Alguns meses atrás, estava um dia bem seco e, quando acontece isso, usamos o umidificador de ar no quarto para ficar mais fácil de dormir. Um dos aparelhos que tenho aqui em casa tem uma luz azul e, nesse dia, o Beto o ligou bem no meio da noite. Como o umidificador fica mais próximo do meu lado da cama, acordei várias vezes durante a noite e não entendi porque não conseguia mais pegar no sono.
Uma das coisas que são mais importantes para uma ótima saúde é o sono. Muitas vezes, subestimamos o poder que uma boa noite de sono tem sobre nós, mas dormir pouco está associado a doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e depressão. E claro, para nós, corredores, o sono é primordial para executarmos bem nossos treinos e tudo fluir conforme o esperado.
E onde a luz azul entra nessa história? Ela tem toda influência nisso!
Nosso corpo é regulado por um relógio interno que determina nosso ritmo circadiano, ou seja, quando devemos ser produtivos e quando devemos dormir. A luz azul é ótima para o dia, pois ela nos ajuda a ficar alertas, melhorando nosso desempenho e humor. Entretanto, é péssima para a noite, pois no momento em que devemos descansar e desacelerar, estamos enviando sinais ao cérebro para permanecer acordado.
A luz azul é emitida nas lâmpadas e nos dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones. Quando vou para a cama e começo a mexer no celular, o sono some e fico alerta, demorando muito mais para dormir. Acontece com vocês também?
Atualmente, é superdifícil não estar sempre ligada, ou então acordar no meio da noite e dar uma olhadinha no celular… rs… Nós dormimos muito pior com a tecnologia, não tem jeito. Mas com medidas simples, podemos descansar mais e correr ainda mais rápido. 😛
- Evite se expor a diversos dispositivos eletrônicos 2 horas antes dormir;
- Diminua o ritmo de noite e deixe o mínimo possível de luzes acesas;
- Já existem óculos que bloqueiam a luz azul; dessa maneira, o cérebro não recebe a informação de que tem que ficar acordado.
Por causa das meninas, de noite, eu diminuo bem as luzes, já deixo a casa em um ritmo mais lento e não tenho dormido mais com o celular ao lado da cama, deixo ele na sala. Percebi que durmo mais rápido e melhor. Sei que é difícil, mas faça o teste e veja se você também sente diferença na qualidade do seu sono.
Quando eu era pequena minha mãe acendia uma lâmpada azul no quarto pra gente dormir… será que tem alguma diferença?
Chell, nos estudos que eu li, a luz azul que falam é a que compõe a luz branca. A luz do sol e os dispositivos eletrônicos emitem bastante essa luz azul.
Não encontrei nada relacionado à lâmpada azul em si, que é usada para cromoterapia.
De qualquer forma, em todos ps estudos, falam que o melhor é sempre dormir sem qualquer luz. Eu particulamente, durmo bem melhor na escuridão… rs.
Bjs
Deve ser diferente então as luzes rsss
Hoje durmo com tudo apagado, mas uma luzinha azul nunca me incomodou rss
Legal saber =D