Já falamos por aqui sobre os tecidos e modelos mais indicados para suas roupas de correr, mas ainda não conversamos sobre uma coisa tão  básica e importante: a calcinha.

ana-calcinha-interrogacao

Você já parou para pensar que, se existem tecidos de bermudas e camisetas que são mais indicados para a prática de esportes, também deve ter para as roupas íntimas? Pois é. A gente ainda não tinha pensado nisso, então fomos pesquisar um pouco mais.

O tecido

Prefira as calcinhas de algodão ou poliamida. Enquanto o algodão tem muitos poros e ajuda à atenuar o aquecimento da área, a poliamida absorve melhor o suor, mas aumenta a temperatura da área, podendo causar maior proliferação de microorganismos. Fuja das calcinhas de lycra, já que ele é um tecido sintético sem poros para extenuar o suor.

Caso você seja uma pessoa sensível e alérgica, também é recomendável evitar calcinhas coloridas, independentemente do tecido. A combinação do suor com a tinta usada para colorir o tecido pode causar alergia.

O modelo

ana-calcinha-algodao-poliamida

Aqui na equipe do blog tivemos uma boa discussão sobre os modelos favoritos. Eu prefiro aquelas maiorzinhas, com a lateral maior. Tem gente que prefere as menores, com tirinhas laterais. Outras, preferem aquelas sem costura. A única preocupação geral é quanto ao modelo marcar ou não depois de colocarmos a calça ou bermuda.

Dei uma boa pesquisada e, sinceramente, acho que o modelo vai muito de gosto pessoal. Tem muito modelo, todo mundo tem uma preferência e se adapta de um jeito. Em alguns sites específicos de corrida, o eleito normalmente é o maiorizinho, com laterais mais largas (coincidentemente, o que prefiro também), por não apertar a lateral do corpo, acomodar melhor a gordura do corpo e permanecer mais facilmente no lugar.

Já li em alguns lugares que as calcinhas com fiozinho na lateral (ajustável ou não), ajudam à “moldar” os maledetos pneuzinhos laterais, bem como as calças jeans de cós baixo. Lenda ou não, evito usá-las já que não sou magra e em mim elas causam esse efeito instantaneamente. Haha. Por isso nem penso nelas na hora de correr.

Caso você tenha dúvidas sobre os modelos que melhor se ajustam ao seu biotipo, aqui tem uma matéria legal sobre o básico. Mas a verdade é que esse é o tipo de coisa que a gente só descobre na tentativa e erro. Muitas vezes um modelo recomendado para o seu biotipo pode não ficar legal ou confortável em você e um que seria para alguém com um corpo completamente diferente do seu, ficar perfeito.

Linhas especiais

Existem linhas especiais para a prática de esporte, é só testar.

ana-calcinhas-lupo

No Brasil, encontramos uma: a linha Térmica I-MAX da Lupo. É sem costura (para diminuir os pontos de fricção), com diferentes níveis de compressão (para melhorar o contrapeso do músculo e a postura corporal) e ventilação nas zonas críticas de suor. Fiquei bem curiosa sobre essa linha, que também tem top, camiseta e legging. Aqui na lingerie.com.br está em promoção, bem tentador. 🙂

ana-calcinhas-under

O site Under Armour também tem linha específica para os esportes. A linha tem corte à laser (mais confortável e com menos probabilidade de marcar), tecido leve e tratamento anti-micróbios. O legal é que tem modelo para todos os gostos: a básica (com laterais maiorzinhas), o shortinho e a cavada. O site é gringo, mas entrega no Brasil (e até dá o valor já em real).

Semana passada a Gabriela Pugliese deu a dica das calcinhas da Jogê, das linhas Cotton Milk e Vegetal. Elas não são apresentadas no site da marca como próprias para a prática de esportes, mas a Gabi usou e recomenda.

E então?

Resumindo: priorize o uso das calcinhas de algodão ou poliamida, mas escolha o modelo que você acha mais confortável. Ficar se preocupando se a calcinha está marcando ou “mordendo” enquanto corre não dá.

E não se esqueça: o ideal é trocar de calcinha o mais rápido possível depois de suar tanto. 😉

Fontes: Runner’s World Brasil, Prevention, Runner’s World e Hering.

  1. Bru Rieper disse:

    Adorei o post, super completo…Já tô louca pra comprar calcinhas especificas pra treinar.
    Beijo

  2. Bárbara Ladeia disse:

    Comprando tudo agora!!!
    SUPER obrigada pelo post fantástico!

  3. Adorei o post, Carô! Já tô doida pra comprar essas calcinhas especiais, porém, o momento não é propí$$io, hehehe.

    • Ana Carolina L. do Amaral Ana Carolina L. do Amaral disse:

      Fiquei doida pra comprar tb, Apocs! Mas, né? Deus da Economia não liberou ainda. haha

  4. Mari Frioli Mari Frioli disse:

    Adorei o post! 😀 Tbm fiquei doida pra comprar as calcinhas da Lupo. 🙂

  5. Ju Ferrer Ju Ferrer disse:

    Fiquei com vontade de comprar a tamanho médio da under armour, achei linda e parece super confortável. Mas ainda to na dúvida se não marca na legging (só acredito vendo, hahahaha).

    Beijocas

  6. Ju Ferrer Ju Ferrer disse:

    Complementando…li novamente o post e du-vi-do que essa linha Térmica I-MAX da Lupo não marque a legging. Ela parece ser bem grossinha nos acabamentos. Será? Será?

    Beijocas

    • Ana disse:

      Tb achei q parece grossinha, Ju. :/

      • Mari Mari disse:

        Comprei a calcinha e ela é bem grossinha e marca um pouco na legging. 😛 Ela é super confortável, mas é bem “calçola” como diz a bisa da Anni, kkk. Lembrou as calcinhas que eu usava na gravidez, pra ajudar a segurar o barrigão. 😛 Nota dez pro conforto, nota cinco pro tamanho, bom pra botar a barriguinha no lugar, mas marca muito na lateral. 😀

  7. Anni Varanda Anni Varanda disse:

    Amay o post Ana, como dizia minha bisá, a “Calçola” faz toda a diferença no nosso dia a dia… Pra malhar então, nem se fala. Eu já tenho separada, as calcinhas do dia de academia. Tenho umas que comprei na Marisa e acho bem confortável pra malhar. Mas fiquei doida por algumas dessas especificas para prática de esporte… Novamente, acho que você arrasou no post =)

    Beijo!

  8. Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

    Post DEZ!
    Super curti nossas confabulações via email, rendeu bem hahahahahaha
    Tomo cuidado de correr com calcinhas de algodão por causa da absorção de suor e tb por ser uma forma de me proteger, já que como você mesma disse, pode causar proliferação de microorganismos. Ninguém quer isso né?
    Vou prestar mais atenção ao tamanho, pois esses modelos bikini e tanga deformam o corpo!
    Tb fquei doida por esses modelos próprios para praticar esportes!!! Ai Deus da economia…

  9. Renata disse:

    Olá meninas, conheci o blog alguns dias atras e estou gostando muito!
    Eu gosto das calcinhas da marca Scala. São cortadas a laser. Não consigo usar outras…

  10. Márcia disse:

    Olha…estas da Lupo são boas.
    Comprei uma com corte de laser e tals e foi em torno de 30 dilmas…Mas achei uma loja chamada outlet da lingerie que vende as mesmas com corte a laser a 10 realidades..muitoooo mais barato e a mesma qualidade. Fiquei feliz com achado e comprei umas 5 de vez.
    Bjs

Deixe o seu comentário!