0
  • No products in the cart.
Provas

Maratonas pelo mundo: Maratona de Londres

Já explicamos aqui no blog o que são as World Marathon Majors e contamos um pouquinho sobre as provas de Berlim, Chicago e Tóquio. Hoje vou falar para vocês sobre a Maratona de Londres!

Maratona de Londres (Foto: site oficial)

A primeira edição da prova aconteceu em 1981 e a próxima Virgin Money London Marathon já tem data marcada – 24 de abril de 2016. Este é um dos eventos esportivos mais aguardados pelos britânicos, sendo transmitido ao vivo pela BBC, não só no Reino Unido, mas em diversos outros países. É também um dos eventos que mais arrecadam fundos para a caridade, com recorde no Guinness e tudo!

A Maratona de Londres também é a prova em que foi conquistado o melhor tempo por uma maratonista (mulher): a britânica Paula Radcliffe completou a prova em 2:15:25 em 2003 – e ninguém conseguiu bater essa marca até hoje!

Paula Radcliffe na Maratona de Londres 2015Paula Radcliffe na Maratona de Londres em 2015 (Foto: site oficial)

Falando em Guinness, a prova tem vários recordes interessantes (e inusitados!) conquistados por seus corredores. São os maratonistas mais rápidos do mundo em fantasias engraçadíssimas, solo ou em grupos. Entre os 34 (!!) recordes quebrados este ano, temos os maratonistas mais rápidos de “três pernas”, fantasiados de fruta (um morango, no caso) e de crustáceo, com uniforme de enfermeira e de críquete, entre outros que você pode ver aqui (em inglês) e nesta galeria.

Debbie Leeland e Paula Marshall, as mais rápidas maratonistas com "três pernas" (4:45:21)  Elizabeth-King---Fastest-Marathon-Dressed-As-A-Strawberry-3_tcm25-377643
Giles Lock - Fastest Marathon Dressed As A Crustacean_tcm25-377631  Karen Irons-McLean - Fastest Marathon As Playing Card_tcm25-377639

Já deu para perceber que, apesar desta prova ser encarada como uma competição muito importante pelos atletas de elite – não só pelos recordes, mas também pelos altos prêmios em dinheiro que ela oferece aos ganhadores –, a Maratona de Londres não perde o clima de festa e confraternização, com toda a descontração dos ingleses. 😉

Essa “farra” toda dos corredores amadores é a grande responsável pelo público de quase 1 milhão de pessoas que acompanha a prova anualmente. Além disso, o percurso é um incrível city tour ao redor do Tâmisa, passando por diversos pontos turísticos, como o Parlamento, o Palácio de Buckingham, o London Eye, a Torre de Londres e o Big Ben, claro. Lindo demais! A prova também é a única percorrida nos dois hemisférios (oriental e ocidental), já que Londres é cortada pelo Meridiano de Greenwich.

Maratona de Londres (foto: site oficial)

Ficou com vontade de correr? Você pode tentar uma vaga pela loteria (ballot). As inscrições da loteria costumam abrir no começo de maio e esgotam em questão de horas, sendo que apenas 20% das 36.000 vagas da prova são destinadas ao sorteio. Para ter uma ideia, 247.069 pessoas se inscreveram (sendo 42% mulheres) para a prova de 2016. Por isso, é uma loteria mesmo: precisa cruzar os dedos e contar com a sorte! Os sorteados serão notificados agora em outubro.

Outra opção é correr representando alguma ONG ou instituição de caridade (charity). Nesse caso, sua entrada é garantida, porém você se compromete a arrecadar fundos para a instituição (e o valor não é tão baixo assim). Escolhendo sua instituição e sua meta de arrecadação, você pode criar uma página no Virgin Money Giving para incentivar seus amigos e familiares a contribuírem com a sua causa. Bacana, né?

A terceira opção é comprar um dos pacotes de viagem para corredores estrangeiros com as agências de turismo credenciadas. Você pode ver quais são as empresas brasileiras e os respectivos contatos na lista de agências no site oficial da prova.

E aí, já adicionou a Maratona de Londres às suas “provas-desejo”? 😉

Ju Vargas
o autorJu Vargas
A Ju é fã das curtas distâncias e adora participar de provas diferentes. Agora, ela está se preparando para completar sua segunda meia maratona em junho, no Rio de Janeiro (RJ).

1 comentário

Deixe uma resposta