Alimentação

Testamos: D-Ribose, repositor energético da Naiak

Você já ouviu falar sobre Ribose?

A ribose (ou d-ribose) nada mais é que um carboidrato simples que integra a formação de uma série de estruturas químicas do nosso corpo, como ácido desoxirribonucléico (DNA), ácido ribonucléico (RNA), adenina nucleotídeos (componentes energéticos),  adenina trifosfato (ATP), adenina monofosfato (AMP) e adenina difosfato (ADP). Ela pode ser encontrada em alimentos como brócolis e espinafre, ou também na forma de suplementos, normalmente vendidos em pó para serem dissolvidos em água, sucos, shakes etc.

Para quem pratica atividade física, o consumo desse suplemento reduz a sensação de fadiga e melhora a resistência em treinos mais longos e intensos, além de acelerar a recuperação do corpo após o exercício, já que ajuda a repor os estoques de energia do corpo mais rapidamente.

Há algum tempo, estou testando suplementos diferentes nos meus treinos para ver como o meu corpo reage e um desses testes foi usando a D-Ribose da Naiak como pré-treino. A inicação é tomar 1 hora antes do exercício. Cada sachê vem com uma dose de 5 gramas em pó, para ser dissolvida em 200 ml de água ou qualquer outro líquido da sua preferência.

Eu sempre tomei com água por ser mais prático, mas o sabor é bem neutro e não deve atrapalhar no gosto de outras bebidas. Adorei que ele quase não se faz notar, porque tem uns suplementos aí que vamos combinar… Precisa de coragem extra para encarar! 😛 Outra coisa que gostei muito foi que ele vem em sachês individuais na dose certinha, então fica bem mais fácil de levar na bolsa do treino. E cada sachê tem apenas 20 kcal. 😉

Na embalagem, também é indicado o consumo de um segundo sachê de D-Ribose 1 hora após o treino, mas como eu não estou com uma rotina tão intensa de exercícios, não senti necessidade de tomar mais que uma dose por dia. Para um treino mais exaustivo, ou para quem costuma combinar duas práticas de exercício na sequência, por exemplo, vale conversar com seu nutricionista e experimentar para ver como o corpo responde.

Algumas pessoas relatam melhora no desempenho e aumento da força muscular com o uso contínuo da D-Ribose. Eu, particularmente, não notei uma diferença muito significativa no meu rendimento, mas é importante destacar que estou treinando mais para manter a forma do que com um objetivo de performance específico. Já em relação à recuperação do corpo, de fato, eu me senti menos cansada após os treinos em que usei a D-Ribose.

E tem uma explicação para isso! Segundo Leandra Sá de Lima, consultora farmacêutica da Naiak, “estudos mostram que as reservas de energia (ATP) do corpo podem decrescer de 60% a 70% durante exercícios exaustivos e levar mais de 72 horas para serem adequadamente repostas. Com o uso da D-Ribose, o tempo de reposição cai para apenas 12 horas”. Foi exatamente o que percebi, no dia seguinte parecia que eu estava “zerada”.

Gostei bastante do produto e atendeu minhas expectativas. Se você está se sentindo meio cansada e quer aumentar sua tolerânica às atividades físicas, acho que vale a pena conversar com seu médico ou nutricionista sobre a d-ribose e testar.

E você, já usou a ribose? Conte o que achou nos comentários!

D-Ribose Repositor Enerético
Marca: Naiak
Preço Sugerido: R$ 105,00 (embalagem com 30 saches de 5g)
Onde comprar: Naiak | Farmacotécnica

Ju Vargas
o autorJu Vargas
A Ju é fã das curtas distâncias e adora participar de provas diferentes. Em 2019, a meta é conciliar os treinos de corrida com outras atividades esportivas.

Deixe um comentário