Dando continuidade aos posts sobre a World Marathon Majors, hoje é dia de falar sobre a Maratona de Boston. Já falamos sobre as Maratonas de Berlim, Chicago, Londres e Tóquio.
A Maratona de Boston existe desde 1897 e é a prova mais famosa e tradicional do mundo todo! É a maratona anual mais antiga do mundo. De 1987 até 1972, era uma prova exclusivamente masculina, mas 1966 a americana Bobbi Gibb burlou as regras e se tornou a primeira mulher a completá-la. Contamos a história dela neste post.
Atualmente, a prova acontece na terceira segunda-feira do mês de abril, contando com a participação de mais de 27 mil atletas. Em 2016, acontecerá no dia 18 de abril. A qualificação para a prova é bem rígida, devido a grande procura e o percurso não conseguir comportar um aumento de atletas. Os tempos necessários variam com a faixa etária, por exemplo, para mulheres de 18-34 anos, o tempo máximo é de 3h35.
A largada é na cidade de Hopkinton e a chegada na cidade Boston. O percurso não é um dos mais fáceis, pois tem bastante subidas e descidas, que desgastam bastante os atletas. O recorde masculino atual é do queniano Geoffrey Mutai, que fez o tempo de 2:03:02 e o feminino é da também queniana Rita Jeptoo com 2:18:57.
Um dos fatos mais marcantes, aconteceu em 2013. Um atentado aconteceu a poucos metros da linha de chegada quando a prova ultrapassava 4 horas de duração. Duas bombas foram detonadas com 15s de diferença causando a morte de 3 pessoas e ferindo mais de 200. Os suspeitos Tamerlan e Dzhokar Tsarnaev foram localizados 4 dias depois e após uma caçada, Tamerlan foi morto e Tsarnavev foi condenado a morte.
Rebekah Gregory foi uma das vítimas do atentado e em 2014 cruzou a linha de chegada de cadeira de rodas num tributo às vítimas e aos sobreviventes, antes de ser amputada em novembro do ano passado. Neste ano, ela cruzou a linha de chegada com uma perna de prótese, emocionante!
Mais informações: site oficial.
Me emocionei com a história da Rebekah! 🙂