Olá mulherada!
Quantas vezes no meio de uma corrida, seja uma prova ou um treino, você se pegou pensando que nada ia dar certo? Que era melhor andar, ou até mesmo, desistir?
Isso já aconteceu com todo mundo! (ou sempre acontece) E é por conta disso acontecer com todo mundo e com muita frequência (praticamente toda corrida!) que eu decidi escrever e dar algumas dicas para te ajudar naquela hora que o diabinho colar no seu ombro. 😛
Porque muitas vezes nós nem notamos esses pensamentos, só sentimos que nada está dando certo. Mas detectar esses pensamentos e criar mecanismos para afastá-los não só fará você correr melhor, como também, correr mais leve. 😉
Reconheça os pensamentos negativos
Padrões de pensamentos negativos são repetitivos e improdutivos. Eles não servem a nenhum propósito real e causam emoções negativas, as nossas emoções são um reflexo de nossos pensamentos e sentimos isso diretamente no nosso corpo. Uma vez que aprendemos a reconhecer e identificar os pensamentos negativos quando eles ocorrem, podemos começar a ter uma escolha sobre como reagir.
Então tente identificar quando surgem os pensamentos negativos, para você começar a reagir contra eles. Preste atenção a si mesmo, preste atenção ao que você pensa enquanto corre. Torne-se um observador curioso dos seus pensamentos.
Não sofra por antecedência!
Muitas vezes o pensamento negativo pode assumir a forma de imaginar ou esperar que as coisas ruins vão acontecer ou que nada de bom vai acontecer para você. Você pode se preocupar com uma lesão ou um treino não dando certo, mesmo que nada tenha realmente acontecido ainda.
Este é um exemplo de quando pensamos pensamentos negativos, a mente se lança para o futuro e evoca cenas e pensamentos sobre o que poderia dar errado. Evite fazer isso, troque seu pensamento para algo de sucesso, pense que você não irá se lesionar, que o treino transcorrerá bem, que você terminará a prova bem. Faça boas projeções.
Lembre-se que ninguém é perfeito.
Outro pensamento negativo é criticar-se constantemente. Você pode ser muito duro consigo mesmo, concentrando-se em todas as suas fraquezas e falhas. Não faça isso! Isso pode ser a causa da tremenda pressão que você sente. A auto crítica muitas vezes anda de mãos dadas com a baixa auto-estima e falta de confiança.
Confie em você! Tente se elogiar quando terminar um treino ou quando alcançar um objetivo, e não só isso, valorize suas qualidades e lembre-se sempre delas. Todos nós somos seres humanos únicos e especiais. <3
Não chore pelo leite derramado.
Quem ai já ouviu essa frase? Parece boba, mas faz todo o sentido. Adianta chorar pelo leite derramado? Não. Então faça o mesmo com as outras coisas.
É fácil se debruçar sobre os seus erros, mas a única coisa que você pode fazer é aprender com eles e seguir em frente. Não conseguiu treinar? Bola pra frente! Algo aconteceu como você não esperava? Aprenda com isso e toque a vida.
Todo dia temos um dia inteiro de novas oportunidades, de fazer melhor, de fazer o que é possível… não fique “sofrendo” com o passado, ele já foi. Não há nada de negativo sobre simplesmente refletir sobre experiências passadas. É assim que aprendemos e amadurecemos como pessoas, a negatividade surge quando você insiste em uma situação várias vezes, sem intenção real de aprender e seguir em frente – mas em vez disso você fica se lamentando ou desejando que as coisas fossem diferentes em vez de aceitar as coisas como elas são.
Tire uma lição e siga em frente. 😉 Não sofra!
Todos tem problemas, e muitas vezes piores que o seu.
Os pensamentos negativos muitas vezes giram em torno do que há de errado em nossa vida. Sua atenção se fixa sobre isso e exagera os chamados aspectos negativos da vida. E ai sua mente esquece de tudo que está indo bem.
Toda vez que você focar no que está acontecendo de ruim, tente mudar o foco. Eu sei que é difícil, mas ao se esforçar e focar no que está dando certo (vendo o lado bom das coisas), você deixará os pensamentos negativos para trás.
Sem contar que há sempre alguém no mundo em pior situação que a gente, e não será numa corrida que escolhemos como atividade para nos divertir e dar prazer, ou, durante os treinos que nos trazem saúde, que você terá problemas. 😉 Isso é só uma parte da sua vida. Lembre-se disso.
Então no meio da corrida surgiu um pensamento que está deixando suas pernas mais pesadas, respire fundo e lembre-se que mais pessoas estão na mesma situação que você e reaja. E nunca, nunca se esqueça: você não está sozinho! E o principal, você não está sozinho e as pessoas continuam, siga em frente também!
Viva o presente! Ele não tem esse nome à toa.
Observe que muitos pensamentos negativos fluem principalmente a partir de duas direções. O primeiro é reviver o passado, talvez você rumine sobre seus erros, problemas, culpa e qualquer coisa em sua vida que não aconteceu como você esperava. A segunda é se preocupar com o futuro, medo do que pode ou não pode acontecer por si mesmo ou os outros.
Para não ficar numa espiral de pensamentos negativos, tente pensar mais no presente, redirecione sua atenção para o aqui e agora. Dê ao presente momento a sua atenção absoluta. Uma forma de fazer isso é observar o que está acontecendo ao seu redor, e não entre num diálogo mental sobre o que você vê, tente focar nos seus sentidos: ouça o ambiente, cheire o ar, sinta a sensação do ar na sua pele e o chão que você pisa.
Ao fazer isso você irá se concentrar tanto no presente, que não terá tempo para remoer o passado ou se preocupar com o futuro. Quando você está realmente no momento presente, o passado e o futuro não têm poder sobre você. 😉
Vai dar errado? Não! Vai dar certo.
Se você está correndo e vem o pensamento de que algo irá dar errado, mude seus pensamentos para o que poderia dar certo. Algo muito importante e que você nunca pode esquecer é que a mente só pode pensar um pensamento de cada vez, mudando assim do negativo pro positivo, você elimina o negativo.
Use para isso uma afirmação. Comece afirmando para si mesmo algo positivo e que se auto sustente. A mente vai se concentrar no que você está repetindo para si mesmo. Por exemplo: “Eu treinei para isso“, “Eu consigo sim, eu sei que consigo“.
Você também pode usar humor e diversão. Nós ficamos muito sérios e estressados quando nós estamos pensando pensamentos negativos. Pense em algo engraçado para mudar a energia, ou se os pensamentos já estão aparecendo antes de você correr, faça algo divertido como passear ou sair com os amigos. Não deixe que seus pensamentos negativos tenham poder sobre você. Seja proativo em eliminá-los.
Leia frases positivas
Lá no nosso instagram todo dia nós postamos frases motivacionais, não deixe de nos seguir. 😉
! Lembre-se que o pensamento negativo que você está pensando é “apenas um pensamento negativo“. Pensamentos negativos ganham impulso cada vez que você pensa um ou outro. Então pare de pensar neles!
😉 Espero que tenham gostado e que este texto te ajude a alcançar seus objetivos.
Adorei o texto e vou usar as dicas pois isso acontece muito comigo
E o mais incrível é como a finalização da prática da corrida ou de qualquer outro exercício físico de que gostamos nos dá uma sensação de bem-estar, que faz os pensamentos negativos automaticamente desaparecerem dando lugar aos bons pensamentos e sentimentos…
Por isso que, por mais difícil que possa parecer o durante, não devemos desistir, porque o fim sempre nos surpreenderá de uma maneira positiva 🙂