bioritmo-boxeAula de boxe na academia Bio Ritmo (Crédito da foto: Rodrigo Oliba)

Faz tempo que o boxe deixou de ser uma atividade exclusiva dos homens, né? Já comentei aqui no blog (neste post) que, antes de começar a correr, pratiquei boxe (e depois kickboxing) por quase dois anos e cada vez mais vejo mulheres treinando as mais diversas modalidades de luta, seja para condicionamento físico, modelar a silhueta, emagrecer ou mesmo pelo esporte!

Nossa, e como eu amava as aulas de boxe! Não vou mentir: levei uns golpes sim (de levinho, rs), mas tudo era compensado pela descarga maravilhosa de energia que é encher o saco de porrada! Hahahahaha… 😉 Por mais estressada que eu chegasse, sempre saía leve. Não à toa, as aulas de boxe encheram meus olhos logo que começamos a parceria com a Bio Ritmo.

Na minha opinião, não existe remédio melhor para aqueles dias de TPM level hard. Sabe quando você está sentindo aquela “fúria assassina”? Então! Vai para o boxe que passa! Hahahahaha… 😛

As aulas exigem agilidade e reflexo, pois você passa boa parte do treino saltitando na ponta dos pés enquanto se esquiva dos golpes do adversário (imaginário ou não! rs). Além de melhorar o condicionamento e a disposição, a modalidade ajuda a fortalecer braços, ombros, costas, abdômen e panturrilhas.

Mas se engana quem pensa que o boxe pode deixar o corpo mais masculino, com braços muito fortes. Segundo Letícia Klimas, professora da Bio Ritmo, isso é mito! “Esse tipo de treino não faz os músculos crescerem, pelo contrário, aula de luta é ideal para eliminar a gordura corporal e reduzir medidas. O exercício tem como principal finalidade definir o corpo”, explica.

Para aquelas que ainda não se convenceram a pelo menos experimentar, veja aqui seis motivos que a Letícia listou para as mulheres praticarem boxe:

  1. Extermina as gordurinhas possibilitando a queima de até 500 calorias em uma hora de aula.
  2. Melhora a resistência muscular e define pernas, braços e panturrilhas.
  3. Afina a cintura, pois os movimentos trabalham muito o abdômen.
  4. Fortalece a musculatura lombar.
  5. Estimula a coordenação motora e a agilidade.
  6. Alivia o estresse.

Eu ainda incluiria nessa lista uma sensação muito boa de “eu posso”. Sim, quando você acerta aquele golpe encaixadinho (no saco ou na manopla, não precisa ser na cara de alguém, tá? rs), se sente mais forte e mais poderosa!

Ah, e uma dica: tome cuidado com seus joelhos e tornozelos enquanto saltita ou em exercícios de contato para evitar lesões/torções. Eu sempre pratiquei de forma mais “recreativa” e nunca me machuquei, mas acontece e é melhor prevenir. Se o seu foco neste momento é a corrida, converse com seu professor para ele adequar seu treino no boxe conforme seus objetivos.

E você, pratica ou já praticou alguma luta? Qual? Conta para mim nos comentários! 😉

post_parceiros_BR_2015

  1. karina disse:

    Já fiz algumas aulas de boxe. Eu também adorava ficar socando o saco!! Muito bom mesmo!!!

Deixe o seu comentário!