Olá, mulherada!
Você está cumprindo sua planilha, já sonhando com aquela conquista, quando surge uma pequena lesão ou algum outro problema de saúde e você não pode correr… 🙁
Todo mundo já passou por isso ou vai passar em algum momento. Mas, com toda certeza, ninguém quer perder o condicionamento físico adquirido com os treinos, então como manter o condicionamento físico enquanto você não pode correr?
Se você vai ter que ficar parada por mais de duas semanas, talvez você tenha que mudar seus planos e escolher uma outra prova ou levar um tempinho a mais para completar uma nova distância, mas se são só uma ou duas semanas, dá pra tranquilamente trocar a atividade e voltar de onde parou.
Abaixo sugerimos algumas atividades que podem substituir a corrida durante esse período. 😉 Contudo, não se esqueça de sempre conversar com seu ortopedista e treinador para saber o que eles recomendam, afinal, cada pessoa é única, e o que estamos sugerindo pode funcionar para algumas pessoas e para outras não, depende da lesão ou da doença e até do seu objetivo.
Deep Running
Se você tem acesso a uma piscina, vai precisar apenas de um cinto (como o da foto) para praticar o Deep Running, uma corrida dentro da piscina. Seu corpo deve ficar submerso e inclinado (com o auxílio do cinto) enquanto você corre no lugar.
Pela ausência de impacto, é uma excelente alternativa para manter o condicionamento quando uma lesão nos obriga a ficar de molho. Há treinadores que indicam o Deep Running até como prevenção de lesões.
Para substituir o treino, você deve fazer o deep running pelo mesmo tempo que correria.
Ciclismo
Pedalar é uma ótima forma de manter o condicionamento cardiovascular. Tanto ao ar livre, como em ambiente interno, numa bicicleta de spinning ou ergométrica, você pode manter seu condicionamento.
Se for ao ar livre, você pode fazer o mesmo percurso que correria, só que dando duas voltas de bike. Se for em ambiente interno, você pedala pelo dobro do tempo. 😉 E a dica para aproveitar da melhor forma o ciclismo no lugar da corrida é pedalar em pé, sem sentar o máximo de tempo que conseguir.
Elíptico
O elíptico ou máquinas semelhantes são ótimas, pois você fica numa posição bem parecida com a corrida, porém não há impacto. Para substituir a corrida pelo elíptico você deve manter sua frequência cardíaca alta enquanto faz o exercício. Você pode fazer exatamente o mesmo tempo que faria correndo, mas sempre de olho na frequência cardíaca.
Há algumas máquinas em que não é obrigatório mexer os braços, mas mesmo quando não for, use os braços. Assim você simula ao máximo a corrida.
Esteira antigravidade
Há ainda poucas no Brasil, mas algumas academias já disponibilizam uma esteira antigravidade. Nela, você corre como se estivesse numa esteira normal, mas não há impacto. O treino é igual ao que você faria numa esteira convencional.
Bons treinos!
Você já ficou um tempo sem poder correr? O que você fez? Conta nos comentários!
Estou xocada com essa esteira anti gravidade =O