Dicas

Xô, Tédio! – Dicas para treinar na esteira

Eu adoro correr seja na rua ou na esteira, mas com a rotina casa-filho-marido-cachorro-blog-trabalho-treinos (cansei! rs) a esteira é muito mais prática, e por isso, é onde eu mais treino. Além de se encaixar melhor na minha vida, a esteira também deixa a família mais tranquila, porque sabemos como está a violência por aí, né? A esteira tem muitos benefícios, mas tem uma desvantagem que faz MUITOS corredores fugirem dela: a esteira é monótona. Como a Aline já falou por aqui não dá para negar que ficar muito tempo em cima de uma esteira olhando para frente é chato, a paisagem não muda, por isso distâncias maiores se tornam difíceis de ser feitas na esteira“. E tem dias que é chato mesmo, o tempo não passa e parece que eu tô correndo feito hamster, rsrsrs. 😛

Mas depois de quase dois anos treinando sempre na esteira, aprendi a me entreter e terminar o treino sem sofrer tanto e reuni neste post várias dicas para vocês!

corrida-esteira

Mude!
Você está correndo e começa a ficar entediada. Mude algo. Coloque um pouco de subida, aumente a velocidade ou diminua um pouco. E vá mudando a cada 500m, você ficará mais animada, principalmente se for deixando a corrida mais desafiadora.

Divida seu treino em séries
Se seu treinador passa séries para você, por exemplo, 3 x 10′ moderado + 5′ leve, ótimo. 🙂 Mas se você não tem treinador, faça você mesma uma divisão no seu treino e monte um treino intervalado. Você vai correr 5km? Divida de uma forma que te mantenha animada durante o treino, exemplos:

  • faça 5 repetições de 1km, sendo um quilometro em ritmo moderado e outro quilometro em ritmo leve, até terminar;
  • faça 3 repetições de 10 minutos, no minuto par você trota, no minuto ímpar você corre.
  • faça 2 repetições de 2,5km, a primeira repetição numa velocidade confortável e a segunda você vai aumentando a velocidade a cada 500m.

Foco no seu corpo
Ao invés de ficar olhando o tempo e a quilometragem, observe seu corpo. Relaxe os ombros, não cruze os braços na frente do peitoral, mantenha os braços alinhados, contraia levemente o abdômen… tem sempre alguma coisinha pra corrigir na nossa posição ao correr. Após corrigir, lance um desafio a si mesma: vou manter meus braços alinhados por mais um quilômetro, vou correr por 10 minutos contraindo levemente o abdômen. 

Dedique a corrida a alguém
Na hora de subir na esteira, pense em uma pessoa que você quer dedicar o treino. Você também pode dedicar cada quilômetro a uma pessoa diferente. Pra funcionar, escreva o nome (ou os nomes) num post-it e cole na esteira. Sempre que estiver cansada, lembre-se que está treinando para aquela pessoa. 😀 Isso funciona muito comigo, inclusive nas provas, costumo dedicar sempre os meus quilômetros rodados. 🙂

Frases motivacionais
Sabe aquelas frases motivacionais que você adora? (segue a gente no Facebook e no Instagram, nós estamos sempre postando). Escreva-as num post-it e cole na esteira, se uma só não for suficiente, escreva várias e leia-as quando estiver pensando em parar. Isto faz com que sua mente pense em algo positivo e ainda distrai.

Simule a prova
Se você tiver a altimetria do percurso da prova para a qual está treinando (normalmente disponível no site da prova). Imprima a altimetria, faça marcações de subidas/descidas e simule a prova na esteira. O tempo vai passar mais rápido e você ainda vai ganhar confiança para o dia da prova.

Mentalize a prova
Outra forma de utilizar a prova, para a qual você está treinando, é correr mentalizando como ela será, como será quando você completá-la? Eu faço isso sempre, penso que o treino “é só uma parte da prova” e fico imaginando como será quando eu estiver na prova, já me imagino completando, pegando a medalha… Fico super entretida, como sou super sensível, tem dias que até me emociono #alocka rsrsrs.

Contando carneirinhos? Não, contando passadas.
Conte quantas vezes seu pé direito pisou na esteira em um minuto. O ideal é que seja entre 85 e 92 vezes. Faça isso e além de te entreter, você ainda melhora sua cadência.

Músicas
O artificio mais utilizado pelos corredores é correr ouvindo músicas que gostam, músicas que animam. É um recurso básico que funciona. Nós já demos diversas dicas de podcasts por aqui que são focados na corrida. Você ainda pode montar a sua playlist personalizada e botar pra tocar quando for treinar na esteira. Se você gosta de audiolivros, eles também são bons para entreter. 🙂

Uma outra ideia bem divertida é montar a sua playlist e escolher algumas músicas, que ao serem tocadas, você deve aumentar a velocidade da esteira. 🙂 Se deixar no modo randômico do tocador ficará ainda mais divertido.

Notícias, Filmes, Seriados…
Tem uma tv ou um tablet disponível? Bora lá assistir a tv ou colocar seriados e filmes. Você também pode entrar no clima e assistir filmes de corrida, como: Forrest Gump, A Corrida Para a Glória, Corra Lola, Corra, O Lado Bom da Vida e Carruagens de Fogo. Tantos os filmes quanto os seriados são ótimos para entreter e acabar com o tédio da esteira.

Divida em dois treinos
Você precisa fazer uma corrida bem longa? Divida em dois treinos separados. Por exemplo, você precisa treinar 16km, corra 10km de manhã e de tarde corra os outros 6km. 🙂

Programa da esteira
A maioria das esteiras tem programas de corrida, escolha um destes programas e se mantenha entretido.

Desafie sua amiga
Você treina com uma amiga e as duas já estão entediadas? Desafiem-se e corram cada uma em uma esteira, lado a lado. É bem divertido e a hora vai passar bem mais rápido.

Tem mais alguma dica para a esteira não ser tão chata? Deixa ai nos comentários!

E se você adora esteira, não deixe de conferir algumas planilhas para correr na esteira.

Mari Frioli
A Mari é maratonista e adora um desafio! Atualmente está voltando aos treinos após o nascimento da sua filha Fernanda. ;)

8 Comentários

  • O lance de dividir o treino para não sentir tanto tem funcionado pra caramba comigo!
    Eu fico sofrendo com míseros 5k na esteira, fico de saco cheio.. então agora vou zerando a esteira a cada vez que tenho que mudar bastante de ritmo. Tá dando muito certo! 😀

  • Esteira é muito chatooo. Vou aplicar tds as dicas, pq só tô conseguindo correr na academia agora, sem tempo pra rua e a noite maridão não deixa srsrsr

  • Ameiiiiiii as dicas. Comecei a gostar de correr em fev/2015, mas já fazia academia (aerob+musculação). Fiquei 1 mês e meio sem academia e agora voltei e estou sendo “obrigada” a treinar na esteira. Tenho meus truques, como por exemplo: playlist própria e som alto, pra não distrair com os barulhos em volta e nem conversar; fico na esteira que dá pra ver a rua, pq tem um morro à vista, com vegetação bem verdinha e fico correndo olhando pra lá, me imaginando subindo pra alcançar o topo; não gosto de ficar nas esteiras que tem em frente a TV. Dá pra quebrar o galho.

  • Sempre leio os posts do blog mas nunca interagi. Há pouco mais de um mês comecei a correr nas terças e quintas na esteira da academia. Acho um tédio correr no mesmo lugar (rs) e a maior distancia percorrida ate agora foram 4km mesmo eu sempre desejando fazer meus primeiros 5km (mesmo sendo na esteira). Hoje cedo li esse post e no horário do almoço fui pra esteira correr.. Comecei contar as passadas por minutos pra passar o tempo e ainda o máximo que consegui foi 77 🙁 (nova meta: chegar a 85 passadas por minuto-que é o mínimo). Chegando nos 3,5km mais ou menos já começou bater o cansaço, o tédio e ai lembrei de uma frase que li no face do CM ontem que era mais ou menos assim: seu corpo vai até aonde sua mente mandar. E foi o que mentalizei e comecei a repetir.. Foi sofrido, mas consegui! Hoje estou feliz da vida por conseguir correr meus primeiros 5km (mesmo sendo na esteira). =) obrigada pelas dicas e o incentivo.. Vocês dão referencia pra mim!!

Deixe um comentário