, e acredite, tem gente que fica meses e até mesmo um ano sem sexo Deus me livre, porque acredita que abstinência sexual pode ajudar na “hora H” da prova. Como o caso do mexicano Noé Hernádez, atleta marchador morto em janeiro deste ano, que afirmou em 2001 que uma das razões de ter conseguido a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney foi ter ficado por um ano sem fazer sexo. Haja disciplina gente, rs
Alguns treinadores afirmam que a abstinência de sexo faz com que o atleta fique mais agressivo, mais “ligado”, e que isso favoreceria o mesmo durante a prova. Outros apenas acreditam que o sexo simplesmente cansa, e que por isso deve ser evitado para poupar o atleta de desgaste. No entanto, outras vozes creem que fazer sexo antes da prova pode favorecer o atleta por mexer com sua autoestima (“antes” da prova seria no dia anterior ou durante a semana da prova, não na concentração da largada, por favor rs :P)
Podemos ver que cada um tem sua opinião sobre esse assunto, por isso tanta polêmica. Mas o fato, comprovado cientificamente, é que o sexo realizado na véspera, ou horas antes de uma prova, não compromete o desempenho. Estudos de publicações científicas indicaram que o consumo calórico durante a atividade sexual é de cerca de 10 calorias por minuto. Acontece que a maioria das atividades físicas de competição exige muito mais do que isso, assim o sexo acaba tendo efeito equivalente a um aquecimento (mas gente, vamos explicar de novo, não estamos dizendo pra você aquecer pra correr fazendo sexo. Mas, sei lá, você é quem sabe rs). Na verdade, a preocupação de alguns treinadores com seus atletas não é o sexo em si, mas sim cair na gandaia, com consumo de bebida, falta de sono, etc.
Em resumo, não se sinta culpada se rolar, sexo é saudável e pode ser praticado antes de uma prova importante sem restrições. O que vale sempre lembrar é que o sexo deve ser responsável, com proteção.
Meu namorado,que vai participar da Maratona do Rio no próximo final de semana,me bloqueou,rsrsrs ,há um mês.Estou doidinha,e já até surtei,por isso estamos afastados….Ele alega que precisa estar com a agressividade á flor da pele….e que o sexo o desgasta….essa é a parte ruim da corrida…eu ,ao contrário,fico com mais vontade…mas ainda nem cheguei aos 10km…Bjkss.