Este ano, a Nike lançou uma campanha global com foco nas mulheres, a #DesperteSeuMelhor (falamos sobre a iniciativa em detalhes aqui). A verdade é que a Nike já faz comerciais voltados para o público feminino há muitos anos. Esses dias cruzei com uma propaganda bem antiga da marca, a “If You Let Me Play” (Se você me deixar jogar), de 1995!
A mensagem do comercial traz alguns dados estatísticos (da época, não sei dizer se mudaram ou não) que comprovam os benefícios que o esporte traz para a autoestima e para a saúde das meninas, como menor risco de desenvolver depressão ou câncer de mama, além de se sentirem mais fortes para enfrentar a violência e sair de um relacionamento abusivo.
O comercial marcou uma geração e foi eleito como um dos melhores do ano de 1995 pelos leitores do jornal USA Today, além de ser um dos favoritos da Oprah.
Apesar das críticas que muitos fazem hoje à campanha por seu tom condescendente (se você deixar…), dando a entender que precisamos da permissão de alguém (homens, no caso) para fazermos isso ou aquilo, particularmente sou mais inclinada a acreditar que vem do fato do comercial falar de meninas (crianças) que, sim, precisam muitas vezes da permissão de um adulto (pais ou professores, de ambos os sexos) para fazer o que desejam. Inclusive se dedicarem a algum esporte, mesmo como parte de uma brincadeira.
De qualquer forma, o curioso (e triste) é que um comercial que já completa 20 anos poderia facilmente ser transmitido hoje. Afinal, ainda vemos meninas sendo inibidas ou mesmo privadas da prática de esportes porque “é coisa de menino”.
Quem aqui lembra da campanha “Like a Girl”, lançada pela Always no ano passado, em que pediam a atores de diferentes idades e gêneros “correrem como uma menina” para depois desconstruírem esse conceito e todo o machismo que ele carrega?
Infelizmente, ainda precisamos dizer para as meninas que elas podem ser fortes e atléticas, e que os esportes não são algo restrito ao mundo masculino. O lado bom é que o número de mulheres que praticam atividades físicas regularmente, com destaque para a corrida, cresce a cada dia.
Por mais que esses comerciais nos emocionem e estimulem muitas pessoas a rever esteriótipos, acredito que os melhores exemplos que nossas meninas podem ter vêm das mulheres adultas que as cercam: suas mães, tias, irmãs, primas, professoras… Já contei aqui que eu mesma fui uma dessas meninas que sentia pouco estimulada a praticar esportes. Se hoje alguma das crianças que convive comigo me tiver como um exemplo para não matar a aula de educação física na escola, rs, não há medalha ou prêmio melhor que eu possa receber.
A gente nunca sabe quem está inspirando… Mas de uma coisa estou certa: juntas estamos inspirando a mulherada de amanhã! 🙂
Precisamos continuar na campanha, assim como a Nike continuou. Acredito que estamos inspirando sim, dando suporte umas pras outras. Acho que mesmo que uma mulher não saiba ainda dizer pra sua filha que ela pode usar azul, ou ser forte e atlética, só de ser uma mãe que se sente linda e independente e faz o que acha melhor pra si…o exemplo ensina mais do que as palavras.
Sejamos essas mulheres de queixo erguido, de peito aberto e com a cara pronta pro tapa. <3