O Outubro Rosa é um movimento conhecido no mundo todo como o mês da luta contra o câncer de mama, e tem como foco divulgar a importância da conscientização sobre a doença e, principalmente o alerta para que se diagnosticado precocemente e tratado de forma correta, mais de 90% dos cânceres têm cura.
O movimento recebeu esse nome pois o mesmo remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, que aconteceu em Nova York, em 1990. logo após surgiram iniciativas de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros.
[slideshow_deploy id=’4106′]
A corrida sempre esteve presente no movimento, a primeira corrida para o câncer de mama aconteceu em 1983 no Texas e conseguiu reunir somente 700 atletas, em 1999 o número de participantes subiu para 600 mil e a corrida se tornou a maior da nação com 99 cidades dos EUA a organizarem o evento.
Hoje em dia a corrida contra o câncer de mama reúne milhões de pessoas e a corrida da cidade de Washington DC é considerada a maior da série 5K do mundo.
A corrida para a cura acontece em diversos países do mundo, como Alemanha, Porto Rico, Bulgária, Canadá, Itália, entre outros.Também acontecem em vários países as corridas/caminhadas de 2 e 3 dias para o câncer de mama, totalizando 60 kms no dias.
Aqui no Brasil também existem diversas provas que apoiam a causa, desde corridas pequenas apoiadas somente pelo próprio hospital do câncer, até as grandes como a do Câncer de Mama no Alvo da Moda, apesar de não ser tão voltada ao câncer, mas inteiramente ligada às mulheres e conscientização, o Mc Donalds também trouxe para o Brasil a M5k que acontece em São Paulo, Brasilia, Curitiba e Rio de Janeiro.
O Corre mulherada estará em peso na M5k de São Paulo e também na corrida contra o câncer de mama de Rio Verde usando o laço rosa, apoiando a causa e comemorando o nosso primeiro ano como corredoras! \o/\o/
[slideshow_deploy id=’4109′]
E toda essa mobilização mundial serve para que nós mulheres tenhamos conhecimento de que o câncer de mama se diagnosticado precocemente e tratado de forma correta é curado em mais 90% do casos.
O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo cerca de 1,4 milhões de novos casos e 500 mil mortes pela doença por ano.
Os fatores de risco para o câncer de mama são
– Histórico familiar ( é triste escrever isso, mas todas aqui já tiveram ou têm algum caso na família ou circulo de amigas né?);
– Idade: Mulheres com idade entre 40 e 69 anos são as principais vitimas;
– Menstruação precoce;
– Menopausa tardia;
– Reposição Hormonal;
– Colesterol;
– Obesidade;
– Ausência da gravidez;
– Lesões de risco na mama ou tumor de mama anterior;
Podemos fazer a nossa parte para eliminar algum desses fatores, né? Uma vida saudável, prática de exercícios físicos e exames periódicos sempre ajudam. 😉
Outra coisa importantíssima para diagnosticarmos precocemente o tumor é fazermos o auto exame pelo menos uma vez ao mês e uma mamografia uma vez por ano (principalmente mulheres acima dos 40 anos).
Abaixo uma imagem explicativa de como deve ser feito o auto exame:
Fonte: Wikipidia e minhavida.com.br
Bora fazer a nossa parte?
Parabéns pelo post, Bru!
É importantíssimo esse alerta, porque às vezes temos uma idéia de que “nunca vai acontecer comigo”, e relaxa no auto exame.
Sou um pouco desleixada com respeito à algumas coisas (isso, por exemplo), e campanhas como esta, são ótimas porque nos fazem lembrar!
beijos!