metas-corrida-planejamento-21k

Este momento do ano é, para muitos, o final da temporada esportiva. É a hora de dar um descanso para o corpo e para a mente – o que, claro, não significa deixar o esporte de lado, mas praticar outras modalidades de forma recreativa. Já falamos um pouquinho sobre essas “férias” da corrida neste post.

Também é durante essa pausa que podemos avaliar nossa evolução e pensar em novos objetivos para 2016. Você gostaria de ganhar mais velocidade nos 5k? Ou quem sabe melhorar o tempo nos 10k? Chegar às 10 milhas (16k)? São muuuuitas opções!

Nós fizemos uma enquete informal no nosso grupo do Facebook (já participa?) perguntando qual seria a meta de vocês para 2016 e a maioria das leitoras respondeu completar a primeira meia maratona. Lógico que a gente já pensou em fazer um post para dar aquele empurrãozinho extra e reunir dicas para vocês, além de tirar dúvidas com a 4any1 Assessoria Esportiva, que acompanha os nossos treinos. 🙂

A princípio, bastaria definir uma corrida para fazer sua estreia na nova distância e organizar seus treinos de modo que você chegue o melhor preparada possível no grande dia. Mas… qual prova escolher? 

É inegável que os 21k estão se popularizando cada vez mais, em especial aqui no Brasil, e algumas corridas estão virando objeto de desejo. “Provas na América do Sul, como a Meia de Santiago e a Meia de Buenos Aires, e as meias maratonas ‘puras’, como a Golden Four, a Meia de Sampa e a Meia de Florianópolis, fazem a cabeça dos corredores”, destaca Eduardo Barbosa, treinador de corridas da 4any1.

Provavelmente, se os 21k são o seu sonho, você já tem alguma prova que faz seus olhinhos brilharem, não é? 😀

Porém, antes de marcar sua prova-alvo para o próximo ano, converse com seu treinador. “Primeiro, é importante saber como você finalizou 2015“, explica Edu. É com base no que você realizou até agora que seu treinador poderá organizar uma planilha de treinos adequada para o seu ritmo e a sua rotina, considerando seu condicionamento atual e o seu objetivo final.

“Se sua base foi nos 10k, por exemplo, o melhor é pensar em uma boa preparação com no mínimo 20 semanas, passando por períodos preparatórios específicos e sem deixar de lado os coordenativos de corrida e a musculação, que será um importante apoio para a meia maratona”, orienta Edu. Ou seja, nessa situação, o ideal seria buscar provas que acontecem no final do primeiro e início do segundo semestre de 2016.

É claro que isso pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, conte com a orientação de um especialista para escolher uma prova que lhe dê tempo suficiente para se preparar adequadamente para os 21k – não apenas para prevenir lesões, mas também para evitar que você se sinta sobrecarregada, física e mentalmente, durante os treinos.

Por hora, a recomendação do Edu é: dê um descanso ao corpo. “Vivencie outros esportes e experiências motoras, e fique junto a seus familiares, que muitas vezes não puderam estar com você em outras ocasiões. Enfim, aproveite!”

Em 2016, a gente conversa. 😉

Boas festas e feliz ano novo!

post_parceiros_4any1_2015

  1. Gabi disse:

    Aguardando ansiosamente o vai ou racha da G4, meu deus que ansiedade!

Deixe o seu comentário!