Ahhhh, o inverno! Tem gente que adora um friozinho e comemora assim que o termômetro começa a cair. Já eu, que tenho alergia respiratória, não costumo curtir muito essa época do ano. Por quê? Porque eu associo a mudança de temperatura com…

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Crises alérgicas! Cadê aquele glamour todo do inverno?! Hahahaha…

Não tem jeito! Se você também faz parte do grupo dos alérgicos, sabe que em dias frios, ou quando há uma mudança brusca de temperatura, os sintomas aparecem ou se agravam, como congestão nasal, coriza… “Traduzindo”, é o famoso nariz escorrendo. Sem parar. Eca. 😛

E a vontade de correr, vai pra onde? Pois é, fica difícil manter a rotina de treinos nessas condições — o que é uma pena, porque a prática de exercícios físicos não só fortalece o sistema imunológico, evitando doenças típicas do inverno (resfriados, gripes…), como também nos ajuda a respirar melhor, porque estimula a musculatura respiratória e a expansão pulmonar.

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Se você está se sentindo bem, não precisa deixar de correr só porque está frio. Mas, para que a alergia não atrapalhe o ritmo dos seus treinos, o melhor a fazer é evitar situações que podem “atacá-la” e desencadear uma crise.

Treinando ao ar livre

Para quem mora em uma cidade grande, como São Paulo (meu caso), é praticamente impossível fugir da poluição. Por isso, se for treinar ao ar livre, escolha lugares arborizados (como parques), de preferência onde a pista de corrida fique longe da passagem dos carros.

Outra dica importante é evitar horários de pico, com muito trânsito: sempre que possível, programe seus treinos logo cedo (antes das 8 horas da manhã) ou à noite (após as 8 da noite), porque além da poluição ser menor nesse horário, o ar costuma estar mais úmido.

Agora, se o dia estiver muito seco, ou se você mora em uma região que tem muito pólen, o melhor é trocar a rua pela esteira mesmo. 😉

Treinando em ambientes fechados

Confesso que acabo fazendo 80% dos meus treinos dentro da academia durante o inverno. Eu sei que correr na esteira pode ser chato, mas eu gosto – e prefiro lidar com o tédio do que com uma crise!

Muita gente acredita que o ar condicionado é um vilão para quem tem alergia, mas a verdade é que ele só é prejudicial se sua manutenção não estiver em dia — quando os filtros não estão limpos, especialmente. Por outro lado, o ar condicionado resseca o ar, o que pode incomodar algumas pessoas, por isso é importante ficar atenta à hidratação e manter sua garrafinha de água abastecida durante o treino! 😉

Para quem tem alergia a poeira, também é recomendado higienizar colchonetes com álcool antes de utilizá-los, principalmente se você vai fazer alguma série com o rosto próximo do chão. O mesmo vale para locais com tapetes, carpetes, cortinas… Certifique-se de que tudo está limpo antes de começar a treinar.

Outras dicas legais para treinar no frio

Essas dicas não valem só para quem tem alergia, mas para todo mundo!

Se o clima está frio, é preciso dar uma atenção especial ao aquecimento/alongamento antes de começar a correr. Isso é importante para manter o corpo na temperatura ideal e evitar lesões.

Mais do que nunca, aposte em roupas apropriadas para a prática de atividade física que, ao mesmo tempo que mantêm seu corpo aquecido, são leves, confortáveis e não impedem a absorção do suor. Você pode começar o treino vestindo um agasalho de algodão, por exemplo, e tirá-lo logo após o aquecimento. Terminando os exercícios, vista o casaco de novo.

E se você costuma suar muito durante dos treinos, não deixe de trocar de roupa assim que terminar de correr, mesmo que você só vá tomar banho em casa. Isso é importante para evitar que você adoeça porque a roupa úmida prejudica a regulação da temperatura corporal e pode causar uma hipotermia. Aliás, é pelo mesmo motivo que você deve evitar se expor ao frio logo após o treino — tem que dar um tempo para que o corpo esfrie gradualmente. #conselhosdavovó

Seguindo todas essas dicas, as chances de passar pelo inverno sem crises e sem deixar de treinar aumentam bastante. Quem sabe assim eu não comece a gostar mais de um friozinho? 😉

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Com informações do portal Minha Vida e da Bio Ritmo.

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