Resenhas

Testamos: Tênis Brooks Ghost 10

Review overview

BELEZA E DESIGN8
AMORTECIMENTO8
CONFORTO9
TRAÇÃO E ESTABILIDADE8.5
DURABILIDADE9

Resumo

8.5Um dos maiores best-sellers da Brooks nos Estados Unidos, o Ghost é um tênis versátil e bastante confortável.

Em setembro do ano passado, a Centauro anunciou que seria a revendedora exclusiva da Brooks no Brasil, uma das marcas de corrida mais queridas pelos consumidores dos Estados Unidos.

Na ocasião, a loja apresentou diversos modelos para que a gente pudesse ter uma experiência bem ampla da marca e agora estão começando a chegar as novas versões dos tênis que fizeram mais sucesso tanto lá fora como aqui. Um desses tênis não poderia deixar de ser o Ghost, que é um dos maiores best-sellers da Brooks e também um dos modelos mais elogiados pelos corredores nos EUA.

Quer saber mais? Então, vem ler nossas impressões sobre o Brooks Ghost 10!

Beleza e Design

Esse tênis tem como grande destaque seu cabedal superconfortável, com a forma um pouco mais larga e acolchoada que a média dos tênis de corrida que normalmente encontramos nas lojas brasileiras. Por isso, não tem aquela aparência “sequinha” nos pés. Mas, mesmo não sendo tão delicado, achei o tênis muito bonito!

Os detalhes do cabebal são bem caprichados, com um contraste de cores no mesh que dá um efeito de degradê e profundidade na parte frontal bem interessante. Mais próximo ao calcanhar, o tênis tem um detalhe impresso com listras que, além de deixar o visual mais esportivo, também ajuda na firmeza do vestir.

Toda a língua dele é acolchoada, do começo ao fim, e o cadarço tem um bom tamanho, ficando bem bonitinho quando amarrado. Eu, que tenho os pés mais magros, precisei ajustar um pouco os cadarços, o que foi suficiente para que o tênis vestisse bem. Ah, e dá para usar tranquilo sem meias!

Quanto às cores, são inúmeras opções! Aqui no Brasil, são sete opções, sendo quatro femininas (numeração do 34 ao 40) e três masculinas (do 39 ao 45). No exterior, é possível encontrar ainda mais opções, uma vez que esse tênis realmente faz muito sucesso entre os fãs da Brooks.

Estabilidade, Amortecimento e Conforto

Como já comentei, o conforto é o ponto alto deste modelo. O cabedal é muito macio e todo acolchoado nas partes de maior atrito. Como é feito em peça única (quase sem costuras), dispensa o uso de meias. O mesh não é muito aberto, o que me deu uma maior sensação de calor em dias quentes, porém é fininho e tem um toque agradável.

Apesar de ter um drop alto, achei que há um bom equilíbrio entre a responsividade e o amortecimento, especialmente porque a parte da frente do solado é um pouco mais flexível. Já a parte de trás é mais firme, especialmente na parte colorida do solado, que é feita com EVA de dupla densidade. Isso ajuda não apenas no amortecimento, mas também na estabilidade do calçado.

A sola é super resistente, com ótima tração e durabilidade. Aliás, todos os materiais do tênis são de alta qualidade, as costuras, impressões em 3D, cadarços… Tudo muito bem feito! É um tênis que demora bastante para mostrar sinais de desgaste, só fazer uma limpeza básica que ele se mantém com cara de novo.

Peso, Pisada e Drop

Tanto conforto acaba impactando no peso, não tem jeito! No tamanho 36, o peso aproximado é de 240 gramas (lembrando que o peso varia conforme o tamanho). Como prefiro tênis mais leves, em treinos longos, o peso me incomodou um pouco sim, mas isso é mais uma questão de gosto pessoal e adaptação.

O drop também é alto: são 12 mm de diferença entre a altura da parte da frente do solado e a parte de trás, o que é outro fator que particularmente não me agrada e que também, de novo, é bem mais uma questão de gosto do que qualquer outra coisa. A pisada é neutra.

Tecnologias

No Brooks Ghost 10, destacam-se duas principais tecnologias. No cabedal, o 3D Stretch Print garante mais suporte com a aplicação de materiais sintéticos em locais estratégicos. Já a tecnologia DNA de construção responsiva na entressola proporciona o amortecimento.

Custo x Benefício

Originalmente, esse tênis veio ao Brasil com o preço sugerido de R$ 599,99, porém a Centauro baixou em 100 reais esse valor e você o encontra por R$ 499,99 (compre online aqui), um preço bem mais competitivo com outros modelos similares. Como a Centauro tem os direitos de venda exclusivos da marca no Brasil, não é possível encontrar esse modelo em outras lojas por aqui. Já nos EUA, o modelo custa, em média, 100 dólares americanos.

O tênis tem ótima durabilidade, usei em diversos treinos e tipos de terreno (asfalto, terra batida), e tanto o solado como cabedal permaneceram em perfeito estado. Além disso, é um tênis versátil, que você pode usar para distâncias curtas e longas, treinos de fortalecimento, para caminhadas e no dia a dia de modo geral.

Opinião Geral

O Brooks Ghost 10 é um dos tênis mais vendidos em lojas especializadas em corrida nos EUA, e também um dos modelos mais queridos pelos corredores de lá, sempre aparecendo nos rankings dos favoritos do público.

O modelo foi pensado para quem busca bastante conforto nos treinos e é perfeito para quem gosta de tênis mais “fofinhos”, que abraçam os pés, com bom equilíbrio entre responsividade e amortecimento. Por outro lado, é um tênis mais pesado, com drop alto e um visual mais robusto nos pés.

Vendido com exclusividade pela Centauro no Brasil, é difícil encontrar promoções, porém com a redução no preço sugerido, o Ghost 10 está com um valor parecido ao de outros modelos na categoria.  A qualidade das costuras e dos materiais fazem desse tênis um modelo resistente e durável, para rodar muitos quilômetros por aí, por isso, se você gosta desse estilo de modelo, com certeza vale a pena experimentar!

Compre online: Centauro (venda exclusiva Brooks no Brasil)

Ju Vargas
o autorJu Vargas
A Ju é fã das curtas distâncias e adora participar de provas diferentes. Em 2019, a meta é conciliar os treinos de corrida com outras atividades esportivas.

4 Comentários

Deixe um comentário