Alguns meses atrás, estava um dia bem seco e, quando acontece isso, usamos o umidificador de ar no quarto para ficar mais fácil de dormir. Um dos aparelhos que tenho aqui em casa tem uma luz azul e, nesse dia, o Beto o ligou bem no meio da noite. Como o umidificador fica mais próximo do meu lado da cama, acordei várias vezes durante a noite e não entendi porque não conseguia mais pegar no sono.

Uma das coisas que são mais importantes para uma ótima saúde é o sono. Muitas vezes, subestimamos o poder que uma boa noite de sono tem sobre nós, mas dormir pouco está associado a doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e depressão. E claro, para nós, corredores, o sono é primordial para executarmos bem nossos treinos e tudo fluir conforme o esperado.

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E onde a luz azul entra nessa história? Ela tem toda influência nisso!

Nosso corpo é regulado por um relógio interno que determina nosso ritmo circadiano, ou seja, quando devemos ser produtivos e quando devemos dormir. A luz azul é ótima para o dia, pois ela nos ajuda a ficar alertas, melhorando nosso desempenho e humor. Entretanto, é péssima para a noite, pois no momento em que devemos descansar e desacelerar, estamos enviando sinais ao cérebro para permanecer acordado.

A luz azul é emitida nas lâmpadas e nos dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones. Quando vou para a cama e começo a mexer no celular, o sono some e fico alerta, demorando muito mais para dormir. Acontece com vocês também?

Atualmente, é superdifícil não estar sempre ligada, ou então acordar no meio da noite e dar uma olhadinha no celular… rs… Nós dormimos muito pior com a tecnologia, não tem jeito. Mas com medidas simples, podemos descansar mais e correr ainda mais rápido. 😛

  • Evite se expor a diversos dispositivos eletrônicos 2 horas antes dormir;
  • Diminua o ritmo de noite e deixe o mínimo possível de luzes acesas;
  • Já existem óculos que bloqueiam a luz azul; dessa maneira, o cérebro não recebe a informação de que tem que ficar acordado.

Por causa das meninas, de noite, eu diminuo bem as luzes, já deixo a casa em um ritmo mais lento e não tenho dormido mais com o celular ao lado da cama, deixo ele na sala. Percebi que durmo mais rápido e melhor. Sei que é difícil, mas faça o teste e veja se você também sente diferença na qualidade do seu sono.

  1. Chell disse:

    Quando eu era pequena minha mãe acendia uma lâmpada azul no quarto pra gente dormir… será que tem alguma diferença?

    • Aline Machado Aline Machado disse:

      Chell, nos estudos que eu li, a luz azul que falam é a que compõe a luz branca. A luz do sol e os dispositivos eletrônicos emitem bastante essa luz azul.

      Não encontrei nada relacionado à lâmpada azul em si, que é usada para cromoterapia.

      De qualquer forma, em todos ps estudos, falam que o melhor é sempre dormir sem qualquer luz. Eu particulamente, durmo bem melhor na escuridão… rs.

      Bjs

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