Há um tempo atrás eu fiz um post no Instagram do Corre Mulherada sobre temperos prontos e teve um comentário falando que tempero natural era coisa de quem tinha tempo sobrando. Ai gentemmmmm, fiquei tão ofendida, hahahha. Tô rindo, mas é sério. [pausa para #mimimi] Agora que sou desempregada, todo mundo pensa que passo o dia de rabicó pra cima. Mas vou contar uma coisa, eu sou dona de casa, limpo casa, cozinho, cuido das filhas, troco fralda, lavo roupa, passo…tempo é algo bem escasso por aqui. Principalmente porque tenho que fazer tudo enquanto Rebeca dorme ou nos 5 minutos que ela fica de buenas sentada brincando, sem chorar [despausa]
Como tempero é tudo nessa vida (e ainda ajuda a emagrecer) e praticidade também, eu vim contar um pouquinho de como fazemos aqui para facilitar o uso dos temperos naturais.
Alho, cebola e sal
Eu descasco rapidinho e pico. Já penso na quantidade que eu preciso para todos os pratos e faço tudo de uma vez. O sal uso bem pouquinho. Quanto mais tempero natural usamos, com o tempo nosso paladar vai se acostumando e a tendência é reduzir o uso do sal. Aqui em casa é do mesmo jeito, fomos reduzindo aos poucos e hoje em dia usamos pouquíssimo sal.
Açafrão da terra e pimentas branca e preta
Até uns meses atrás, o açafrão ficava no meu porta-temperos que fica em cima da minha geladeira. Aí notei que estava sujando tudo ao tirar o pote de lá. Aí veio a ideia de colocar em um saleiro. Melhor ideia! Não suja mais nada e ficou muito mais prático de guardar.
As pimentas ficam misturas em um moedor de pimenta e pronto, rapidinho estão moídas e temperando lindamente minhas comidinhas.
Cebolinha e salsinha
Como estragam muito rápido se deixar na geladeira, eu pico tudo e coloco em um pote no freezer. Não estraga e na hora de usar basta colocar a quantidade desejada na panela.
Observações:
Com exceção do açafrão da terra, todos os temperos relatados acima eu uso em todas as refeições.
Minha mãe já deu a dica de picar bastante cebola e conservar na geladeira ou congelar, mas quem manda na cozinha aqui é o maridôncio e ele não curte a cebola congelada (acha que perde o sabor), então picamos sempre que vamos usar.
E aí, acharam difícil? Alguém tem mais alguma dica para me dar?
Eu acho bem que o dia de todo mundo tem 24hs igualzinho, o seu e o das meninas que te julgam por usar tempero natural e ser “desocupada”. Questão de ter ou não tempo é definição de prioridades.
Tem mil truques, mil atalhos, tanta coisa disponível na internet e na tv… a gente passa o dia todo com o celular na mão, porque não aproveitar pra aprender??? mas não, optamos por passar um tempo enorme falando bobagens com gente boba. Tanta coisa que poderíamos cortar pra termos mais tempo disponível pra cuidar de nossa saúde e quem faz isso é “desocupada”???
Recado pra essas colegas: vamos julgar menos e fazer mais. Adianta a vida, desopila o fígado e ó, sobra um tempão, dá até pra ir dar uma corrida.
Enquanto isso, a quantidade de potinhos de ervas secas e temperinhos só vai aumentando na minha cozinha e meus exames cardíacos cada vez ficam melhores.
Má, muito obrigada! É bem por aí mesmo 🙂
Minha meta agora é montar minha mini-hortinha para enfeitar meu apê e deixar minhas comidinhas ainda mais saborosas
beijocas