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Não sei vocês, mas eu AMO comida japonesa. Sou completamente apaixonada e, se deixar, toda semana como nem que seja só um temaki, hahaha… Por outro lado, sempre fico em dúvida sobre o que escolher – e também é difícil se controlar nos rodízios, né? 😛

Para esclarecer quais são as opções mais saudáveis, a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, da Bio Ritmo, listou alguns mitos e verdades sobre essas delícias (hummmm…) e ainda conta pra gente quais alimentos típicos da culinária oriental podem ser nossos aliados para perder aqueles quilinhos extras.

Comida japonesa não engorda
Mito. Não é porque a comida é natural e contém grande quantidade de peixes que ela não vai ter calorias em excesso. Alguns pratos têm até menos calorias que outros, mas se consumidos em grandes quantidades contribuem para o aumento de peso.

Sushi e temaki são ricos em cálcio
Verdade. Acontece que a alga que envolve os sushis e os temakis é rica em cálcio, e algumas ainda contam com uma dose de proteína e ferro.

Uma dieta baseada em sushi e sashimi faz bem à saúde
Mito. Ingerir sushi e sashimi no lugar de outros alimentos diariamente representa um risco à saúde, uma vez que eles são pobres em teor de ferro e outros minerais, além de possuírem poucas quantidades de fibras e vitaminas. Além disso, deve-se sempre manter a proporção correta entre os alimentos, dentro de uma alimentação equilibrada e uma dieta balanceada, recomendada por um nutricionista.

Evitando frituras, como o hot roll, a refeição fica equilibrada
Verdade. É sempre bom evitar frituras, no entanto, existe também uma tendência nas refeições japonesas, principalmente nos rodízios, de se ingerir poucas fibras, vitaminas e minerais. “A base da alimentação japonesa é arroz e peixes, sendo assim, a quantidade de vegetais consumidos, principalmente em rodízios, é bem inferior ao que seria saudável e equilibrado para uma refeição completa. Vegetais são fontes de fibras, vitaminas e minerais, e não podem ser esquecidos”, explica Fúlvia.

Posso consumir shoyo e outros molhos à vontade
Mito. É preciso atenção ao modo como esses molhos foram preparados; algumas opções, especialmente as industrializadas, possuem grande quantidade de sódio, adição de açúcar e glutamato monossódico. Tenha em mente que o shoyo tradicional, por exemplo, é mais aguado que as versões industrializadas, tem pouco sódio e não tem glutamato monossódico. Em dúvida, consuma com moderação.

Missoshiro é só uma sopinha, então posso tomar sem me preocupar
Mito. A base do Missoshiro é calórica e possui muito sódio, o que pode causar desequilíbrios e inchaço.

Comida japonesa previne o envelhecimento
Verdade. Graças ao ômega 3 – gordura “do bem” encontrada nos peixes que são utilizados no preparo dessas refeições, como o salmão e o atum –, quem consome a comida japonesa de maneira equilibrada consegue prevenir o envelhecimento precoce e ainda estimula a saúde do cérebro.

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Existem pratos equilibrados na culinária oriental, mas é preciso moderação e escolher com sabedoria. Se é difícil controlar o hashi no rodízio, que tal optar por um dos pratos do menu? Boas opções são os teppans, que possuem vegetais no vapor ou na chapa e são fonte de fibras, vitaminas e minerais. Eles também podem vir acompanhados por carne ou peixe, que são proteicos, e de arroz, o carboidrato, deixando o prato completo. Outra opção muito conhecida e também indicada pela Fúlvia é o temaki, que contém todos os grupos alimentares (carboidrato, proteína e fibras, além de vitaminas e minerais). Para evitar a gordura (e calorias!) em excesso, peça seu temaki sem cream cheese ou maionese.

Além dessas opções, anote alguns alimentos orientais que são grandes aliados na dieta:

  • Tofu: fonte proteica e de minerais, sem gordura e de boa digestão.
  • Edamame: baixo valor calórico, fonte de vitaminas e fibras.
  • Gengibre: termogênico natural e anti-inflamatório.
  • Shimeji e shitake: fonte de proteínas, fibras e minerais, sem gordura e de boa digestão.
  • Raiz forte: rica em fibras e antioxidantes, com baixas calorias e ainda melhora o sistema imunológico.

Ai, que delícia! Adoro todos, hahahaha… Alguém mais ficou com vontade de almoçar no “japa” hoje?! 😉

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  1. Chell disse:

    Muito obrigada por este post!!!! Tudo que precisava saber na vida =D

    Amo um rodízio, mas queria saber se realmente era bom demais pra ser verdade haauhauaha

    O Shoyo sempre peço o light, com menos sódio, e consumo bem pouco! =D

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