Treinos

Minha Corrida: Erica – 10 Coisas que aprendi correndo (parte 2)

Arô, arô, mulherada!
Demorei, mas voltei com o assunto ‘Coisas que Aprendi Correndo’ – para quem não leu, parte 1 AQUI – .
Então, vamos para a parte 2? 😉

6 – A preguiça não vai embora, terei que vencê-la TO-DO-SAN-TO-DI-A!

141217_apenasobservandomacaco

 

Não adianta, são dois anos e meio nessa vida de corrida e Dona Preguiça não quer me largar. Tem dias que está mais “sussa” e só dá aquela piscadela marota, mas tem outros mermã, que ela faz até cafuné. Se você trabalha e/ou estuda, piorou! Ahhh, mas a ˜musa-fit˜ acorda todos os dias às 4h e vai correr de boas. Aí você tocou num ponto chave: Dna. Preguiça visita todo mundo, inclusive a ˜musa-fit˜, vai de cada uma decidir se vai cair na lábia dela ou não.

 

141217_manterofoco2
Fortaleça sua mente e use as armas que tem disponíveis e que funcionam para você, seja trocar o wallpaper do seu celular ou imprimir frases motivacionais e colar em algum lugar visível. Visualize sua meta e vá em frente! Dna. Preguiça pode até ser boa de papo, mas ela não vai amarrar seus pés. E se chegar a fincar as unhas nas suas costas, aproveite e a leve pra dar uma corridinha contigo rs.

7 – Se comparar com o outro é o mesmo que entrar numa furada!

Esse é o único item que aprendi observando algumas pessoas. Nunca gostei de comparação. Acho uma palhaçada infundada, até porque somos indivíduos únicos.

141214_tartaruga
Não, não fiquei revolts de uma hora pra outra e nem estou aqui lançando indireta para alguém. O que vou dizer aqui não é uma novidade. Nas redes sociais, especialmente Instagram, vejo cada vez mais atletas amadores jogando seus tempos como se isso fosse mudar suas vidas.
Quer se superar? Se supere pra você! A não ser que o REAL motivo de seu post for para edificar (dá para perceber quando é verdadeiro e quando não é) .
Já vi fulano tirar print do seu tempo e da beltrana para comparar. É de lascar!
Vou jogar a real: muita gente comenta por educação. Quem se importa se você fez 1 milésimo de segundo a menos que no dia anterior? Se melhorou minutos do seu tempo, vá lá…mas segundos??? “Fiz 5k em 15:13:02Emeio” zzZZzzZZzzRÓINC

gente-qual-a-necessidade-disso

 

Sabe por que joguei isso na minha lista de aprendizados? Porque já conversei com algumas pessoas que se sentiram inferiores ou que não se consideravam corredoras porque não eram tão velozes como fulana (que falava da derrota que era correr no pace 6), ou porque não corriam a distância de beltrana.  Que besteira! Parafraseando uma amiga querida “Então agora existe um regulamento ou uma bíblia-do-corredor dizendo que só é corredora se você correr mais do que 10k ou no pace de 4?”.

Menos, galera! Ser humano e suas serumanidades…

8 – Procurar melhorar a alimentação não é frescura ou modinha.

140930_desafio-dia6-sacovazionaoparaempe

Uma coisa acaba levando à outra.
Muitas pessoas começam a correr porque querem emagrecer, outras porque foram levadas pela  popularização das corridas de rua. Eu estou nos dois casos [e também porque não queria fazer academia rs]. Seja pelo motivo A ou B, é incrível como você começa a refletir sobre o que está “colocando pra dentro” do seu corpo. A corrida faz isso contigo!
De início lia muito sobre alimentação para melhorar a performance na corrida, depois procurei uma nutricionista esportiva e hoje quero qualidade nos alimentos que consumo. É muito legal porque você acaba [sem querer-querendo] sendo levada a uma consciência corporal e consequentemente adotar atitudes mais saudáveis.
Não estou falando sobre a mania de fitness-tizar os alimentos (isso sim virou modinha) e sim sobre querer consumir comida de verdade!

 

Cuide_do_seu_corpo

9 – Posso fazer autoanálise enquanto estou correndo

AMO isso na corrida! ♥
Quando estou correndo, estou tirando um tempo só para mim. Durante a corrida posso refletir sobre a vida, minhas atitudes, rever meus pensamentos, “esvaziar” a cabeça e ser levada por uma música ou tirar os fones e simplesmente curtir o visual. Quando estou chateada com algo, estressada, na TPM ou com muita raiva eu desconto no asfalto.
Eu corro porque me faz bem, tanto no corpo, quanto na alma. Corro para organizar meus pensamentos. Corro para me desafiar a ir mais além. Corro para me inspirar. Corro porque me faz feliz! Corre porque me faz sentir viva!

 

141217_sensaçãodeviver

10 – A corrida nos recompensa com presentes para a vida inteira ♥

Alma lavada, coração mais forte, um corpo melhor e amigos (as), ahhhh os amigos (as) que a corrida nos traz!
Cada um com sua história de vida e sempre dispostos a te levantar quando o “negócio” não vai muito bem. Corredores te acolhem, te motivam e te ajudam. Sim, a corrida me aproximou de algumas pessoas que não tinha mais contato e também me trouxe de presente grandes amigas. Isso não tem preço, gente! Escrevo com sorriso nos lábios e coração feliz ao lembrar da carinha de cada uma. Poucas amigas, mas amigas para levar pro resto da vida. ♥

141013_desafio-dia14-corremulherada

BONUS – Aprendi que a vida passa muito rápido, portanto devo me divertir durante todo o processo!

Precisava escrever isso: tem que haver diversão acima de todas as outras coisas. Não um fardo ou um compromisso com treinador A ou B, ou (se você é blogueira), com suas leitoras. Tem que vir de dentro!
Tudo nessa vida passa: bens materiais, tempo de prova, distâncias percorridas, seguidores nas redes sociais ou a quantidade de likes que recebe. No final, o que realmente importa é o que você levará na memória e se foi de fato, feliz e verdadeira. Se manteve sua essência durante o processo todo.

Porque se manteve, tenha certeza que se divertiu de verdade. ♥

diversão_na_corrida

13 Comentários

  • Post ótimo Eri! Vencer a preguiça é um ato diário, rsrsrs. Isso da comparação só aprendemos com o tempo (assim como não fazer toneladas de provas, rsrsrs – que eu ainda tô penando pra aprender), o melhor é você se comparar ao seu “próprio eu do passado”, querer ser melhor hoje do que você foi ontem. Se fizer isso ficará muito mais satisfeita e muito mais feliz, exatamente pelo oq vc falou “todos nós somos diferentes”. 😀 😀 Acho que é exatamente isso que faz eu estar sempre animada com os treinos. (morri de rir com a foto do cachorro, sensacional!)
    O item 9, com toda certeza hoje é o que mais me atrai na corrida, brinco que ela é um anti depressivo/anti estresse natural. <3
    Espero que este post um dia tenha uma parte 3, com mais coisas que você aprendeu com a corrida. 😛

  • Nossa, fui eu que escrevi esse post? Não é atoa que nos damos tão bem, pensamos igual e nosso saco se enche das mesmas coisas. Bom que vc sabe de onde tá vindo a aporrinhação e consegue agora equilibrar melhor as coisas. Melhor post ever!
    Tchamo e amo o catchorro da foto tb…kkkk
    E fofa-se tudo isso! <3

  • Cachorrinho lindo, já foi minha capa de caderno na ex-agência. HAHAHAH.

    Eri, amei os dois posts. São aprendizados com os quais me identifiquei e muito importantes. <3

  • Que post lindooooo!!!! E a parte do 30 segundos e meiozzzzzz, porraaaaammm é de fuder.

    A parte de se comparar seu tempo com o seu tempo era exatamente o que estava fazendo quando engravidei (e não vejo a hora de voltar a fazer) porque né, será que algum dia farei 5K sub 30′? Essa é minha meta 🙂

    E a melhor parte é correr com as amigas <3 <3

    Beijocas

  • Amei a sua série de Post Érica, sigo a pouco tempo vocês mas me identifico muito com a forma verdadeira e sincera que vocês passam suas experiências para nós leitoras.

    Vejo muitos blogs e percebo a diferença com que vocês tratam os assuntos.

    Érica, a sua história com a corrida é inspiradora! Meus parabéns pelo seu progresso e continue nessa jornada gratificante. Corro a pouco tempo e já estou completamente apaixonada por esse esporte, sempre gostei de correr, mas nunca tinha participado de corridas, até que finalizei a primeira corrida e virou um “vício saudável” rsrs

    Beijos 😀

  • É exatamente isso ai!!

    Me identifiquei muuuiito com o 6 e o 7!!

    6- Todos os dias eu mato um leão, pq o sono me dá um abraço bem forte todas as manhãs!! kkk

    7- Não tenho pressa (apesar de ser corrida…rs)… um dia a gente chega lá, o que não pode é desistir!!

    Obrigada pelo post! =)

  • Eu simplesmente AMEI esse post! Não sou corredora assídua, estou tentando criar o hábito, e é incrível que em tão pouco tempo eu já consigo me identificar com quase tudo o que você descreveu nesse texto. A questão da satisfação em correr, do alívio de tensão, do momento só pra gente é o que mais me encanta e me faz querer cada vez mais. Vencer a preguiça, melhorar a alimentação, criar o hábito, a rotina.. é difícil, mas vale muito a pena. EU AMO CORRER!

  • Adorei seu post…sou corredora iniciante e pra mim o mais difícil é o horário dos treinos…cedo….mas isso me mostra que eu amo correr, pois consigo superar a dificuldade de levantar…e durante e depois dos treinos me sinto feliz e penso: “valeu a pena!”.
    Obrigada pelas dicas!

  • gostaria de parabenizar este blog que amo leio tudo, queria saber onde vocês treinam, vejo vocês todas juntas deve ser muito legal.

    • Obrigada, Patrícia!
      Nós treinamos separadas, sabe como é…cada uma mora pra um canto. rs
      Mas sempre nos encontramos nas corridas e marcamos com as leitoras e amigas nelas. Quem sabe a gente não se encontra, né?
      Beijinhos! :*

  • Faço das palavras da minha xara as minhas, amo esse blog, vc é motivadora, estou começando um namoro com a corrida e estou apaixonada, tenho me identificado muito com tudo oque disse.
    Obrigada, pelas dicas!

Deixe um comentário