Quando gosto de um assunto, começo a pesquisar sobre tudo e mais um pouco, por isso comecei semanas atrás a ler sobre a história da maratona para dividir com vocês. Sabia da história muito superficialmente mas, quis saber mais detalhes para postar aqui no blog.
A lenda…
Como é fascinante esse mundo da corrida… para começar é o único esporte que se origina de uma lenda e além disso tem duas versões. Vamos a elas:
Primeira versão…
Dizem que no ano 490 a.C. quando os soldados atenienses partiram para a planície de Marathónas (olha o nome aí!) para combater os persas na Primeira Guerra Médica, esses muito maléficos, haviam jurado que depois da batalha, marchariam para Atenas, violariam suas mulheres e sacrificariam seus filhos. Ao saberem dessa ameaça, os gregos combinaram com suas esposas que se não recebessem a notícia da vitória grega nas próximas 24 horas, podiam matar seus filhos e se suicidarem em seguida (tenso, hein?).
Só que os gregos ganharam! Mas, a luta levou mais tempo do que haviam pensado e temendo que as esposas cumprissem o que foi combinado, o general Milcíades ordenou a seu melhor corredor, o soldado e atleta Feidípedes que corresse até Atenas, que ficava cerca de 40 km dali para levar a notícia da vitória.
Feidípedes correu essa distância tão rápido quanto pode e ao chegar apenas conseguiu pronunciar “vencemos” e caiu morto pelo esforço. (tadinho! :()
Segunda versão…
Maaaass, como toda história tem mais de uma versão… O historiador, Heródoto conta que na verdade mesmo, Feidípedes foi enviado antes da batalha à Esparta e outras cidades para pedir ajuda e que teve que correr cerca de 240 km em dois dias (!!!), voltando com reforços necessários para vencer a batalhas contra os persas. Depois disso, teria corrido até Atenas pra anunciar a vitória, mas mesmo assim faleceu depois de tanto esforço. (tadinho de novo! :()
Feidípedes, o “primeiro maratonista”.Espero que tenham gostado desse post que tem mais um aspecto cultural e de curiosidade. Se você curtiu esse post, já falamos aqui sobre a história da primeira mulher a correr na Maratona de Boston.
Fontes de pesquisa: Abril on line e Veja on line.