Oi, mulherada! Como foi o Carnaval de vocês este ano?
O meu passei em São Paulo e tive tempo de fazer um pouco de tudo: corri sim (oba!), mas também me joguei nos bloquinhos, encontros animados com os amigos e, para completar, a minha escola do coração, a Acadêmicos do Tatuapé, foi vice-campeã do Grupo Especial, então calculem a festa que rolou por aqui na terça-feira! 😀
Um resumo do meu Carnaval em SP: de corrida na chuva à comemoração do vice-campeonato
A verdade é que nesses feriadões a gente acaba saindo da rotina, muda a alimentação, dorme em horários diferentes e, muitas vezes, a planilha fica de lado. Faz parte! 😛 Só que voltar a treinar depois de uma maratona dessas – de festas, desfiles ou mesmo seriados no sofá (hehe) – pode ser um desafio…
Infelizmente, é assim mesmo: quando paramos de praticar atividade física, o corpo leva um tempo para voltar ao ritmo habitual. Some isso a noites em claro, “comilanças” e consumo de álcool… Já sabe! rs
Enfim… Carnaval é tudo de bom, porém agora a coisa ficou séria (rs) e é hora de retomar a “vida normal”. O que, no nosso caso, inclui a rotina de treinos, certo? Certo. 😉
Só não fique desanimada se os treinos pós-Carnaval não renderem tão bem como os pré. Depois de uns dias “off”, é possível que você perceba uma pequena diminuição da força e do seu condicionamento, por isso é importante manter a calma.
“Se exagerou no Carnaval, quando voltar ao treino não adianta ter pressa e querer recuperar tudo rapidamente”, explica Guilherme Leme, coordenador de musculação da Bio Ritmo. Além disso, ele garante: “não levará mais do que duas ou três sessões de treino para que o ritmo volte ao normal”. Ufa! 🙂
Diminuir o ritmo nos primeiros dias não atrapalhará seus objetivos a médio prazo (Divulgação/Bio Ritmo)
Para ajudar você nessa fase de readaptação, anote cinco dicas do Guilherme para se recuperar da folia:
- Beba bastante água, antes, durante e depois dos treinos. O consumo de álcool é prejudicial para a hidratação. Portanto, ao retomar os treinos, beba bastante água, pois dessa forma fica mais fácil evitar câimbras.
- Evite o açúcar e a gordura em excesso. Voltar a se alimentar de forma saudável é fundamental para ter mais disposição e energia durante os treinos.
- Atualize os treinos com carga e intensidade adequados à sua capacidade. Na musculação, caso sinta que os pesos que estava utilizando estão demasiados, diminua alguns quilos e execute os exercícios corretamente. A técnica é mais importante do que a quantidade de carga. Se a ideia é correr ou pedalar, por exemplo, reduza o ritmo e a velocidade média nos primeiros treinos, apenas para que seu corpo não saia de um período de repouso para um esforço intenso demais.
- Não adianta treinar em maior quantidade para compensar o tempo que não treinou. Aumentar o volume de treinos a níveis que não se estava acostumado apenas com o intuito de repor o tempo perdido só aumenta as chances de se lesionar ou sobrecarregar músculos e estruturas articulares. Tenha paciência!
- Lembre-se: resultados não são obtidos em uma semana. Isso quer dizer que essa semana que você parou de treinar não colocará tudo a perder, assim como exagerar na quantidade ou intensidade dos treinos ao voltar não será determinante para você chegar mais próximo do seu objetivo.
Coragem e… vamos que vamos! Afinal, o próximo feriado está logo aí, faltam menos de quarenta dias 😉