Hoje em dia são tantos riscos em relação aos mosquitos, principalmente o Aedes aegypti, que não tem como não incluir o repelente na rotina diária e usar para se prevenir. E o mosquito está presente em todos os lugares possíveis, seja campo ou cidade, num parque ou na academia, então não dá pra bobear. Foi-se o tempo que viajar para praia ou campo era chance de ser picado, agora qualquer lugar você corre o risco.

Antigamente também se preocupava mais com a picada quem era alérgico, com o surgimento do Aedes aegypti o cenário mudou, e nos últimos dois anos, tivemos uma nova mudança, com o surgimento de novas doenças causadas pelo mesmo mosquito. Se antes a gente já tinha medo por conta da dengue, agora também temos a chikungunya e zika. Três doenças que não dá para brincar, são sérias!

Então, bora nos prevenir, usar diariamente o repelente para não correr o risco. Aliás, o repelente deve ser sempre a última camada de produto na sua pele, se você usa protetor solar, hidratante, maquiagem, anti-assaduras ou qualquer outro produto sobre a pele, deixe o repelente por cima de tudo. E procure aplicar ele após 15 minutos que aplicou os demais produtos, mas se você tem pressa, já existe no mercado opções de protetor solar com repelente. Assim você estará protegido.

Mosquito repellent. Woman spraying insect repellent on skin outdoor in nature using spray bottle.;anti-insect; applied; bottle; care; chemical; close up; danger; dangerous; deet; defense; foliage; foot; forest; girl; hand; healthcare; human; insect; insect repellent; knees; leg; malaria; mosquito; mosquito repellent; nature; offensive; oudoor; people; person; prevention; preventive; protection; repellent; repeller; repulsive; risk; safeguard; safety; security; skin; solution; spray; substance; summer; toxic; vegetation; woman

Mas qual repelente comprar?

No Brasil encontramos repelentes que utilizar três tipos de substâncias para afastar os mosquitos: IR3535, DEET e Icaridina. Os três são eficientes contra o mosquito, a diferença entre eles é a duração na pele, e quanto mais dura, mais caro é o produto.

O IR3535 é o com menor curação, ele funciona por até 2 horas. Ele é o único repelente permitido para crianças menores de 2 anos (e maiores de 6 meses). Aqui no Brasil temos algumas opções como o Repelente IR 3535 da Blue Moon e a Loção Anti Mosquito da Johnson&Johnson.

O DEET é o repelente mais comum. É um repelente muito eficiente, mas sua duração depende da concentração de DEET no produto. No Brasil a ANVISA só autoriza a venda de repelentes com concentração de 15%, o que confere proteção máxima por 6 horas. Em outros países você encontra repelentes com concentrações maiores, entre 25 e 50%, nos EUA tem um repelente líder de vendas que possui 98%. Aqui no Brasil há ainda dois tipos de repelentes com DEET, uma versão para adultos e outra para crianças maiores de 2 anos, que é a versão Kids. Como os produtos com IR3535, a versão Kids dura até 2 horas no corpo, enquanto a versão para adultos dura 6 horas. Há diversas marcas com esta substância: Off!, Repelex, Repel, Autan, Baruel, entre outros.

Já a Icaridina na concentração de 20 a 25% é o repelente de maior duração na pele, conferindo aproximadamente 10 a 12 horas de proteção. Além disso, um estudo africano verificou que a potência contra o Aedes aegypti é de 1 a 2 vezes maior em relação ao DEET. Seu uso é liberado para crianças a partir de 2 anos. No Brasil temos à venda o Exposis, Sunlau e Baruel (a versão com Icaridina).

Além do cuidado de aplicar o repelente, há outros cuidados que você pode ter para afastar os mosquitos de você e da sua família: não se esqueça de ter em sua casa ou levar em suas viagens, os repelentes elétricos (aqueles que ligamos na tomada), usar roupas roupas como manga longa e calça comprida, e evitar hidratantes e cosméticos com perfumes (eles atraem os mosquitos).

E como aplicar? 

Passe de forma homogênea na sua pele, lembrando que o efeito dos repelentes se dá pelo “efeito de nuvem”, ou seja, após a aplicação o repelente evapora e forma uma “nuvem” de aproximadamente 4 cm em volta da pele que repele o inseto. Se deixar um espaço maior que 4 cm, o mosquito pode aproveitar.

Evite aplicar nas mãos das crianças, e não aplique o produto próximo aos olhos, nariz ou boca e genitais. Aplique o repelente por cima dos tecidos e apenas na pele exposta (braços, colo, pernas, pés), não aplique por baixo da roupa.

Após a aplicação, lave bem as mãos e use o produto no máximo três vezes ao dia.

Em março deste ano tive dengue e fiquei super mal, e fui picada durante um treino de corrida, depois disso passei a usar repelente todo dia.

Se cuidem e bons treinos! 😉

Deixe o seu comentário!