Recebemos recentemente um press-kit da Farovitta, e um dos produtos que continha no kit era o sorgo em grão e farinha. Eu que nunca tinha ouvido falar, fiquei super curiosa para saber sobre este grão.
Eu comentei com a minha mãe e ela falou: não é usado para ração de animais? Fato! Em alguns lugares do mundo é utilizado na alimentação humana por suas propriedades nutricionais, mas em outros como a América do Sul, é geralmente conhecido por ser utilizado em rações.
A Farovitta trouxe os primeiros alimentos de sorgo para o Brasil. O grão tem inúmeros nutrientes. É fonte de fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Também não contém glúten, sendo uma ótima alternativa para intolerantes e celíacos.
Como consumir?
No tempo em que testei a farinhas e os grãos, eu fiz algumas receitinhas que achei no próprio site da Farovitta.
Pipoca de sorgo: Eu amo pipoca e claro fui testar fazer de sorgo hehehe… Não tem segredo e é feito da mesma forma que o milho. O resultado final é bem menor que o milho, o sorgo não expandetanto, é menorzinho.
Sorgo com legumes: como outros grãos, é possível fazer saladinhas. Eu deixei de molho os grãos de um dia para o outro e cozinhei no outro dia. Juntei com legumes (cenoura, pimentão, ervilha e tomate), temperei e pronto. Ficou bem gostoso.
Já a farinha, eu utilizei para comer com frutas, iogurte e vitaminas. O sabor é bem suave. Mas dá para fazer bolos, pães, cookies. É uma farinha bem versátil.
Cada porção de 30g tem 94 calorias e o produtos podem ser comprados na loja virtual da Farovitta.
Você já conhecia o sorgo? Tem outras receitas e formas de consumir? Deixe nos comentários. 🙂
1 comentário