Olá, mulherada!

Mês de outubro é mês de conscientização quanto ao câncer de mama, mês de outubro rosa. E trazemos diversas informações importantes para nos prevenirmos e cuidarmos da nossa saúde.

É sabido e notório que o excesso de peso e a obesidade prejudicam a saúde, já que doenças como diabetes, hipertensão arterial e doenças do coração como infarto do miocárdio podem surgir quando o ponteiro da balança sobe. Além destas doenças, a obesidade também tem impacto sobre o risco de desenvolvimento do câncer de mama, principalmente na pós-menopausa, quando as mulheres param de menstruar.

Na pós-menopausa, a gordura corporal é a principal fonte de hormônio feminino, o estrogênio. Quando há sobrepeso e obesidade, ocorre excesso na produção de estrogênio e este age diretamente nas mamas, o que pode ocasionar a multiplicação de células mamárias e induzir o desenvolvimento de câncer. O excesso de peso e a obesidade também podem provocar um estado de resistência à insulina e, consequentemente, diabetes, que é um fator que tem sido associado ao aumento do risco de câncer de mama.

Então, se a mulher estiver com sobrepeso ou obesidade, há maior chance de ela desenvolver câncer de mama. Em números, o que isso significa? Um risco de 1,5 a 2 vezes maior de desenvolvimento de câncer em comparação com as mulheres com  IMC normal. O benefício no emagrecimento e na prática regular de atividade física é a redução desse risco em 10% a 30%! Você não acha que vale a pena investir em uma vida mais saudável?

A corrida é um esporte que pode ser praticado ao ar livre, por praticamente todas as pessoas, não necessita de matrícula em uma academia, não apresenta um custo elevado – visto que você vai precisar de um bom par de tênis e roupas apropriadas ao exercício – e ainda tem um gasto calórico eficiente. 😉

Você pode iniciar com caminhadas diárias ou outro exercício de sua escolha: dança, natação, hidroginástica, luta… o que você preferir. É sempre importante lembrar que, antes de praticar qualquer atividade física, você deve consultar o seu médico e seguir todas as orientações!

Cuide da sua saúde, com alimentação balanceada, sono adequado, exercícios físicos, pois além dos benefícios de prevenir o câncer, também vai aumentar sua sensação de bem-estar e felicidade!

 

Ana Beatriz Matos é médica mastologista, ginecologista e obstetra. É titulada nas especialidades de ginecologia e obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e em mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Realizou também curso de aperfeiçoamento em Cirurgia Oncoplástica e Reconstrutora Mamária da Sociedade Brasileira de Mastologia. Atualmente, atende em consultório de ginecologia e mastologia na clínica Integrata – Centro de Referência em Saúde, em Perdizes. Atua também como médica assistente e preceptora da residência de mastologia do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e integra o corpo clínico do serviço de imaginologia mamária do laboratório Salomão e Zoppi. CRM 141-427 SP – Especialidades: Ginecologia e Obstetricia – RQE nº 61182 e Mastologia – RQE nº 61181.

 

Deixe o seu comentário!