Olá mulherada!

Vocês já devem ter ouvido falar dos treinos funcionais, hoje é uma das modalidades mais populares na academia, mas você sabe quando e por quê fazer?

O treino funcional pode ser elaborado de diversas formas, mas sempre tem o objetivo de trabalhar o corpo de forma global para que o praticante adquira força, equilíbrio, velocidade e resistência. Tudo que precisamos pra correr melhor, não é mesmo? Por isso o treino funcional é uma boa opção para quem não curte a musculação.

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O treino funcional também é legal porque pode ser realizado individual ou em grupo, então se você não curte treinar sozinha, pode chamar uma amiga e treinarem juntas. 😉 E se ela não curte malhar, como os exercícios são diversificados, eles conquistam até aqueles que não se identificam com atividade física. Uma boa oportunidade pra sair do sedentarismo. Se você curte malhar, o treino funcional é uma forma de variar e sair da monotonia da musculação.

Em um treino funcional com a duração de 45 minutos é possível gastar até 800 calorias e dá para trabalhar os músculos de membros inferiores, superiores, abdominais e posturais! 😉 Tentador, não?

Segundo Saturno de Souza, diretor técnico da Bio Ritmo Academia, qualquer pessoa que não tenha lesões está apta para incluir o treino funcional em sua rotina. Ele explica que o indicado é praticar de duas a três vezes por semana para que não ocorra a chamada síndrome do overtraining, quando o atleta faz mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar.

“Além disso, no treino funcional coletivo, que é oferecido para grupos de até 16 pessoas, o indivíduo tem ganho cardiovascular, uma vez que ele não tem pausa entre as estações trabalhadas, ou seja, o único intervalo é na troca entre as estações do circuito. Dependendo do objetivo da pessoa ela pode ganhar massa muscular ou perder peso. Quem quer ganhar massa tem que fazer uma alimentação voltada para isso, já para aquele que deseja perder peso e reduzir medidas o indicado é seguir uma dieta restrita, mas em ambos os casos o indicado é consultar o nutricionista”, explica o Saturno de Souza.

O grande diferencial do funcional é o dinamismo do treino e exploração de aparelhos e equipamentos que fogem aos tradicionais de musculação. Na Bio Ritmo, por exemplo, o aluno pode contar com o saco de areia para movimentos de boxe, corda naval, TRX (alças para treino em suspensão), kettlebell (bola de ferro fundido com uma alça), rolinho para abdominal, bosu (espécie de bola cortada ao meio), medicine ball (bola com peso), rubber band (elástico de resistência), monkey bar (espécie de barra fixa), além da barra olímpica para remada e a parede com pegada para escalada.

Algumas unidades Bio Ritmo dispõem com exclusividade do Synergy, estrutura metálica montada na área de musculação que permite a realização de exercícios com diferentes tipos de acessórios envolvidos. Em outras unidades da rede, as aulas acontecem dentro de uma sala de ginástica adaptada para este tipo de atividade.

Tá esperando o que pra começar? 😉 Vambora pro treino funcional!

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