Olá, mulherada!

Quando a gente tem um tempinho livre, nós adoramos fazer as aulas de spinning da Academia Bio Ritmo. Eu sou suspeita para falar sobre a Bio Bike porque eu adoro as aulas, e fico torcendo pra um treino terminar mais cedo e eu conseguir ir. As aulas são sempre animadas e as salas contam com efeitos de luzes e trilha sonora energizante.

Já falamos aqui no blog como essa modalidade tem diversos benefícios para quem corre, como aumentar a resistência. Mas se você tá querendo ir para o Duathlon ou pro Triathlon, ou já está praticando, ela pode te ajudar nos treinos!

Hoje venho com dicas para você melhorar sua performance na bike outdoor usando a bike indoor. Ou melhorar sua performance no spinning mesmo, se você adorar as aulas.

bio-bike

Cronograma de aulas

Assim como a planilha de corrida, as aulas de spinning também têm uma periodização. A professora Marcia Pedroso da unidade Continental (sempre que posso, participo das aulas dela e amo a animação <3) explicou pra gente os tipos de treinos do cronograma da Bio Ritmo:

  • Fat Burn é um treino aeróbio intervalado de média intensidade baseado no foco de queima de gordura. A frequência cardíaca não ultrapassa 80%.
  • Estrada é treino aeróbio contínuo com predominância de giros mais rápidos. Melhora o condicionamento físico e a resistência cardiorrespiratória. Não ultrapassamos 15 minutos a 80%!
  • Montanha é um treino intenso com predominância de trechos de simulação de subidas.
  • Interval é um treino de alta intensidade intervalado. Frequência oscilatória durante toda aula. Finalizado com treino HIIT.
  • Interval e montanha é um treino de altíssimo gasto calórico. Trechos planos e trechos de subidas.
  • Race day é um desafio. A aula é feita apenas uma vez ao mês. Altíssima intensidade e possui uma sequência obrigatória no final do treino; 15 minutos de desafio!

Se você quer melhorar sua performance na bike, o ideal é que faça todas as aulas e respeite o que a professora pede, pois o cronograma é pensado para você evoluir.

Monitor Cardíaco ou Frequencímetro

Durante as aulas você com toda certeza ouvirá os treinadores falando: aumenta a carga, agora é 80%, depois dessa subida vamos descansar em 60%. O frequencímetro e o monitor cardíaco mostram a sua frequência cardíaca e fica mais fácil para você saber se está na zona-alvo do treino. Quem quer perder peso, é importante também usar o frequencímetro, pois só perdemos gordura em certas zonas.

spinning-bike

Hidratação

Nunca esqueça sua garrafinha com água, se hidratar é muito importante! Você pode se hidratar com água ou isotônico, ambos ajudarão você a manter um bom rendimento durante a aula. Pedalar morrendo de sede fará a fadiga chegar antes da hora. 🙁 Bora beber água, mulherada!

Acessórios

Pode ser bobeira, mas se você sua muito, é importante ter uma toalhinha para secar as mãos e elas não escorregarem durante a aula. 😉 Imagina você numa subida forte e a mão escorregando? Provavelmente você acabará forçando onde não deve.

Outro acessório que pode te dar mais conforto para pedalar, e com isso pedalar melhor, são as capas de selim com gel ou bermudas acolchoadas. O selim, que normalmente é duro, fica mais confortável e você rende mais. 😉

E vale muito a pena investir em uma sapatilha, ou levar a que você usa para pedalar com sua bicicleta. A sapatilha tem solado duro, que garante a transferência da força da perna direto para o pedal sem desperdício de energia e, sem desperdiçar energia, você irá render bem mais. 😉

E aí, bora pedalar? 

post_parceiros_BR_2015

  1. Dinho edy disse:

    Parabéns pelo depoimento e esclarecimento em nos orientar e nós encinar como devemos pedalar em que fase dá aula, pelas recomendações, foi de muita utilidade estas informações,

Deixe o seu comentário!