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Tem gente que começa a correr porque quer emagrecer, e tem quem quer emagrecer para correr melhor. Não importa se você está no primeiro ou no segundo grupo, a dobradinha corrida e emagrecimento dá supercerto, sim! Mas, para funcionar de verdade, é importante ficar atenta ao que você come. 😉

Muitas vezes, acreditamos que estamos tomando decisões corretas e que vão acelerar o emagrecimento, mas que podem, na verdade, prejudicar a nossa saúde. O contrário também acontece, e acabamos deixando de lado alguns bons hábitos que fazem diferença nesse processo. Por isso, para uma reeducação alimentar eficaz e duradoura, adequada à sua realidade e à sua rotina, nada melhor que ter um acompanhamento nutricional.

Para ajudar a sua alimentação a ficar mais equilibrada, trazemos algumas orientações da equipe do programa Bio Nutri, da Academia Bio Ritmo.

Os erros mais comuns na hora da alimentação são:

  • Não consumir gordura suficiente. Quando você exclui totalmente a gordura da sua dieta, seu corpo começa a fazer o possível para armazenar aquela que ele ainda tem, e isso pode dificultar o emagrecimento. Sem falar que a ausência de gordura na alimentação afeta o humor. A questão é escolher alimentos com gorduras boas, como o abacate e as castanhas.
  • Não comer após o treino. Pode até parecer uma boa ideia não ingerir calorias depois do treino para acelerar o emagrecimento, mas esse é um erro grave. Nossos músculos precisam repor nutrientes para se recuperarem do esforço físico e uma alimentação adequada é fundamental nesse processo. Bora ganhar massa magra, mulherada!
  • Exagerar nos suplementos. Os suplementos podem nos ajudar a ter energia extra durante os treinos e complementar a necessidade de alguns nutrientes, mas o ideal é ingerir tudo o que precisamos por meio dos alimentos. Por isso, suplementos só devem entrar na dieta por recomendação de um nutricionista, nunca por conta própria! Nada de copiar a suplementação da amiga, hein?
  • Restringir o consumo de alimentos. Sabe aquela história de só comer clara de ovo, batata-doce e frango? Então, esqueça! Uma alimentação equilibrada deve conter diversos tipos de proteínas, fibras e vegetais. Restringir sua alimentação pode até trazer resultados no curto prazo, no entanto você acabará com carência de nutrientes e vitaminas essenciais para manter sua saúde em dia. E, com o passar do tempo, fica muito difícil manter uma dieta tão restritiva assim.

Agora, esses são alguns hábitos que vale a pena manter:

  • Ter sempre uma garrafinha de água ao lado. A água ajuda a eliminar toxinas do sangue, a manter a temperatura corporal nos dias quentes e garante o bom funcionamento dos rins e do intestino. Por isso, mantenha o seu corpo hidratado o dia todo, principalmente durante as atividades físicas.
  • Diminuir o consumo de açúcar, frituras e bebidas alcoólicas. Existem fontes saudáveis de glicose e gorduras boas, como as frutas e oleaginosas, mas o açúcar refinado e alimentos com gordura saturada são tão ruins para o organismo quanto o álcool. Evite ao máximo!
  • Consumir mais alimentos crus. Ao serem submetidos ao calor, os alimentos perdem nutrientes. Dessa forma, o ideal é consumir frutas, verduras e alguns legumes em sua forma in natura. Quando não for possível, tente cozinhar no vapor ou apenas refogar com um fio de azeite.
  • Investir no café da manhã. Comer na primeira hora do dia pode aumentar em até 10% a atividade do seu metabolismo, ajudando na queima de calorias. Uau! Além disso, você também se sentirá menos cansada e mais produtiva alimentando-se logo cedo.

Gostaram das dicas? Nós adoramos e já estamos colocando em prática por aqui! 🙂

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