Tomei gosto por falar desse assunto por aqui e daqui a pouco vou virar uma enciclopédia ambulante sobre o assunto!
Já pensou em correr num ambiente misterioso, denso e num calor que pode chegar à 50 graus? Pois é, hoje vou falar sobre a Maratona des Sables (ou deserto do Saara).
Já começo dizendo que devido ao percurso que pode chegar à 250 km, ela não pode ser chamada de maratona simplesmente, e sim, de ultramaratona.
O desafio consiste em 6 etapas que devem ser realizadas em até 7 dias. Os primeiros 3 trechos variam de 33 a 38 km e os demais de 72, 48 e 15km, os trechos variam de ano em ano dependendo da análise do clima e região que são feitos previamente pelos organizadores da prova.
Na parte noturna são distribuídos sinalizadores para que os competidores os coloquem na parte de trás das mochilas para facilitar a visualização um dos outros durante a etapa. Nesse percurso muitos competidores se perdem por horas ou até mesmo dias, segundo relatos que li nas fontes pesquisadas. Afe que medo! O problema não é só se perder porque, muito provavelmente, não será só você mas, imagina encontrar algum animal peçonhento?
O atleta, além de estar muito bem preparado para suportar temperaturas de até 50°C, tem carregar uma mochila com mantimentos que pode pesar 10kg (Ui minhas costas!), precisará passar um check up feito por um especialista em medicina esportiva, além de comprovar que as vacinas de tétano e poliomielite estão em dia.
Nos sites que indicarei mais abaixo consta a relação de itens obrigatórios, link para o regulamento, entre outras informações importantes.
E ai? Vai encarar?
Próxima data: abril/2014.
Valor aproximado: $2850 euros (individual) e $2950 euros (em dupla). Os preços incluem hospedagem em Marrocos e inscrições.
Percurso: Pode chegar a 250km.
Temperatura: Pode chegar a 50 graus.
Quer saber mais?
Acessem os sites: www.marathondessablesbrasil.com.br e www.marathondessables.com
Fontes: www.terra.com.br e www.globo.com
Nunca mais reclamo de correr no calor de São Luís, hahaha!
Boa, Mariana!!! kkkk
Obrigada pelo comentário. 😉
Nessa ultra maratona quem vence é o mais preparado psicologicamente!