0
  • No products in the cart.
Dicas

Como escolher o tênis de corrida

Sair para correr é fácil, colocamos um tênis e pronto! Mas uma das escolhas mais importantes que temos como corredoras é qual tênis de corrida escolher, pois ele que vai garantir nosso conforto e que nossos pés não sofram.

zapatillas-eleccion

Mas como escolher?

Alguns pontos são importantes na hora de comprar, reuni abaixo alguns itens básicos que ajudam na escolha do modelo mais adequado.

1 – Qual o seu objetivo?

Uma das primeiras coisas para se pensar quando vai comprar um tênis, é: qual o meu objetivo? porque eu corro? 

  • Para diversão ou exercício (na academia por exemplo): o tênis terá um uso mínimo;
  • Aumentar velocidade: o tênis precisa ser adequado para aguentar o desgaste;
  • Aumentar distância: o tênis precisa ser resistente e confortável;
  • Triathton / treino para maratona: tênis versátil;

Sabendo seu objetivo fica mais fácil escolher um tênis que seja adequado ao seu orçamento e tipo de atividade.

2 – Tipo de pisada

Já falamos aqui sobre os tipos de pisadas e ela é super significativa na hora de escolher o seu tênis. Basicamente existem 3 tipos: pronada, neutra e supinada

pisadaRelembrando rapidamente…

Pronada: A pisada é para dentro. Alguns modelos indicados: Asics Gel KayanoMizuno Wave Nirvana.

Neutra: É a pisada normal. Alguns modelos indicados: Mizuno Wave CreationNike PegasusAsics GT 2160.

Supinada: É a pisada que a maior parte do apoio se concentra na borda externa do pé. Alguns modelos indicados: Asics Gel-NimbusNike Vomero.

Para saber mais sobre seu tipo de pisada, veja o nosso post.

3 – Aonde você vai correr?
É importante pensar qual o tipo de solo em que você vai correr, aqui em São Paulo, corremos essencialmente nas ruas ou parques, mas também podemos correr em trilhas e outros tipos de asfaltos.

Os tênis para corrida de rua são adequados para superfícies com poucas irregularidades, são leves, flexíveis e tem amortecimento e estabilização da pisada, já os tênis adequados para trilhas são preparados para aguentar solos bem irregulares e são fortificados para oferecer estabilidade e proteger os pés.

4 – Onde comprar?

Se for o seu primeiro tênis e você não conhecer muito, o ideal é ir em alguma loja especializada (World Tenis, Velocitá, Mundo Corrida, por exemplo).

É super importante explicar para o vendedor seu objetivo e também experimentar o tênis, dar uma corridinha e ver como ele fica no seu pé.

Lembre-se de não deixar o tênis super justo, pois durante a corrida seu pé aumenta de tamanho, é bom comprar um número maior do que usa normalmente. Outra dica é experimentar o tênis com a meia que você utiliza para correr, assim você sabe exatamente como se acomoda ao pé.

5 – Pesquisar

Sim, pesquise bastante! Modelos não faltam para todos os tipos de pisada, atividade e intensidade. Não compre o tênis mais caro, só porque ele é ultrapower e também não o mais barato e sim o mais adequado para o que você vai fazer e para o seu bolso também.

E vamos correr!! 🙂

 

Aline Machado
A Li está se reencontrando na corrida depois que teve suas filhas, a Alice e Melissa. Em 2018, quer alcançar vôos maiores fazendo sua segunda meia maratona no Rio de Janeiro.

8 Comentários

Deixe uma resposta