Agora que já falamos um pouco sobre o que são as World Marathon Majors, vamos contar um pouco mais sobre cada prova por aqui. Quem sabe você não se inspira e participa do desafio em 2016? 🙂
Começo falando sobre a Maratona de Berlim, uma das minhas cidades favoritas nesse mundo. Conheci a cidade no ano passado e voltei para casa apaixonada. Berlim é realmente especial e não podia deixar de ter uma Maratona à sua altura.
A primeira edição da prova aconteceu em 1974, quando Berlim ainda era dividida em duas, com a participação de 286 atletas que correram em volta da Berlim Ocidental. Atualmente a prova tem a participação de mais de 40 mil esportistas e é dividida em dois dias. No sábado, cadeirantes, patinadores, skatistas e ciclistas percorrem exatamente o mesmo percurso de 42,195km. De tarde, no sábado, também acontece a corrida infantil, com percurso de 4,21km. No domingo é a vez da Maratona tradicional.
O percurso é plano e passa por vários cartões postais da cidade. Berlim é uma cidade que transpira história e, se você se interessa pelo assunto, vai adorar o trajeto. A largada e a chegada são próximas ao Portão de Brandenburgo, que na antiguidade era a entrada para a avenida que levava ao Palácio dos reis da Prússia. Começando já assim, o percurso só vai melhorando: você verá a Coluna da Vitória e o Reichstag, o Tiergarten, a Postdamer Platz e, com certeza, várias e várias marcações de onde o Muro de Berlim passava até 1989. Literalmente um passeio pela história.
Durante o trajeto os esportistas tem água, esponja molhada e cerveja nos pontos de hidratação. É claro que alemão tinha que ter cerveja para se hidratar, né? Adorei! <3
Por conta do percurso plano, dizem que a prova é ideal para ser a primeira Maratona ou para bater recorde pessoal. Geralmente o valor dos prêmios é considerado alto (esse ano é de $50.000 para os primeiros lugares masculino e feminino) e, por isso, é uma prova que consta no calendário anual de muitos maratonistas profissionais. Pra você ver que o pessoal não vai de brincadeira: ano passado o queniano Dennis Kimetto bateu o recorde mundial em Maratona com o tempo de 2:02:57. OLHA ESSE TEMPO PELO AMOR DE DEUS, O HOMEM VOOU! :O
O Brasil já teve um campeão na prova: em 1998 o mineiro Ronaldo da Costa não só venceu, como também quebrou o recorde mundial terminando em 2:06:05. Desde então, só o Quênia e a Etiópia tiveram campeões por lá.
A prova deste ano acontece no dia 27 de setembro e há meses já tem as inscrições esgotadas. A inscrição deste ano custou € 98 e, para participar, todos precisaram enviar comprovantes de tempo em provas anteriores.
Sempre digo que não tenho o sonho de correr uma Maratona, mas a Maratona de Berlim com certeza absoluta seria minha escolhida caso esse sonho apareça algum dia. Só de pesquisar para esse post já fiquei babando!
Mais informações: Site oficial
2 Comentários