Resenhas

Testamos: Relógio Garmin Vivoactive 3

Todo corredor gosta de acompanhar seu progresso na corrida, mesmo que seja apenas um amador. E ter um relógio com GPS bem calibrado, monitoramento de batimentos cardíacos e diversas métricas para auxiliar no planejamento dos treinos é o sonho da maioria de nós! São tantas opções (e tantas funções!) que fica até difícil escolher – ainda mais considerando que estamos falando de um investimento financeiro considerável, não é mesmo?

Para ajudar nessa decisão, testamos um dos modelos de preço mais competitivo da Garmin, o Vivoactive 3. O relógio combina notificações inteligentes de smartphones com monitoramento de atividades físicas, porém deixa de lado algumas funções mais sofisticadas de outros relógios esportivos da marca. Será que elas fazem falta? Saiba mais e veja a nossa opinião final lendo este review!

Design

O design desse relógio lembra muito o do Garmin Fenix 5S, inclusive pelas cores e pela caixa redonda um pouco menor (43,4 mm de diâmetro), ideal para quem tem o pulso mais fino (como é o caso da maioria das mulheres). São quatro opções de cores: preto com ferragens em preto ou prata; ou branco com ferragens em prata ou rose gold.

A pulseira de silicone é fácil de limpar e tem um visual elegante, mesmo sendo de “plástico”. Além disso, é possível trocar por outras pulseiras quick fit, com opções em materiais mais nobres como couro e camurça.

O visor é sensível ao toque, com a opção de navegar pelas telas também passando o dedo pela lateral do relógio – o que é bastante útil quando a mão está mais suada ou durante a corrida! O botão lateral ajuda a acessar os detalhes de cada função selecionada.

Sensor na lateral do relógio permite navegação entre telas sem necessidade de tocar o visor

A única coisa que não gosto muito do visor é que ele não tem um preto tão forte assim; na verdade, ele parece levemente arroxeado quando está aceso (acredito que seja por conta da resolução da tela). Não é algo que atrapalhe, mas acaba deixando o relógio menos “sofisticado”.

A verdade é que, de longe, você nem percebe a diferença entre o Vivoactive 3 e o Fenix 5S. O que justifica o Fenix custar o dobro do preço é, principalmente, a gama bem maior de métricas de performance que ele monitora.

Funções e Configurações

O Vivoactive3 é mais um monitor de atividades do que um super relógio esportivo, mas acredito que ele cobre bem as funções básicas que a maioria dos corredores busca nesse tipo de equipamento, em especial corredores amadores e que não treinam com tanto foco em performance. É possível monitorar sono, passos, batimentos cardíacos e uma série de atividades físicas além da corrida e caminhada.

O relógio tem GPS e monitor de batimentos cardíacos no pulso, então durante a corrida ele registra o percurso, altimetria, distância, pace, ritmo e zonas de esforço. O que ele não monitora: métricas mais sofisticadas como limiar de lactato, VO2, training effect etc. Ele também não traz a função multiesporte, que permite a transição de uma modalidade esportiva para a outra na mesma atividade (bastante utilizada por quem faz duatlo e triatlo). Se você está buscando um Garmin com essas funções, recomendo os modelos da linha Forerunner ou Fenix.

Mas, honestamente, se você está começando na corrida ou pratica esportes mais como um hobby, e quer monitorar suas atividades apenas para ter uma ideia do seu progresso e matar a curiosidade sobre algumas estatísticas fitness, não deve sentir falta de nenhuma dessas funções.

Quando conectado com o celular (também via bluetooth), ele traz algumas funções de smartwatch (relógio inteligente), como notificações de redes sociais, controles de música, alertas de email, agenda e previsão do tempo, sendo um bom recurso para o dia a dia.

Algumas telas e exemplos de funções do relógio – monitoramento de atividades físicas e notificações inteligentes (quando sincronizado com o celular pelo buetooth)

A configuração é simples e intuitiva, e as telas são bem similares às de outros relógios da Garmin, como os da linha Forerunner. Todos os dados são sincronizados facilmente via Bluetooth com o Garmin Connect, para um acompanhamento ainda mais detalhado do seu progresso.

O Vivoactive 3 também tem está disponível na versão Music, em que é possível baixar até 500 músicas no próprio relógio e ouvi-los sincronizando com um fone de ouvidos bluetooth. É uma função bacana para quem gosta de correr apenas com o relógio, sem levar o celular. O visual dele é um pouco diferente do Vivoactive 3 “tradicional”, mas as demais funções são bastante semelhantes.

Acessórios

Na caixa do Garmin Vivoactive 3, como em outros relógios da marca, você encontra apenas o carregador e os manuais em diferentes idiomas. Separadamente, é possível comprar outras opções de pulseira (quick fit) para mudar o visual do relógio e também dar um ar mais sofisticado no dia a dia.

Como o encaixe do carregador fica no verso do visor, não é possível carregar o relógio enquanto você o usa. A duração média da bateria é de até 7 dias no modo smartwatch, e até 5 horas no modo GPS.

Monitor de batimentos cardíacos e encaixe para o carregador no verso do relógio

Custo x Benefício

Comparado com outros modelos da Garmin e até mesmo de outras marcas com funções semelhantes (e aqui incluo smartwatches de marcas como Samsung e Apple), o Vivoactive 3 tem um valor bem competitivo, com preço sugerido de R$ 2.199,00  (ou menos, se você conseguir uma boa promoção).
Apesar de vir com menos funções, tem um visual bastante semelhante aos do modelos top de linha da Garmin (como o Fenix 5S) pela metade do preço.

Opinão geral

Se você é daquelas pessoas que gosta de acompanhar todos os detalhes possíveis da sua corrida e adora analisar a evolução da sua performance ao longo do tempo, talvez sinta falta de algumas opções que outros modelos da Garmin oferece. Porém, se você corre mais como lazer e/ou é iniciante no mundo da corrida, este modelo é uma excelente opção. O visual é versátil e elegante, e as funções são mais que suficientes para satisfazer a curiosidade tanto de quem busca um monitor de atividades como de quem quer funções básicas de um relógio inteligente integrado ao smartphone.

* Agradecemos à Garmin por ter cedido o produto para testarmos por algumas semanas. O fato de ele ter sido emprestado pela marca não influencia nossa opinião. Testamos o relógio e estamos dizendo o que realmente achamos dele.

Ju Vargas
o autorJu Vargas
A Ju é fã das curtas distâncias e adora participar de provas diferentes. Em 2019, a meta é conciliar os treinos de corrida com outras atividades esportivas.

Deixe um comentário