Quem corre, sabe como os pés e as articulações são importantes… É uma pisada errada e o resultado pode ser um treino prejudicado ou até meses sem correr. Acho que os pés são tão importantes que até me lembrei do ratinho do “rá-tim-bum” (“meu pé, meu querido pé que me aguenta o dia inteiro!) ensinando a criançada a tomar banho! 😉

Brincadeiras à parte, quero deixar algumas dicas para te ajudar com seus pézinhos. Seja para aliviar as dores após a corrida ou até prevenir lesões, já que ninguém aqui gosta de ficar de molho sem treinar…

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Faça uma auto-massagem: Uma massagem nos pés pode ser altamente revigorante. E como nem sempre temos uma alma caridosa para nos fazer uma massagem assim, com uma bolinha de tênis podemos fazer uma auto-massagem! De pé ou sentado, coloque a bolinha sob o arco do seu pé e procure fazer movimentos com a bolinha de tênis por todo o arco. Você pode mudar a direção e a intensidade do movimento!

Cuide das suas unhas: Essa dica parece bobagem já que os nossos pés estão cobertos a maior parte do tempo, você pode deixar de prestar atenção nas suas unhas. Você sabia que ficar com unhas compridas pode resultar em cortes nos dedos? Sim, o contato entre as unhas, a meia e o tênis pode resultar em pequenos cortes e bolhas desnecessárias… Lembrem-se que as unhas com os cantos arredondados podem resultar em unhas encravadas.

Cuide da sua pele: A pele em nossos pés tende a ser grossa, áspera e seca. Para os corredores, isso pode causar fissuras e rachaduras no calcanhar. Para evitar esse tipo de problema, a ideia é usar esfoliantes e hidratar os pés com frequência.

Alongue-se: O alongamento após a corrida é fundamental e dispensa apresentações… 😛

Alivie a inflamação: Muitos corredores ficam os pés inchados após a corrida e para aliviar a inflação e o inchaço você pode colocar uma bolsa gelada. Encha uma garrafa de água até a metade com cubos de gelo e preencha o restante com água fria. Coloque a garrafa em uma toalha e coloque o arco de seu pé descalço no meio da garrafa. Balance o pé para a frente e para trás e pronto. É alívio certo!

  1. Ana Carolina L. do Amaral Ana Carolina L. do Amaral disse:

    tô doida pra testar a dica da garrafa com gelo qdo chegar em casa do treino de hoje. 😀

    e concordo totalmente com a asua frase de assinatura. hahahaha

    • ana disse:

      Carô, super funciona essas dicas… usei ontem e me senti renovada! vale a pena testar! 😉 A frase é tudibom, né? bem o gordinho do willy wonka. hahahahahaha

  2. Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

    Normalmente coloco gelo no joelho, pq dói pacas depois do treino.
    Vou testar essa dica da garrafa de gelo nos pés 🙂

    E concordo com vc e a Carô com respeito à frase hahahahhaha

  3. Regina Célia disse:

    Uma dica importante é não esquecer da hidratação dos pés. Uma vez por semana é legal fazer um escalda pés. E, claro, hidrata-lo todas as noites antes de dormir. Quando estiver muuuuito ressecado, antes de dormir passe bepantol líquido, embale-o em plástico filme e coloque uma meia de algodão. Quando acordar, lave bem.

  4. Leticia disse:

    alguma dica futura sobre quem tem joanetes? 😉
    Acredito que seja a minha pisada mas se forço um pouco, ela começa a incomodar.. ;(

  5. Aylania disse:

    Oiii, comecei a correr tem uns dois meses e nos ultimos dois treinos inchei os pés e as pernas, o que pode ser?

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