AlimentaçãoBeleza & Saúde

Chá de amora

Olá mulherada!

Nós adoramos chá! Seja no calor ou no inverno, o chá é uma das bebidas mais práticas que existem e ainda faz um bem danado pra saúde, principalmente se for feito em casa. 🙂

Já demos dicas sobre o chá verde, chá de hibisco, chá termogênico e hoje vamos falar do chá de amora! Um chá que talvez você ainda não conheça, mas que tem benefícios incríveis.

cha-de-amora

Consumido por aqueles que estão em busca de uma vida mais saudável, o chá de amora pode ser mais um importante aliado para aqueles que apostam em bebidas mais naturais. Para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, a especialista Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do Programa Bio Nutri da Bio Ritmo Academia, listou as vantagens de se consumir a infusão, que além de possuir paladar adocicado, é uma ótima reguladora intestinal.

O chá de amora, que tem efeito antioxidante, é rico em vitamina C e indicado para combater males como diabetes e colesterol. Na saúde da mulher, a bebida se mostra benéfica em várias fases da vida, pois alivia as dores das cólicas menstruais e ameniza o desconforto da tensão pré-menstrual e dos sintomas da menopausa”, explica a nutricionista.

De acordo com Fúlvia, o chá facilita o consumo de líquido para quem tem dificuldade em ingerir água, contribuindo para aumentar a hidratação e melhorar as funções do organismo, além de driblar a fome, colaborando para o emagrecimento. “Os chás são ricos em compostos biologicamente ativos, como flavonoides, catequinas, polifenóis, alcaloides, vitaminas e sais minerais, que auxiliam na prevenção e no tratamento de várias doenças”, considera.

Como preparar o chá?

  • Ferva 1 litro de água e desligue o fogo;
  • Acrescente 1 colher de sopa da folha de amora seca;
  • Deixe em infusão por 5 minutos e coe.
  • Consuma na temperatura de sua preferência, sem açúcar ou adoçantes, até 24 horas depois do preparo.

Segundo Fúlvia Gomes Hazarabedian, nutricionista da Bio Ritmo, o indicado é beber até 600 ml do chá por dia, totalizando três xícaras, nos intervalos das refeições. “É importante não ferver a erva durante a preparação. Coloque-a em água quente e deixe descansar por cinco minutos. Depois, é só coar e servir. Para cada litro de água, use uma colher de sopa de folhas secas moídas. A bebida pode ser consumida quente ou gelada”, reforça a especialista.

E ai, bora tomar mais chá?

Mari Frioli
A Mari é maratonista e adora um desafio! Atualmente está voltando aos treinos após o nascimento da sua filha Fernanda. ;)

Deixe um comentário