Provas

Maratonas pelo mundo: World Marathon Majors

Sempre ouvi falar em World Marathon Majors e achava que era um apelido para juntar as seis maratonas mais famosas do mundo em uma coisa só, sabe? Em vez de ficar falando o nome de todas, você chamava pelo apelido e pronto. Hahahaha. Meio tapada, né? Mas eu achava que era isso mesmo.

Aí hoje estava pesquisando o termo e BOOOOHHH: a World Marathon Majors é um campeonato, gente! Como assim? Choquei!

priscah-jeptoo-london
Priscah Jeptoo, a vencedora World Marathon Majors de 2014, ao completar a Maratona de Londres.

A partir de 2006, as seis maiores maratonas do mundo foram reunidas em um campeonato. Os cinco primeiros colocados em cada prova pontuam e, ao final de um ano, tudo é somado para saber quem é o melhor maratonista do mundo. O prêmio é de 500 mil dólares para o melhor homem e 500 mil dólares para a melhor mulher. Tá bom, né? 😀

Uma coisa curiosa é que até ano passado cada edição do campeonato durava 2 anos e rolava mais de um campeonato ao mesmo tempo, com as edições se sobrepondo, começando e terminando em uma prova específica. Era bem confuso e esse ano resolveram realizar campeonatos de apenas um ano, deixando o calendário muito mais organizado e fácil de entender:
– a Série IX vai de fevereiro/2015 a fevereiro/2016 (começando e terminando na Maratona de Tóquio);
– a Série X vai de abril/2016 a abril/2017 (começando e terminando na Maratona de Boston);
– a Série XI vai de abril/2017 a abril/2018 (começando e terminando na Maratona de Londres);
– a Série XII vai de setembro/2018 a setembro/2019 (começando e terminando na Maratona de Berlim);
– a Série XIII vai de outubro/2019 a outubro/2020 (começando e terminando na Maratona de Chicago);
– a Série XIV vai de novembro/2020 a novembro/2021 (começando e terminando na Maratona de Nova Iorque).

world-marathon-majors-cidade

Para concorrer ao prêmio da World Marathon Majors basta pontuar em pelo menos duas das seis provas ao longo de um ano: Maratona de Tóquio, Maratona de Boston, Maratona de Londres, Maratona de Berlim, Maratona de Chicago ou Maratona de Nova Iorque. Além dessas, pontuar na Maratona do Campeonato Mundial de Atletismo (que acontece a cada 2 anos) ou na Maratona dos Jogos Olímpicos (que acontece, claro, só a cada 4 anos) também vale.

É claro que o nível dos corredores que se classificam para participar da competição é altíssimo e, praticamente, todos são profissionais. Entre os homens, só o etíope Tsegaye Kebede foi o único a conseguir bater a velocidade dos quenianos, ganhadores de todas as outras edições do campeonato. Já entre as mulheres é um misto: Etiópia, Alemanha, Rússia e Quênia já tiveram vencedoras.

Quem participou de todas as seis principais maratonas (Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova Iorque) a partir de 2006 pode preencher este formulário e receber o certificado de Six Star Finisher, comprovando que você correu as seis maiores maratonas do mundo. É legal, né? Eu já acho demais completar uma maratona, imagina seis? Merece certificado mesmo!

Vamos falar um pouco mais sobre todas as seis maratonas quem integram o campeonato aqui no blog. Em uma delas você tem até que se submeter a uma análise para ter a inscrição aprovada ou não. Ficou curiosa? Aguenta aí que logo logo contamos qual é. 😉

5 Comentários

Deixe uma resposta