Sair para correr é fácil, colocamos um tênis e pronto! Mas uma das escolhas mais importantes que temos como corredoras é qual tênis de corrida escolher, pois ele que vai garantir nosso conforto e que nossos pés não sofram.

zapatillas-eleccion

Mas como escolher?

Alguns pontos são importantes na hora de comprar, reuni abaixo alguns itens básicos que ajudam na escolha do modelo mais adequado.

1 – Qual o seu objetivo?

Uma das primeiras coisas para se pensar quando vai comprar um tênis, é: qual o meu objetivo? porque eu corro? 

  • Para diversão ou exercício (na academia por exemplo): o tênis terá um uso mínimo;
  • Aumentar velocidade: o tênis precisa ser adequado para aguentar o desgaste;
  • Aumentar distância: o tênis precisa ser resistente e confortável;
  • Triathton / treino para maratona: tênis versátil;

Sabendo seu objetivo fica mais fácil escolher um tênis que seja adequado ao seu orçamento e tipo de atividade.

2 – Tipo de pisada

Já falamos aqui sobre os tipos de pisadas e ela é super significativa na hora de escolher o seu tênis. Basicamente existem 3 tipos: pronada, neutra e supinada

pisadaRelembrando rapidamente…

Pronada: A pisada é para dentro. Alguns modelos indicados: Asics Gel KayanoMizuno Wave Nirvana.

Neutra: É a pisada normal. Alguns modelos indicados: Mizuno Wave CreationNike PegasusAsics GT 2160.

Supinada: É a pisada que a maior parte do apoio se concentra na borda externa do pé. Alguns modelos indicados: Asics Gel-NimbusNike Vomero.

Para saber mais sobre seu tipo de pisada, veja o nosso post.

3 – Aonde você vai correr?
É importante pensar qual o tipo de solo em que você vai correr, aqui em São Paulo, corremos essencialmente nas ruas ou parques, mas também podemos correr em trilhas e outros tipos de asfaltos.

Os tênis para corrida de rua são adequados para superfícies com poucas irregularidades, são leves, flexíveis e tem amortecimento e estabilização da pisada, já os tênis adequados para trilhas são preparados para aguentar solos bem irregulares e são fortificados para oferecer estabilidade e proteger os pés.

4 – Onde comprar?

Se for o seu primeiro tênis e você não conhecer muito, o ideal é ir em alguma loja especializada (World Tenis, Velocitá, Mundo Corrida, por exemplo).

É super importante explicar para o vendedor seu objetivo e também experimentar o tênis, dar uma corridinha e ver como ele fica no seu pé.

Lembre-se de não deixar o tênis super justo, pois durante a corrida seu pé aumenta de tamanho, é bom comprar um número maior do que usa normalmente. Outra dica é experimentar o tênis com a meia que você utiliza para correr, assim você sabe exatamente como se acomoda ao pé.

5 – Pesquisar

Sim, pesquise bastante! Modelos não faltam para todos os tipos de pisada, atividade e intensidade. Não compre o tênis mais caro, só porque ele é ultrapower e também não o mais barato e sim o mais adequado para o que você vai fazer e para o seu bolso também.

E vamos correr!! 🙂

 

  1. Gabrielle disse:

    Ótimas dicas! Já anotei e amanhã vou escolher o tênis certo no shopping.

  2. Isa Carvalho disse:

    Meu Mizuno Wave Creation 11 tá detonadíssimo, isso porque eu faço só caminhada, mas tenho ele há uns 3 ou 4 anos e já ta na hora de trocar.
    To namorando o Creation 14, que é incrivelmente leve e confortável, mas sóóóó pro ano que vem 🙁

  3. Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

    Ótimas dicas, Li!
    Uma loja que tb gosto de comprar é a Centauro (JK SP). Qdo estava em dúvida se levaria um Nimbus ou o Wave, o vendedor me deixou testar até dizer chega kkkkkkkkk
    Acabei levando o Nimbus e não me arrependi! Tenho pisada supinada e o problema do joelho praticamente sumiu (antes usava o Nike Lunar). O único problema são as dores na tíbia/tarso que já não tem muita relação com o tênis.

    Beijo!

  4. Jessica disse:

    Olá! Adorei o blog de vcs! super dicas para quem está começando a correr ou já está nessa faz tempo! hehehe
    Por favor vcs poderiam esclarecer uma dúvida relacionada a este post? No tópico: tipos de pisada, vcs colocaram o Gel Nimbus da Asics como modelo indicado para pisada Supinada, mas eu fiz um test em uma loja aqui em Campinas (Miami Store) e eles indicam esse tipo de tênis para pisada neutra, fiquei confusa agora…..tanto que a minha pisada é neutra com tendencia a pronada e por indicação comprei o gel nimbus 🙁 quer dizer que não é adequado para minha pisada?!

    Abraços!

  5. zayra disse:

    Olá, gostei muito das dicas e orientações dadas. Não imaginava que o meu tipo de pisada influenciaria no modelo do tênis. Valeu.
    Vou seguir suas orientações.

    Abraços

Deixe o seu comentário!