Cada corredora tem seu jeito de correr, e depois de ler muitos artigos sobre o assunto, o que descobri é que não há jeito certo ou errado, cada pessoa tem uma forma de correr, afinal ninguém é igual. Mas há alguns estudos que apontam que uma boa postura ajuda a evitar lesões e quem ai quer se lesionar? Ninguém, né? Então, bora aprender a correr com a postura certa.

Postura ideal na corrida

A melhor postura no movimento do trote ou da corrida:

  1. As costas permanecem eretas, alinhadas com o pescoço. E se o objetivo for ganhar velocidade você pode inclinar levemente o tronco para frente.
  2. O cotovelo deve formar um ângulo de 90º entre braço e antebraço, e o punho e os ombros devem estar relaxados. O movimento dos braços ajuda no equilíbrio e na coordenação das passadas de forma cadenciada. Pés e braços combinam-se de forma alternada: pé direito acompanha braço esquerdo e vice-versa. Mas tome cuidado para não cruzar os braços na frente do corpo.
  3. Cabeça erguida. O olhar deve se fixar à frente, mantendo o pescoço relaxado. Olhar pra baixo ou pros lados prejudica a coluna.
  4. O abdômen deve estar levemente contraído, para ajudar a endireitar a lombar. Mas não contraia demais, se não o movimento ficará prejudicado.
  5. Os joelhos devem ser dobrados cada vez que a perna é lançada para trás, assim você compensa a sobrecarga que a articulação sofre a cada contato com o chão.
  6. Os pés devem estar alinhados para frente em direção ao destino. Nunca pise com o pé inteiro, pois isto causa sobrecarga para os joelhos, tornozelos e a coluna. Quanto à pisada, o assunto é controverso e vem sendo discutido agora por conta dos tênis minimalistas, alguns dizem que a pisada deve iniciar pelo peito do pé e outros dizem que a pisada deve iniciar no calcanhar. Com essa dúvida, acredito que a melhor forma é você testar os dois tipos e ver qual é mais confortável para você.

Tente correr na postura certa, mas não torne isto um problema para a sua corrida, vá corrigindo aos poucos, sem atrapalhar seu rendimento no treino. É importante respeitar o padrão de movimento individual. 😀

A cadência também é importante, conte as pisadas que você dá ao longo de um minuto, normalmente são 180 passos em qualquer ritmo. Para ficar mais fácil contar, conte os passos de apenas uma das pernas, depois é só multiplicar por dois.

Espero que te ajude nos seus treinos e a evitar as terríveis lesões. 😉

  1. Paula Segobia disse:

    Ótimas dicas!
    Eu começo a pisada pelo calcanhar e a minha instrutora diz que é importante não largar simplesmente o pé, após apoiar o calcanhar, mas levar a ponta do pé até o chão, controlando toda a pisada. Ela diz que é importante para diminuir o impacto nas articulações.
    No início eu achava bem difícil, corria só pensando nisso… hehehe. Agora já sai naturalmente e ela diz que a minha passada está ótima, bem leve.

    Gurias, queria sugerir posts sobre acessórios de corrida, desde bolsinhas, pochetes, garrafas para água, até aqueles aparelhos que informam frequência cardíaca, velocidade (minha maior dificuldade quando não corro na esteira é manter a velocidade constante), etc. Vocês usam essas coisinhas?
    Ah! dicas de playlist (eu não consigo correr em silêncio) também seriam legais!

    Beijo!

    • Aline Machado Aline Machado disse:

      Paula, dicas anotadas, ao poucos vamos postando sobre esses assuntos!

      E uma dica de playlist está no forno =D

      Um beijo!

  2. Anni Varanda Anni Varanda disse:

    Respiração e postura é algo que eu peno pra deixar bonitinho… Mas chegarei lá. Adorei o post Mari 😉

    Beijo!

  3. Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

    Mari, sinto uma super diferença quando corro na postura correta. Até a respiração fica menos sofrível hahahhahaha
    Fora que qdo corro certinho, não fico cheia de dor depois.

    Bjo!

    • Mari Mari disse:

      Erica, sinto o mesmo! Se estou na posição certa tudo fica melhor. Essa semana descobri que em velocidades altas tenho que ficar na posição certa para conseguir respirar melhor. 😉 Daí fica até tranquilo correr que nem uma louca. 😛

  4. Lívia Mascarenhas disse:

    Meninas, vocês estão de parabéns!
    Nunca fui fã de correr e admito que estou aprendendo a gostar com vocês! A começar pela dica dos podcasts do DJ Ronaldo Gasparian que dão um up na corrida!
    Além do mais, essa dica de qual o jeito certo de correr veio muito a calhar, pois eu sempre tive dúvidas quanto à isso.
    Essa semana já vou marcar meu cardiologista para saber se está tudo ok e se estou liberada para correr.
    Continuem com o blog, estou certa de que tem muitas mulheres por aí que são fãs de vocês assim como eu passei a ser.
    Parabéns!

    • Mari Mari disse:

      Lívia, adorei seu comentário! Muito legal saber que estamos te ajudando de alguma forma. 😀
      Eu tenho usado só os podcasts dele pra correr, são excelentes!
      Super obrigada! <3

    • Lyyn disse:

      Adorei o texto! Onde está esse post do line?

  5. Ingrid disse:

    Adorei o post! A postura é uma preocupação constante para mim porque eu fico em pé errado naturalmente (jogo a barriga para frente, um horror). Com o texto percebi que eu não sei como é a minha pisada! Tenho reparado só na coluna, esquecido do pé…

    • Mari Mari disse:

      Ingrid, eu tbm tô sempre de olho na minha postura, todo dia tento corrigir alguma coisa. 😀 Logo faremos um post mais específico sobre o tipo de pisada, acho que vai gostar. 😉

  6. esli costa da silva disse:

    oi..meu nome e ESLI apostei nas corridinhas e nessa brincadeira perdi 25 kilos coloquei meu corpo em forma ate hj nao acredito quando me olho no espelho ,mas mudei um pouco minha alimentaçao e tb na postura certa ..corro 12 km 3 vezes na semana ….recomendo e aposto nisso bjs

  7. Samandra disse:

    Simples e sem enrolação! Obrigada por compartilhar!

  8. Aline Grativol disse:

    Olá já corro a 9 meses e já eliminei 7 kilos ,me sinto surpe bem quando corro ,mas tenho uma facilidade muito grande de perde o ritmo se passo uma semana sem corre sofro mas pegar o ritmo de novo e também não consigo me livrar das dores pós corrida ,ou seja pra mim correr ainda é um sofrimento .bjs

  9. Nai disse:

    Eu sinto dores na panturrilha quando estou correndo e fico cansada logo em seguida, o que devo fazer?

  10. Já corro há 3 meses regularmente, mas ainda sinto muitas dores, principalmente na panturrilha. O que fazer?

  11. A postura e respiração são sempre um problema pra mim.
    Obrigado pelas dicas, vou tentar segui-las.

    Abraço!

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