Oi mulherada! 😀

No processo de reeducação alimentar tem momentos que dá um super desânimo, né? Os resultados parecem vir devagar, mas tem algumas formas de ganhar aquela motivação para mais uma semana! Como? Ver suas medidas ou seu peso diminuindo é ótimo para te animar, não é? 🙂

Ao iniciar uma reeducação alimentar ou uma dieta, tire fotos do antes, se pese e tire suas medidas. Por que tudo isso? Porque se você estiver malhando firme e forte, pode ser até que a balança não mostre que seu peso diminuiu, mas você verá a diminuição nas medidas e na foto do antes. Agora se você não está vendo muita diferença nas fotos e nas medidas, pode ser que a balança te ajude a ver o emagrecimento. Por isso acho super legal fazer os três! 😀 Se der diferença nos três, você ganhará uma motivação tripla pra continuar firme e forte na alimentação saudável. 😉

Mas qual balança é mais confiável? Como eu tiro minhas medidas? Como fazer minha foto de antes e depois? Hoje trago um monte de dicas sobre esse assunto. 😉

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Peso na balança

A primeira regra: se pese sempre na mesma balança. Assim você evita pesos completamente diferentes e uma falsa sensação de emagrecimento, ou o contrário, de que você engordou.

O melhor horário para se pesar é de manhã (logo após acordar), de preferência pelada, se não for possível, tente usar sempre a mesma roupa. Na hora de subir na balança, se posicione bem no centro, e não se movimente durante a medição.

Nunca se pese mais de uma vez por dia, pois pode ser frustante. Ao longo do dia o peso tende a ser maior, porque há as refeições, água (retenção de líquidos) e outras coisas que podem te desanimar ao subir na balança, pois o peso será maior do que o de manhã. 😉

Eu costumo me pesar só uma vez por semana, mas tem quem se pese todo dia, já vi endocrinologista indicar os dois, vale ver o que funciona melhor com você: controle diário ou semanal. 😉

Quando faço mais de uma vez por semana, faço na segunda e na sexta-feira. Pode ser uma ajuda, pro caso de você comer a mais no fim de semana, ver o peso antes de se jogar nas comidas. 😉 E depois se desanimar ao se pesar na segunda. Assim fica mais “visual” os pecados cometidos e porque muitas vezes comemos direitinho durante a semana e não emagrecemos (meu caso, rs). Ultimamente tenho me pesado sempre na sexta e na segunda, mas gosto mesmo de me pesar só na segunda. 😉 Tô aqui aprendendo a me controlar nos finais de semana. 😛

Se você tem uma balança em casa, não deixe ela no banheiro, pois a umidade pode interferir no funcionamento do aparelho. E na hora de se pesar, não coloque a balança sobre tapetes, ela precisa ficar sobre um piso nivelado.

Tirando as medidas

Para tirar as medidas do seu corpo, você precisará de uma fita métrica e um espelho. Durante a medição, não aperte ou deixe folgas ao passar a fita. Mas aí vem a parte difícil… onde medir?

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O busto você deve contornar. Tome cuidado para a fita estar toda na mesma altura, e não deixe escorregar nas costas. Faça a medição sem sutiã e a fita deve passar por cima das aréolas.

O quadril você deve medir pela parte mais larga do bumbum. Já a cintura você deve contornar com a fita métrica a parte mais fina. Use sempre o espelho para ver se a fita está toda na mesma altura. A barriga você deve medir logo abaixo do umbigo. 😉

Você pode medir outras regiões, como pescoço, os braços, as coxas e a panturrilha. Eu tiro só do básico, porque tirar toda semana de tudo dá um trabalhão. 😉 Mas você pode optar por tirar as medidas de tudo, uma vez por mês.

Foto antes e depois

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Você pode odiar as suas fotos de antes de começar a dieta, mas elas te incentivarão muito depois de alguns quilos perdidos. Confia em mim! As fotos irão te ajudar a ver a mudança no visual e te dará um super gás para continuar focada.

Você pode fazer fotos completamente diferentes de antes e depois, mas se quiser sempre fazer no mesmo lugar e com a mesma roupa, a diferença ficará mais fácil de ser percebida, principalmente no começo, que ainda não há uma diferença absurda para notar. 😉

Eu adoro ver fotos de antes e depois, e vocês?

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