A Vida Veg lançou este ano novos produtos para quem procura bebidas a base de leite vegetal, e um deles logo chamou a nossa atenção: os shakes proteicos a base de creme de coco, com 10 gramas de proteína por porção!
Quem adota uma alimentação vegana, não consome suplementos a base de whey protein uma vez que eles são fabricados a partir de leite animal. Mas, ao contrário do que alguns pensam, há sim outras fontes de proteínas vegetais que podem contribuir para a alimentação de atletas vegetarianos e veganos – inclusive, conheço pessoas que são vegetarianas, correm muuuuito e ainda fazem dieta low carb!
Como já comentei diversas vezes aqui e nos Stories do blog, não sou vegana nem vegetariana, mas procuro diversificar ao máximo minha alimentação, inclusive as fontes de proteínas. Por isso, adoro testar essas novidades vegan. 😉 Além disso, o número de pessoas que se declaram vegetarianas no Brasil só tem crescido: uma pesquisa feita pelo IBOPE mostrou que, de 2012 para cá, aumentou de 8% para 16% o número de pessoas que já não incluem carne nas refeições.
Depois dessa introdução enorme (desculpem! rs), vamos falar do produto?! Bora!! 😀
Os shakes proteicos da Vida Veg são feitos a base de creme de coco e estão disponíveis em três sabores: chocolate, morango e baunilha. Dos três, o meu favorito foi o de morango. O de baunilha é bastante neutro e, para tomar puro, como a embalagem sugere, achei um pouco sem graça. Já o de chocolate é o que deixa mais evidente o sabor da proteína de ervilha – que provavelmente entra na fórmula para aumentar a dose proteica do shake. Não é ruim, mas é um sabor bem característico de leites vegetais e que sei que nem todo mundo gosta.
Todos os sabores são adoçados com stévia, mas achei na medida – a bebida não é muito doce. O shake de chocolate possui cacau em sua composição e o de morango é colorido com corante de beterraba, ou seja, nada de ingredientes artificiais. Também não tem soja, o que é um ponto positivo já que muitas pessoas apresentam alergia. Falando em alergias, o produto também é zero lactose e zero glúten.
Apesar de ser um shake proteico, é importante notar que não se trata de um produto com “low carb” – são 10 gramas de proteína, 15 gramas de carboidratos e 7 gramas de gorduras totais, sendo 163 kcal por porção (330 ml). Portanto, se você está pensando em usar esse produto como um substituto para o suplemento de proteína, não deixe de consultar seu/sua nutricionista para saber qual o melhor momento de encaixar a bebida na sua rotina, especialmente se a sua dieta é de baixo carboidrato. 😉
Abaixo a foto com a tabela nutricional completa e a lista de ingredientes de cada sabor:
Uma coisa bem bacana é que os shakes da Vida Veg possuem o Certificado SVB Vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira. Esse selo tem o objetivo de garantir ao consumidor que o desenvolvimento e fabricação de um determinado produto não teve qualquer uso de animais ou suas partes, seja na produção de alimentos, cosmétivos, produtos de limpeza etc. Legal, né?
Por enquanto, só encontrei os shakes da Vida Veg em lojas especializadas, o que é o único ponto negativo na minha opinião… Quanto ao preço, cada unidade sai em média R$ 10,00 – não muito diferente de outras opções de bebidas proteicas prontas disponíveis no mercado, inclusive as produzidas a base de leite animal/whey protein.
Você já experimentou esse produto? Segue uma dieta vegetariana/vegana? Conte pra gente nos comentários!
Meu nome é Elizângela eu não sou vegetariana mais tenho uma doença que se chama Rosácea e eu vejo que quando como carne meu rosto piora muito então eu vou substituir minhas refeições vou comprar os sheik e fazer de tudo pra não comer carnes para ver ser melhora o meu rosto porque fica vermelho e cheio de pústulas é muito ruim tenho mesmo que usar esses produtos para me livrar dessa Rosácea