Beleza & SaúdeDicasProvas

Nós fomos: 4º Gluten Free / 1ª Expo Brasil Alimentos Funcionais

No último sábado, dia 13/07 estive na 4º Gluten Free / 1ª Expo Brasil Alimentos Funcionais, que aconteceu na FECOMERCIO em São Paulo.

Aqui no blog nenhuma de nós somos celíacas ou temos sensibilidade ao glúten, mas foi muito legal conhecer o evento como um todo, mesmo porque também tinha a parte de alimentos funcionais (que são qualquer tipo de alimento ou ingrediente que possa proporcionar benefício à saúde além dos nutrientes tradicionais que ele contém).

O evento teve uma parte que era destinado a palestras, dividas em dois grupos: Gluten Free / Zero Lactose e Alimentos Funcionais. E outra destinada a expositores de diversas marcas, como: Sanavita, Chocolife, Schar, Tivva, entre outras, que levaram seus produtos para apresentá-los e também degustá-los. O Corre Mulherada foi na área de exposição.

gluten-free
Alguns produtos que foram expostos no evento

Eu fiquei bem surpresa com a quantidade de coisas gostosas que não necessariamente tem gluten, lactose e etc. Ok, mas porque sem gluten? Ou lactose?

O glúten é uma proteína que oferece elasticidade e viscosidade aos alimentos, ela está presente no trigo, cevada, centeio e aveia. De maneira geral ela não traz nem benefícios e nem malefícios à saúde das pessoas. Entretanto existem pessoas que são sensíveis ao glúten e aquelas que são celíacas, essas últimas tem que fazer restrição total à proteína, pois tem uma reação imediata e intensa. Nos dois grupos, o corpo sofre um processo inflamatório que pode ocasionar diarreia, por exemplo. (Fonte: Istoé)

Já a lactose é um tipo açúcar encontrado no leite e produtos derivados. A intolerância ocorre quando o corpo não produz a enzima lactase suficiente. Os sintomas podem variar: diarreias, cólicas abdominais, flatulência cerca de 30 minutos à 2 horas após a ingestão dos alimentos que contenham lactose.

Encontrei muitos produtos lá na Gluten Free, o inconveniente é que consumir esses alimentos não é nada barato. A mesma coisa para os alimentos funcionais. Qualquer pacotinho de chia é uns R$ 20,00 (a não ser que você tenha tempo de ir na Zona Cerealista/SP  e compre com um preço mais em conta rs)

Alguns produtos que encontrei lá e experimentei (nem todos tem foto):

good-soy

Brownie Good Soy nos sabores: cappucino, chocolate e laranja, sem glúten e lactose. Eu escolhi o sabor de cappucino e achei uma delícia, é bem fofinho.

sinlact

Queijos Sinlact da marca Balkis, sem lactose. A aparência e sabor dos queijos não deixam a desejar, só achei que faltou um pouquinho de sal hehehe. Tem mussarela light, queijo coalho, prato light, minas frescal e minas padrão light.

Pão de Queijo – Pif Paf: É sem lactose e sem glúten. Achei bem gostoso e compete bem com esses que compramos congelados no mercado.

Deli Free – Divella: A massa é bem gostosa, acho que por ser de farinha de milho e arroz é mais leve. Aqui em casa nós já consumimos há um tempo massa de arroz, mas da marca Blue Ville. Particularmente, eu acho que a massa de arroz digere bem melhor e sem aquele estufamento que a de trigo causa.

Produtos Schar –  É uma marca alemã e que tem vários produtos: bolacha maria, mix para fazer pães e torta, bolachas doces e salgadas. O destaque foi a cracker, que é muito leve, super deliciosa!!!!

Barlean’s – Especializada em óleos nutricionais. O óleo de coco tem gosto de coco mesmo, e é bem gostoso. Tem um outro produto para fazer suplementação de ômega 3 que tem consistência de smoothie, que é bom demais, tem o sabor de banana e morango e dá vontade de encher um copo e tomar rsrs.

Essa é uma pequena parte do que tinha lá, tinha muitas empresas e para todos os gostos. No meio da tarde teve um Coffe Break e tinha várias coisas feitas com alimentos funcionais, café orgânico e diversos sucos!

coffe
A tortinha estava maravilhosa… de comer ajoelhada rs

Foi um evento legal, conheci muita coisa diferente e também aprendi um pouco sobre esse universo sem glúten, lactose e alimentos funcionais.

O que vem por aí: Eu comprei/ganhei alguns mix de farinhas sem glúten, vou fazer algumas receitas e venho aqui contar como ficou. 🙂

Aline Machado
A Li está aos poucos retomando sua rotina na corrida depois de passar por um ano em que se focou em outras áreas da vida. Em 2020, a meta é retomar o condicionamento físico, emagrecer e correr confortável distâncias maiores que 10km.

13 Comentários

  • Tô louca pelo óleo de coco da Barleans, mas achei em um lugar só e estava esgotado ;( quero substituir o óleo comum nas receitas por ele.
    Adorei o post! 🙂
    Beijão

    • Bru, finalmente comprei um óleo de coco. Até agora só fiz uma receita com ele: um omelete. E vou te falar, estou com medo de testá-lo em outros alimentos. Coloquei bemmmm pouquinho no omelete e achei que ficou de longe o sabor do coco e meio que não gostei, sabe?

      Vou criar coragem para testar em outras receitas e ver se some esse sabor. #oremos

      Beijocas

      • Ju, ainda não consegui experimentar todos… os chocolates óbvio que já foram todos ahahah. O “toddynho” da piracanjuba é uma delícia! A salada de atum da Gomes da Costa é ok, não sei ainda se gostei ou não… rs.

        O pote amarelo é uma manteiga artesanal de alho e alecrim que comprei lá. Boa demais!!!!!

        bjss

      • Ju, logo que começou essa febre de óleo de coco eu comprei um e comia puro ou no iogurte logo cedo, e ele tinha um gosto de coco rançoso, chegou um dia que quase coloquei os bofe pra fora, e aí desisti do tal óleo. Ouvi falar que ele da Barleans tem gosto de coco mesmo, por isso fiquei curiosa, mas não penso em colocar em receitas salgadas, pq acho que iria detestar, o gosto de coco é forte mesmo.

    • Bru, esse óleo da Barleans é uma delícia, tem gostei de coco mesmo, nem parece óleo!! Me arrependi de não ter comprado no dia, tava barato! Vou tentar entrar em contato com a fornecedora que estava no dia, quem sabe a gente não consegue algo hehehe 🙂

      • Li, entra em contato mesmo…pergunta se ela não faz desconto pra compra em grande escala (acredito que mais meninas querem) e é difícil de achar ele. Todos os outros que comprei tinham gosto de coco estragado..só de lembrar me dá ânsia

  • Vendo esse monte de delícias me arrependi de não ter ido, hahaahah. #mimimi

    Eu fiquei curiosa para saber o que vc achou de vários dos produtos que estão na 1ª foto. Conta tudo!!!

    Beijocas

  • Que legal Li! Fiquei doida pra experimentar alguns produtos. 😀 Vou anotar pra procurar nas lojas naturebas. 😛

    • Tem uns produtos bem gostosos, Mari, nas lojas Mundo Verde geralmente tem. 🙂

      Guardei todos os folhetos também, preciso até organizar, se quiser saber informação de algum, só me pedir!

  • Muito bom saber que cada vez temos mais opções de produtos saudáveis pra consumir, ne? Fico feliz com essa mudança! 🙂

  • Quanta coisa!
    Vontade de equipar a despensa e sair testando tudo hahahahahhaha
    Tb tô doida pra testar esse óleo de coco da Barleans!

  • Ando bem curiosa para provar alguns produtos sem glúten e esse brownie pareceu booooommmmmm! :9

Deixe um comentário