Beleza & Saúde

6 dicas para evitar a insônia e dormir melhor

Fim de ano é sempre aquela correria! Projetos para concluir, trabalhos para entregar, confraternizações, compras, muita gente se preparando para sair de férias e as tarefas acumulando… Só que esse turbilhão de atividades e estímulos que recebemos a todo momento podem ter um efeito negativo em nosso organismo e a insônia vem com tudo! :/

A insônia pode ocorrer em diferentes momentos, sendo caracterizada tanto pela dificuldade de pegar no sono como quando despertamos no meio da noite e não conseguimos mais dormir. As causas podem ter origem biológica, física ou psicologica, sendo que as causas mais comuns são a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse cotidiano.

Se você está enfrentando dificuldades para dormir tranquilamente, algumas mudanças simples na rotina podem ajudar a relaxar seu corpo e prepará-lo para o momento de descanso. Selecionamos seis dicas que já funcionaram comigo:

  1. Evite ficar em ambientes com muita luz perto da hora de dormir. Pode parecer uma dica boba, mas nosso cérebro registra a presença da luminosidade, mesmo que seja uma lâmpada fraca, e isso faz com que ele entenda que ainda é dia e se mantenha alerta.
  2. Desligue os eletrônicos. Estamos cercadas de telas luminosas, o tempo todo. É a TV ligada, o celular, o computador… A Li já fez um post bem interessante falando dos efeitos que a luz azul desses aparelhos têm em nosso organismo. Além disso, há quem afirme que eles emitem ondas eletromagnéticas que nos mantêm em estado de alerta.
  3. Tome um banho quentinho duas horas antes de ir para a cama. Isso ajuda a relaxar os músculos do corpo e facilita na hora de dormir – essa dica sempre funciona comigo!
  4. Evite consumir alimentos (e suplementos!) estimulantes perto da hora de dormir. Café, alguns tipos de chá, cigarro e álcool devem ser evitados. Se você treina no final do dia, vale conferir com um nutricionista o que você tem tomado no pré e pós-treino. Muitos suplementos contêm substâncias estimulantes, como a cafeína, em suas fórmulas.
  5. Ligue o ventilador. Com a chegada do verão, mais pessoas sentem insônia, já percebeu? É que um ambiente muito quente pode deixar nosso sono mais inquieto e superficial.
  6. Verifique se o seu colchão e travesseiros estão adequados. Se seu corpo estiver mal acomodado, além de ser sono ser mais cansativo, você pode acordar com dores.

Para quem acorda no meio da noite, a dica principal é: não fique olhando para o relógio. Isso só vai te deixar ainda mais ansiosa e se sentindo culpada por não conseguir dormir. Tente relaxar e evite pensar nos problemas –afinal, você não vai conseguir resolvê-los no meio da madrugada, de qualquer forma.

Podem parecer atitudes simples, mas faz diferença. Vale a pena experimentar! Agora, caso sua insônia persista, não deixe de procurar um médico. Afinal, sua saúde merece cuidado total!

Bons sonhos, mulherada!

Ju Vargas
o autorJu Vargas
A Ju é fã das curtas distâncias e adora participar de provas diferentes. Em 2019, a meta é conciliar os treinos de corrida com outras atividades esportivas.

1 comentário

  • Nossa eu tenho feito algumas mudanças no meu ritual de dormir que tem tido efeito. Um deles foi ativar o “não perturbe” do celular a partir das 22h, assim não recebo notificações de redes sociais. Outra coisa foi ativar um app que deixa a luz do celular mais amarelada (e que ativa também as 22h). E o banho antes de dormir é realmente relaxante!

Deixe um comentário