Apesar de o grão de bico ser bastante comum aqui no Brasil, não é uma comida “de todo dia”, né? A farinha de grão de bico, em especial, ainda é um item raro nas prateleiras. Mas vale a pena procurar: rica em proteínas e com baixo índice glicêmico, ela é uma ótima fonte de fibras, vitamina C e minerais como ferro e cálcio. E o melhor: não tem glúten, sendo uma excelente opção para pessoas celíacas* ou intolerantes.
Além de substituir a farinha de trigo em bolos, tortas, biscoitos, massas de pizza, panquecas, crepes etc. ou ser usada para engrossar sopas e molhos, a farinha de grão de bico faz parte da culinária típica de vários países. A Farovitta recentemente incluiu esse produto em sua linha de farinhas especiais e mandou pra gente testar com receitas supersimples de quitutes internacionais veganos – portanto, sem lactose também! 😉
Ficou com vontade de experimentar? Então, anote as receitas:
Falafel
- 2 xícaras de chá de farinha de grão de bico (130 g)
- 1 xícara de chá de água (130 ml)
- 1 maço pequeno de salsinha picada
- ½ cebola pequena ralada ou picada bem fina
- 1 dente de alho picado (opcional)
- 1 colher de café de fermento em pó
- Coentro a gosto
- Pimenta do reino ou cominho em pó a gosto
- Sal a gosto
- Óleo de Coco
Em uma vasilha, junte todos os ingredientes e misture bem até formar uma massa. Em seguida, forme bolinhos e asse em uma frigideira com óleo de coco. Sirva em seguida.
Socca (ou Farinata)
Essa receita me deu uma nostalgia imensa porque ela é a típica comida de rua da Cote d’Azur. No ano passado, quando estava com a Mari em Nice para a Maratona da Riviera Francesa, a gente sempre econtrava uma barraquinha de socca pelas feirinhas! [fa type=”heart”]
- 1 xícara de chá de farinha de grão de bico (130 g)
- 280 ml de água
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de chá rasa de sal rosa ou marinho
Misture todos os ingredientes e deixe descansar por duas horas, para que a farinha absorva bem a água. Despeje a mistura em uma forma antiaderente (ou untada com azeite de oliva) e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos, até que a massa asse e fique dourada. Corte em pedaços e sirva com pimenta-do-reino, sal rosa e azeite de oliva.
Se você fizer uma dessas receitas, não deixe de compartilhar a foto com a hashtag #comemulherada 😉
*Especialmente quando falamos de pessoas alérgicas ao glúten, é importante ter garantia da origem dos ingredientes e do modo de preparo dos alimentos para evitar contaminação cruzada. Consulte um médico ou nutricionista para orientações mais detalhadas.
Parabéns! Recentemente descobri que sou alérgica a glúten então estou tendo dificuldades em adaptar as refeições e snacks simples sem este ingrediente.
Suas receitas parecem ser fáceis e práticas! Obrigada por compartilhar.