Dicas para turbinar seus sucos!

Não sei vocês, mas eu adoro tomar suco! Não costumo beber líquidos junto com as refeições, mas gosto de consumi-los em momentos estratégicos do dia 😉 Ainda mais quando eles combinam ingredientes não apenas saborosos como funcionais.

É claro que que não existe uma receita milagrosa – aliás, nenhum suco, seja ele verde, rosa ou amarelo, assim como qualquer outro alimento ou medicamento, tem esse poder. Entretanto, quando combinado com uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas, ele pode trazer benefícios para o nosso corpo.

Se você só bebe sucos industrializados porque é mais prático, que tal experimentar incluir sucos naturais ao seu cardápio diário? Para deixá-los ainda mais interessantes, seguem algumas dicas simples para “turbinar” suas receitas favoritas!

  • Evite adoçar seus sucos com açúcar ou adoçante. Prefira aumentar a quantidade ou incluir alguma fruta ou legume naturalmente doce na sua receita. Pode ser beterraba, cenoura, maçã, pêssego, melão…
  • Adicione um pedacinho de gengibre. A raiz é rica em vitaminas C, B3 e B6 e tem ação antioxidante.
  • Sua receita inclui água? Sempre que possível, substitua a água comum por água de coco ou, se quiser intensificar a ação diurética, chá verde, branco ou de hibisco gelado na mesma quantidade.
  • Se você não conseguiu se adaptar ao sabor as folhas escuras nos sucos verdes, experimente colocar algumas folhinhas de hortelã para suavizar o gosto e também deixar a bebida mais refrescante.
  • Para quem só consegue tomar sucos coados, mas não quer perder tanto em fibras, uma sugestão: primeiro bata apenas os legumes e verduras e coe a bebida. Então adicione a fruta, passe no liquidificador mais uma vez e sirva em seguida, sem coar.
  • Após preparar seu suco, especialmente se você só consegue tomá-lo coado, acrescente 1 colher (sopa) de linhaça, chia ou amaranto. Você pode hidratar a linhaça ou a chia antes de colocá-las no suco, se preferir. Outra opção é acrescentar algumas sementes de abóbora ou girassol, nozes ou castanhas. Isso também ajuda a aumentar a quantidade de fibras na receita.
  • Que tal transformar seu suco favorito em um smoothie? Experimente adicionar iogurte ou uma banana madura na receita para ganhar mais cremosidade. A consistência mais firme também aumenta a sensação de saciedade.
  • Para quem não está acostumado a tomar sucos mais encorpados, o ideal é usar poucos ingredientes. Do contrário, a bebida pode ficar com um gosto forte.

Sempre que possível, consuma o suco imediatamente após o preparo, pois ele perde sabor e nutrientes com o passar do tempo. A recomendação mais recorrente é beber o suco pela manhã, ainda em jejum. Se for consumi-lo durante o dia, procure fazê-lo em um intervalo de pelo menos 2 horas após a última refeição, ou 20 minutos antes da próxima.

Também é importante lembrar que, dependendo de seus ingredientes, os sucos podem ser ricos em açúcares, por isso devem ser consumidos com moderação. Em dúvida, consulte um nutricionista, médico ou especialista na área antes de incluí-los na sua dieta, especialmente se você tem alguma restrição alimentar e/ou estiver tentando emagrecer. 😉

Se você também tem algum truque para deixar seus sucos mais saborosos e nutritivos, conte pra gente nos comentários!

Deixe o seu comentário!