Em pleno 2016, hehehehe, ainda tem muita corredora (e corredor!) por aí que passa batido pela área de musculação da academia. 😛 A gente sabe que a paixão pelos aeróbicos é grande, mas não custa repetir: tem que fortalecer também! Fortalecimento e alongamento são tão importantes para a corrida como os treinos de velocidade, tiro, intervalados, longões…
Preguicinhas à parte, rs, entre as razões apresentadas para “pular” essa parte do treino ainda tem muita coisa que não é exatamente verdade, mas as pessoas seguem repetindo porque escutaram tantas vezes que acabaram acreditando. Para esclarecer o que é mito ou verdade na musculação, o professor Felipe Chiavassa, da Bio Ritmo Academia, explica cinco dúvidas comuns:
Musculação é coisa pra homem
Vamos começar com o mito dos mitos, né? Em primeiro lugar, não existe isso de treino (ou o que quer que seja) “para homem” ou “para mulher”. Todo mundo pode se beneficiar com a musculação, melhorando seus níveis de força e massa muscular. “Para as mulheres, em especial, exercícios que geram sobrecarga óssea, como musculação, são indispensáveis para evitar perda de massa óssea, cujo início ocorre por volta dos 30 anos e se acentua, principalmente, após a menopausa”, ressalta Felipe.
Quem quer emagrecer, não deve fazer musculação
Mito. Com o estímulo adequado, a musculação pode ser uma excelente aliada no processo de emagrecimento, sim! Por isso, é importante você procurar um profissional de educação física e explicar quais são os seus objetivos antes de começar seus treinos, assim ele poderá preparar uma ficha adequada ao seu condicionamento atual e ao que você está buscando.
Só musculação aumenta a massa muscular
Mito. Qualquer exercício físico colabora para o aumento da massa muscular, mas as melhores opções para quem tem esse objetivo em mente são aqueles que têm como característica principal o uso da força (exercícios resistidos) — além da musculação, entram aqui também pilates, funcional e o cross fit, entre muitos outros. Dá para variar!
Se quiser ganhar massa mesmo, tem que tomar anabolizante
Mito. A melhor forma de ganhar massa muscular é combinando os treinos com uma dieta apropriada para isso, rica em proteínas e carboidratos, principalmente os de baixa carga glicêmica. Se esse é o seu objetivo, o apoio de um nutricionista ou médico especialista é de grande ajuda! Claro que existem “atalhos” por aí, mas não compensa… Com dedicação e disciplina, o resultado vem.
O certo é fazer musculação todos os dias, sem folga
Depende do seu objetivo (e do seu condicionamento). Para a maioria das pessoas, não é necessário treinar todos os dias, não… Converse com seu professor ou professora sobre suas expectativas com a musculação e outras atividades que você pratica, para que juntos vocês possam fazer a periodização dos treinos mais adequada ao seu caso. “Na musculação, mais treino nem sempre significa melhor resultado. É na recuperação dos exercícios físicos que adquirimos os principais benefícios, como aumento da massa muscular, e não durante os treinos”, completa Felipe.
Pode acreditar, vale a pena dedicar algumas horinhas da sua semana para a musculação. Falo com propriedade porque também detestava e hoje não abro mão por conta do resultado que ela me trouxe na corrida. Faz diferença (muuuita!) e nem é preciso esperar meses para perceber. Em algumas semanas treinando direitinho, você já vai notar uma melhora na sua performance. 😉
Bons treinos, mulherada!