Que a corrida é um dos exercícios mais completos você já sabe né? Também já sabe que ela é uma aliada e tanto para manter a boa forma, certo? E que ela tem importante papel na melhora de humor?

Essa imagem de uma campanha da Asics diz tudo…

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“Mente sã, corpo são”

A corrida pode beneficiar quase todas as partes do corpo, veja abaixo um resumão do que ela pode fazer por você:

Saúde do corpo

A corrida é um dos melhores exercícios para a perda de gordura e peso corporal (esse é um dos principais motivos que fazer as pessoas começarem a correr). Ela melhora o nível de colesterol e pode aumentar o bom colesterol (HDL).

Reduz o risco de AVC, ataque cardíaco e significativamente o câncer de mama. Melhora a função do rim, estimula a formação de massa óssea prevenindo o aparecimento da Osteoporose, reduz a variação da pressão arterial, aumenta a massa muscular, melhora o condicionamento físico e previne o envelhecimento precoce.

A corrida também nos traz o beneficio do aumento do sistema imunológico, o que faz com que pequenas doenças como resfriado, fadiga, dor nas costas e até a terrível TPM não venham nos assombrar com facilidade.

Saúde da mente

Nem todos os benefícios da corrida são físicos. Correr pode proporcionar um aumento considerável na sua confiança e auto-estima, ao estabelecer e alcançar seus objetivos você tem uma maior sensação de poder, o que pode te deixar muito mais feliz.

Os corredores geralmente tem um menor nível de ansiedade do que aqueles que não praticam o exercício. Quando você corre, força o corpo a eliminar o excesso de energia e hormônios, aliviando o stress.

Melhora a depressão, o sono e proporciona o bem-estar. Tudo isso, por que a corrida libera a tão citada e amada endorfina. \o/

Veja abaixo como ela age no nosso corpo:

Mas não se esqueça: Para colher esses benefícios, mantenha sempre uma alimentação saudável no dia-a-dia, faça sempre uma boa refeição de pré e pós treino, controle a freqüência cardíaca durante o treino, dê uns dias de descanso para o seu corpo, controle postura e respiração, faça alongamentos após as corridas e o mais importante: Saiba ouvir o seu corpo e aceitar seus limites!

  1. Aline disse:

    Muito bom! Cada dia esse blog se supera nos posts!
    Amei!

    • Bruna Rieper Bruna Rieper disse:

      Obrigada Aline! Esse é só um resumão de todo o benefício que a corrida nos traz, mas tem muito mais coisa, e isso é ótimo né? 🙂

  2. Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

    Adorei o post, Barbie!!!!

  3. Mari Mari disse:

    É tanto motivo bom pra começar a correr! <3 E são os mesmos pra continuar correndo. 😀

  4. MARCILENE FERREIRA disse:

    OI SOU MUITO ANSIOSA E ADOREI OS BENEFÍCIOS ESTA MESMO ESCOLHENDO QUAL EXERCÍCIO IRIA FAZER PARA MELHORAR O MEU DIA DIA OBRIGADA.

  5. O blog é tão bom…. Pura motivação, tô sempre relendo. Eu queria ler mais sobre frequência cardíaca e desempenho, se tiverem dicas, vamos amar!

    • Bruna Rieper Bruna Rieper disse:

      Oi Maria, estou montando um post sobre frequência cardíaca e monitores. Fica de olho no blog que logo ele irá ao ar 🙂

  6. Ligia Peron disse:

    Eu amei seu blog! Estou começando a correr e estou muito feliz ! Minha alto estima esta lá em cima, minha saude ótima. E minha postura está ótima! obrigada pelo incentivo, me ajudou muito.Um abraço.

  7. Gil disse:

    Comecei a correr a pouco tempo,estou adorando e quero perder peso,estou mais dispostas e querendo correr sempre mais.

  8. cibele Furtado disse:

    Todo dia tenho que dar uma passadinha para ver as novis e claro rever o que já foi postado.

    Ceis são topsssssss meninasssssss!!!!!!

  9. Guair disse:

    Correr tem sido pra mim um.desafip a vencer o meu limite cada dia!! Bommm de mais!!!

  10. Rodrigo Ricci disse:

    Parabéns pelo site;
    São dicas valiosas e colocados em prática…tudo fica perfeito!! Obg *

  11. fabíola disse:

    OLá!
    Gostaria de deixar aqui o meu depoimento sobre a corrida.
    Primeiramente quero constar o quanto amoooo esse exercício. Ele me faz sentir leve, disposta e feliz!
    Descobri essa paixão depois de receber um convite, de um amigo que é educador físico, para participar de uma corrida de rua. Depois disso nunca mais parei.
    O problema foi que, por ser muito apaixonada por atividade física em geral (musculação, corrida, jump, etc) eu acabei extrapolando os limites do meu corpo e acabei por enfrentar um problema muito sério de coluna, onde a minha lombar foi gravemente atingida.
    Sofri muito com as dores terriveis que sentia e também por ter que parar de fazer todo e qualquer tipo de atividade física. Fiz um tratamento muito complexo ao longo do ano passado (2014) e tive que me dedicar naminha recuperação. Minhas dores eram tão intensas que eu pensava que nunca mais poderia voltar a correr. Infelizmente, até um concurso público que eu havia passado, que tinha o teste físico como uma de suas fases, eu perdi por estar com a minha saúde debilitada.
    Mas eu não desisti! Fiz o tratamento médico e comecei a fazer pilates, com vistas a voltar a fortalecer o músculo da coluna, e graças a Deus tive a minha saúde de volta.
    Hoje já não sinto mais nada de dores e para a minha felicidade voltei a correr! É claro que tem toda uma disciplina que eu devo seguir para não mais sentir dores, e eu sempre buscarei fazer tudo da forma mais correta possível para que eu não precise mais deixar de fazer o que eu amo, que é correr!
    Beijos a todas!

  12. Olá! Achei muito interessante o artigo. Para tanto, gostaria de saber qual a melhor marca de tênis para a prática de corrida?
    Obrigado!

    • Ana Carolina L. do Amaral Ana Carolina L. do Amaral disse:

      Oi Luciano.
      Não existe uma marca melhor para a corrida. Isso depende muito de como você se adapta a cada marca. Aconselho você a ir testando diversas marcas até encontrar uma com a qual se sinta melhor. 🙂

  13. marcius disse:

    oi,belo Comentário sobre a ação do hormônio endorfina o famoso hormônio do bem estar e a serotonina? gostaria de ver um quadro sobre a ação desse hormônio também!

  14. Andréia disse:

    Correr e apaixonante corro a quase 2 anos e estou, cada dia correndo mais e mais faço treino em subida meu peso e 54kl e oq eu admiro e que é sempre igual meu peso apesar q sempre fui magrinha corro para manter mh saúde meu bem estar e o corpo legal vem de brinde e um prazer a corrida na mh vida pois está me ajudando mto na ansiedade gostaria q vcs me mandassem dicas importantes sobre a corrida procuro comer coisas saudáveis envito comer frituras doces só como de vez enquando mas tudo com moderação bebo MTA água e resumindo estou apaixonada pela corrida treino um dia sim é um dia não é estou vendo q ganhei músculos tipo massa magra o corpo define.

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